[Resolvido] Lentidão no mint 15 demais

lwmintlwmint Luiz
Bom dia,

Caros amigos,

Recentemente instalei no meu noute o mint 15 e desde que instalei o mesmo tenho tido problemas em questão de performasse, demora para inicializar após o processo de criptografia, muita demora após o login fica em tela preta mais o menos 1 minuto ate entrar no sistema. quando abro certos programas como gerenciador do synaptc demora abrir....

Como procedo referente a isto, não quero ter que fazer a instalação novamente pois configurei varias coias que necessito para meu diia a dia....

obrigado.

Comentários

• editado junho 2013
    O processo de criptografia de fato diminui um pouco a performance do sistema, porém não tanto quanto você afirma estar ocorrendo agora.

Sendo assim, nos dê mais informações sobre o a versão (13, 14, 15, ...) e o ambiente de trabalho (MATE, Cinnamon, KDE, ...) de seu Mint.

Além disso, detalhe-nos hardware de sua máquina. Para isso, basta abrir o terminal e digitar oscomandos abaixo. Em seguida, copie e cole aqui no tópico tudo que aparecer na tela.
    [code]sudo lshw -short[/code]
  • editado junho 2013
    Acredito que o problema se deva a algum problema no driver gráfico.

Você já instalou o driver proprietário para a sua placa de vídeo Radeon?
  • lwmintlwmint Luiz
    editado junho 2013
    Olá,
    tentei instalar o driver e não consegui. fiz o download do site da amd, rodei o arquivo.run e no momento da instalação apareceu uma mensagem dizendo que faltava drivers para dar continuidade na instalação, ai entrei no log e diz o seguite...Check if system has the tools required for installation.
    fglrx installation requires that the system have kernel headers. /lib/modules/3.8.0-25-generic/build/include/linux/version.h cannot be found on this system.
    One or more tools required for installation cannot be found on the system. Install the required tools before installing the fglrx driver.
    Optionally, run the installer with --force option to install without the tools.
    Forcing install will disable AMD hardware acceleration and may make your system unstable. Not recommended. como proceder com isto ?
  • editado junho 2013
    Veja se o procedimento indicado no link abaixo resolve:
    [url=http://recantodotux.blogspot.com.br/2013/04/tutorial-instalacao-dos-drivers-amd.html]http://recantodotux.blogspot.com.br/2013/04/tutorial-instalacao-dos-drivers-amd.html[/url]
  • lwmintlwmint Luiz
    editado julho 2013
    Buenas pessoal.

Vou fazer uma reclamação aqui, o usuário Hugo ate estava tentando me ajudar mas infelizmente não funcionou... minha reclamação é de que ainda estou com problemas no mint 15 cinamon, continua lento para iniciar e em algumas tarefas, já fiz e refiz a instalação umas 5 vezes e nada muda. tive que reinstalar o win 8 para poder trabalhar pois no mint 15 cinamon esta difícil. outro detalhe e o seguinte em questão do drive da placa de vídeo eu baixei do próprio site da AMD mas para Linux só tem o legado, então o gráfico fica uma droga e não resolve o problema da lentidão. um detalhe que apareceu em algumas vezes que reinstalei o sistema, após o termino da instalação o pc não reinicia fica parado em uma tela preta com um espaço em branco contento algumas informação, inclusive dizendo que não é possível desligar ou reiniciar o pc ai tenho que fazer no dedão mesmo....gostaria muito que alguém pode-se me auxiliar ou me ajudar nisto, pois migrei do ubuntu para o mint pq foi me dado ótimas referencia mas ate o momento esta deixando a desejar, se realmente não houver solução voltarei para ubuntu... obrigado e desculpa por algum comentário indevido...
  • editado julho 2013
    Companheiro,

Antes de tudo, gostaria de lembrar-lhe que esse é um Fórum gratuito, onde todos, assim como eu, disponibilizam o seu tempo e esforço sem receber qualquer contrapartida (a exceção do prazer de compartilhar conhecimentos e ajudar o próximo). Veja o que diz a nossa Regra 15, a qual reproduzo mais abaixo:
    [i]15. Este fórum não é obrigado a responder a pergunta do usuário, pois esse é um Fórum gratuito de debate e não um Suporte Técnico pago de GNU/Linux. Quando você postar a sua pergunta, aguarde pacientemente a sua resposta. Lembre-se, ninguém é obrigado a lhe responder.[/i]

Ressalto que eu não [b]estava[/b] tentando ajudá-lo, pois [b]continuo[/b] ajudando-lhe. Jamais paro um suporte no meio do caminho, a não ser que se esgotem os meus conhecimentos sobre o problema e ainda assim a solução não seja encontrada. Entretanto, caso isso ocorra, faço questão de deixar tal fato bastante claro, até para que outros companheiros com mais conhecimento na área abordada também possam contribuir.

