[Resolvido]gerenciador de atualizações com erro

editado agosto 2013 em Aplicativos
Boa Noite Amigos:
Tenho o Mint Maya XFCE instaldo; Recentemente fui atualizar o sistema, e o gerenciador de atualizações não atualizou, aparecendo a seguinte mensagem:
E: Erro de escrita - write (28: Não há espaço disponível no dispositivo)
E: Não foi possível fazer "mmap" de um arquivo vazio
E: Falhou ao truncar arquivo - ftruncate (9: Descritor de arquivo inválido)
E: A lista de pacotes ou o arquivo de estado não puderam ser analisados ou abertos.
E: _cache->open() failed, please report.

E: Não foi possível obter trava /var/lib/apt/lists/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Incapaz de obter o lock do diretório de listas
Obs.; Já pesquisei no forum e não encontrei a solução p/ meu problema. Alguém teria alguma sugestão???

PS.: Pelo terminal, tb dá a mesma mensagem.
O Gerenciador de Atualização não instala as atualizações.

Desde já, agradeço
wmnunes

Comentários

• editado agosto 2013
    Abra o terminal e cole esse comando aqui.

[b]sudo rm /var/lib/apt/lists/* ; sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/* ; sudo apt-get -f install ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade[/b]

Ver si resolve.

Ate mais...
  • editado agosto 2013
    by [email protected] on 10/08/2013 19:23:22

..Já deu erro logo na limpeza do kernel...
    ted@ted-desktop ~ $ dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d' | xargs sudo apt-get -y purge
    dpkg-query: aviso: analisando arquivo '/var/lib/dpkg/available' próximo à linha 7479 pacote 'clock':
    description faltando
    [sudo] password for ted:
    Lendo listas de pacotes... Erro!
    E: As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.
    ...continuando c/ o seguinte comando....outro err...
    ted@ted-desktop ~ $ sudo apt-get -f install ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get autoclean ; sudo apt-get autoremove
    E: As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.
    E: Erro de E/S ao gravar cache fonte
    ted@ted-desktop ~ $ tes... 71%
    último comando....
    o terminal trava...não vai...
    Espaço não é, pois deixei 30GB e nem tenho quase nada.
    Vou aguardar sua última avaliação e tô pensando em formatar e averiguar o uso prá ver se não é problema de hd ou coisa parecida...tô achando muito estranho dar tanto erro...agora tá dando erro até na inicialização; Uso Linux há algum tempo, não sou craque, mas nunca vi algo parecido; As atualizações sempre foram rápidas e agora tá demorando uma eternidade.

Me fala o que vc acha aí vou partir prá formatação.
    Vlw cara..
  • editado agosto 2013
    Mas aí, Francis eu não vou perder meus arquivos de configuração dos aplicativos???
    Olha só, agora, tenho alguns arquivos torrents baixando no Transmission e tb no Jdownloader; Não queria perdê-los, embora eu saiba que alguns vou perder, na formatação; Mas eu acredito que os arquivos de configuração eu não perco, não é mesmo?
    E depois, esse procedimento não é o equivalente a formatação???
    Pensei em aguardar um pouco mais enquanto não formato.
  • editado abril 2014
    Pra mim essa série de comandos foi muito importante, estou também no Linux Mint 13 Maya e não conseguia instalar alguns programas específicos como o Skype, Opera e Cairo-Dock, eu havia iniciado o download deles e acidentalmente fechei o Gerenciador de Aplicativos, outros programas instalavam normalmente só eles não, tentei gerenciar os pacotes da instalação mas num deu certo, e esses comandos permitiram que eu baixasse e instalasse normalmente os programas! Fica a dica caso alguém mais passe por algo semelhante!
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado abril 2014
    Apenas acrescentando informações a este tópico resolvido pelo modo Windows de ser hehehh (desculpa ai não aguentei)..., mas não estou ironizando, mas até me culpando por não ter estado no momento presente para dar lgumas informações sobre a falta de espaço no dispositivo, então lá vai:

Quando houver alguma linha do terminal informando que:

[b]E: Erro de escrita - write (28: Não há espaço disponível no dispositivo)[/b]

Ou algo parecido os mais eficientes comandos para possiveis analises são:

Começando pelo categórico

[code]sudo fdisk -l[/code]

Depois se ficarem duvidas de como esta a coisa, como usuário comum mesmo ( $ ):
    [code]df -h[/code]
    Espero que esta mensagem ainda seja útil de alguma forma futuramente.

[]'s
    Creto

T+
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.