[Resolvido]problema com partição de recuperação do windows

sofismasofisma maxwell
editado junho 2013 em Sistema
Olá a todos!
Senhores, tenho um problema no mínimo curioso. Adquiri um notebook Asus modelo K45VM, 8GB, 1TB e i7. O mesmo veio com o Windows 8, que usei um tempo até sair a nova versão do Linux Mint. Decidido a fazer a troca, procedi conforme manda o figurino, setup, aba boot e depois de lutar para entender a liberação do boot consegui configurar. Iniciado o sistema pelo pendrive, procedi a instalação normal. Reinicio o note e... tela de setup de novo. Procurando na interwebs, descobri que a inicialização não acontecia por um problema no grub, o qual resolvi com uma dica de um fórum que nunca mais consegui encontrar. Dando sequencia, notei que meu hd, embora não particionado na instalação me mostrava dois sistemas de arquivo, um para o LM, que continha o exato espaço de instalação do Mint e uma outra bem maior. Executei o gparted e descobri se tratar de uma partiçao ext4, mas, somando os espaços das partições do Mint mais o espaço dessa outra não dava a totalidade. A diferença era de mais ou menos 29GB. Analisando melhor o gparted e procurando na net, descobri ser uma partição oculta de revovery do windows 8. Já tentei formatar o hd através do terminal, um live cd do Mint e de outras ferramentas mas sempre que retorno ao gparted está lá uma pequena porção do HD ocupado com espaço FAT32, o espaço de disco ocupado pelo LM e o restante que não ocupa a totalidade do HD. Peço a ajuda de vocês para saber o que fazer. Estou pensando em utilizar uma ferramenta de zero fill do hd fara eliminar essa partição oculta. O qeu acham?

Comentários

• editado junho 2013
    Olá camaradas, boa noite a todos. Maxwell, dá para você postar o resultado do gparted para que o pessoal possa entender melhor o problema?

Abração,
    Tovarishch
  • sofismasofisma maxwell
    editado junho 2013
    Bom dia senhores!
    Desculpem a demora para postar alguma informação sobre o meu problema.
    Decidi utilizar uma distro também baseada em Ubuntu para tirar a dúvida. A distro em questão, Elementary Os Luna beta 0.2. Procedi a instalação sem particionar, ou seja, utilizando o disco inteiro. Mesmo problema apresentado com o Mint. Após, tentei particionando, criando as partições necessárias, nada!
    Ontem, depois de buscar muito, descobri um comando para dar zero fill no hd, procedimento que levou cerca de 4 horas por causa do tamanho do meu hd. Procedi novamente a instalação do Mint, que mostrou o mesmo erro. Também com o Elementary. Só consegui instalar o Ubuntu 13.04 e é o que continuarei usando até então.
    Ah, apenas lembrando que, antes de dar o zero fill, tentei instalar o ubuntu que, depois de instalado me reportou um erro de inicialização. Isso me fez procurar uma maneira de zerar o hd, pois no fórum que li, novos notebooks que vem com windows tem sofrido restrições para instalar outros sistemas.
    Apesar disso que relatei, alguém tem alguma opinião a me dar sobre o assunto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.