Peço-lhe que sempre nos dê o máximo de informações possíveis, pois não estamos aí do seu lado para termos acesso a todas as possíveis causas do problema. Cada informação a mais é essencial para encontrarmos a solução.

Veja que o Mint é um sistema operacional fantástico e não à tôa tem chamado tanta atenção da mídia especializada, além de ocupar o primeiro lugar do distrowatch já há alguns anos. Entretanto, contratempos podem vir a ocorrer, como em qualquer outro software para PCs. O problema pode ser realmente devido ao Mint, pode ser devido ao hardware, como pode ser devido a falhas nos procedimentos executados pelo usuário. Precisamos testar todas as possibilidades antes de chegarmos a uma conclusão final sobre qual é, de fato, a causa do problema.

Dito isto, vamos nos concentrar nas causas mais prováveis de lentidão de seu Mint:

1) Você verificou a MD5SUM da ISO que utilizou para instalar o Mint? Já experimentou baixar uma nova ISO, testar a MD5SUM e então instalá-la através de outra mídia (outro DVD ou outro pendrive) para certificar-se que o problema não está aí?

2) Qual o procedimento que utilizou para instalar o driver proprietário da AMD? Siga o procedimento indicado no link abaixo e nos diga se resolve o problema:
    [url=http://www.diolinux.com.br/2012/10/driver-ati-para-linux.html]http://www.diolinux.com.br/2012/10/driver-ati-para-linux.html[/url]

Estamos no aguardo de seu feedback sobre os procedimentos acima.
  • editado julho 2013
    Companheiro,

Entendo sua preocupação em encontrar uma solução para o problema, porém peço-lhe que também entenda o nosso lado. Todos aqui estamos buscando sempre auxiliar os demais companheiros do Fórum, porém nem sempre a solução se dá num tempo tão rápido quanto gostaríamos.

Em relação ao seu vídeo, não vi nada muito diferente do que ocorre por aqui no meu sistema. O processo de boot está muito parecido com o que percebo ocorrer por aqui e é mais ou menos o mesmo tempo de boot que tenho visto em todas as versões do Mint. Para ficar mais rápido seria necessário realizar modificações no hardware, como a utilização de discos SDD, além de processos que acelerem o boot, como a hibernação.

Em relação a lentidão do sistema em processos como abertura de aplicativos, abertura do Synaptic, etc, teria como postar um outro vídeo que demonstrasse isso?

Existem alguns procedimentos que deixam o sistema mais rápido, os quais estão descritos no link abaixo. Teste-os com calma e veja se percebe uma melhoria legal no sistema:
    [url=http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html]Acelerando o seu sistema[/url]

Outra opção que também ajuda a deixar o sistema mais leve e rápido é desinstalar o [b]Zeitgeist[/b]. Para isso, abra o terminal e digite o comando abaixo:
    [code]sudo apt-get remove zeitgeist zeitgeist-core zeitgeist-datahub[/code]

Já no link abaixo, há um procedimento para deixar a abertura do Libreoffice mais ágil:
    [url=http://sistemaoperacionalinux.blogspot.com.br/2013/04/como-fazer-o-libre-office-abrir-mais.html]http://sistemaoperacionalinux.blogspot.com.br/2013/04/como-fazer-o-libre-office-abrir-mais.html[/url]

Por fim, você também pode instalar uma outra versão do Mint mais leve, como por exemplo o Mint Xfce. Essa versão é sem dúvida alguma a mais rápida dentre todas aquelas que são distribuídas de forma nativa pelos devs da distro. Minha sugestão é que experimente o Mint 13 Xfce 64-bit e verifique isso aí ao vivo.

Teste as dicas acima e nos dê o feedback quanto ao resultado em seu sistema.

Abraço
  • editado julho 2013
    Disponha, companheiro.

Em relação ao boot é como disse antes, só mesmo trocando o HD por um disco SDD. É por esse motivo que os MACs e os Ultrabooks têm um tempo de inicialização tão rápido.

Caso o seu problema tenha sido de fato solucionado, favor adicionar um [b][Resolvido] [/b]ao título do tópico, editando seu primeiro post.

Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.