Configurar Teclado

DiogoFariaDiogoFaria Diogo
editado junho 2013 em Hardwares e Periféricos
Boa noite,

Sou novo por aqui então me desculpe por qualquer falha na alocagem deste tópico. =P

Tenho instalado no meu notebook o Linux 15 Olivia 64bits Cinnamon. Meu notebook é um Sony Vaio VGN-NS255J com layout de teclado USA internacional

Problema: A maldita cedilha, qnd aperto acento e depois o C ele vira um C acentuado e não uma cedilha.
Exemplo: ć <- ela sai assim.

Como resolvo isso? Reparei tb q ao digitar em inglês palavras que usam o apostrofe saem assim: Itś

Ao invés de sair como: It's (tem q dar espaćo - olha ai! - depois do acento).

Desde já agradećo (de novo -_-').

Eu uso o Mint em inglês mesmo. Por q qnd tentei instalar em pt-br tinham janelas que estavam em pt-br e outras ficavam em inglês ai optei por uma coisa só já q não tenho dificuldade com a língua inglesa.

Se faltou alguma informaćão (aff) só falar q eu complemento aqui.

Obrigado!

Comentários

• editado junho 2013
    Cora Diego primeiramente seja bem vindo ao Linux Mint Brasil. Quando poder da uma lida nas nossas [url=http://www.linuxmint.com.br/recomendacoes]Recomendações[/url].

Em relação ao seu problema.
    [quote]
    Diogo wrote:
    Boa noite,

Sou novo por aqui então me desculpe por qualquer falha na alocagem deste tópico. =P

Tenho instalado no meu notebook o Linux 15 Olivia 64bits Cinnamon. Meu notebook é um Sony Vaio VGN-NS255J com layout de teclado USA internacional

Problema: A maldita cedilha, qnd aperto acento e depois o C ele vira um C acentuado e não uma cedilha.
    Exemplo: ć <- ela sai assim.

Como resolvo isso? Reparei tb q ao digitar em inglês palavras que usam o apostrofe saem assim: Itś

Ao invés de sair como: It's (tem q dar espaćo - olha ai! - depois do acento).

Desde já agradećo (de novo -_-').

Eu uso o Mint em inglês mesmo. Por q qnd tentei instalar em pt-br tinham janelas que estavam em pt-br e outras ficavam em inglês ai optei por uma coisa só já q não tenho dificuldade com a língua inglesa.

Se faltou alguma informaćão (aff) só falar q eu complemento aqui.

Obrigado![/quote] Como você preferiu manter a linguagem original do sistema ( inglês ) o teclado ficou em inglês também.

Mas você pode tentar instalar o teclado Português BR para fazer isso entre nas Configurações do Sistema ( System Settings ) >>> Regional Settings >>> Layouts.

Ai vai está as configurações do teclado instalado, repare que deve está o ( inglês ). La em baixo te um sinal de [b]mais[/b] clique nele e procura por [b]Português Brasil[/b].

Em [b]Preview [/b] você poderá verifica como seu teclado ficará, si tiver de acordo com o padrão Brasileiro é só clicar em [b]adicionar [/b].

Depois reinicia seu sistema e verifica si resolveu sue problema.

Ate mais...
  • editado novembro 2013
    Bom, pessoal, achei o mais apropriado colocar a minha dúvida neste tópico.

O meu teclado é o do laptop acer Aspire 5750Z-4605, como na imagem:
    [img width=300]http://imageshack.com/a/img607/3945/7loh.jpg[/img]

A imagem não está tão boa, mas foi o que consegui...

Eu a editei, incluindo alguns textos...
    Os textos em azul, acima das teclas Home, End, Pg Up e Pg Dn, enfatizam como elas estão se comportando.
    E o que eu gostaria de fazer era tornar o comportamento como no teclado...

As teclas Mais brilho e Menos brilho, identificadas nos textos em vermelho, não funcionam.
    Mas acredito que se alguém me indicar como configuro o comportamento das teclas Home e etc, como também a combinação da tecla Fn com outras, poderei torná-las ativas...

O teclado funciona muito bem com exceção das teclas mencionadas...

A configuração que estou utilizando é:
    XKBMODEL="pc105"
    XKBLAYOUT="br"
    XKBVARIANT=""
    XKBOPTIONS=""
  • editado novembro 2014
    Fala ae Creto blz?
    A sua dica foi boa, pois estou com o mesmo problema, mas no console-setup o terminal questiona sobre varias configuracoes que nao sei ao certo o que escolher.

Meu teclado e Brasileiro e como pode ver nao consigo utilizar acentos. O "ç" vem na boa, mas acentos como o "~" e "^' ficam antes das palavras. Ex: maç~a, jacar´e e etc.

Ja utilizei o app do painel e selecionei o layout exato do teclado, mas por algum motivo nao funciona.

Obrigado `a voc^e e a quem mais puder ajudar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.