Novo trojan ataca PCs com Linux e rouba informações bancárias

editado agosto 2013 em Café com Menta
[b]Brothers, boa noite a todos.[/b]

Achei esta matéria muito importante e gostaria de compartilhar com vocês.

[b]http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/novo-trojan-ataca-pcs-com-linux-e-rouba-informacoes-bancarias.html[/b]

Precisamos ficar espertos, pois os ataques da Linux estão aumentando. Não basta confiar na segurança do Linux, prudência nos acessos e antivírus são boas armas.

[b][i]Um abraço a todos e sucesso ao Linux Mint[/i].[/b]

Comentários

• editado agosto 2013
    Bem como a própria matéria diz;

[b]O malware ataca usuários através de navegadores comuns, como Google Chrome e Mozilla Firefox, e outros navegadores compatíveis com Linux.[/b]

As infecção são nos navegadores e não no sistema para evitar esse tipo de ataque é só evitar site suspeito e não sair clicando em tudo que ver pela frente.

Outra coisa e sempre bom manter o firewall ativado.

[b]sudo ufw enable====> Ativo[/b]

Ate mais...
  • editado agosto 2013
    Bem,

Em relação a transação bancárias, posso falar com certa autoridade porque trabalho há alguns anos num banco e já me deparei com alguns problemas quanto a isso.

O que posso lhes dizer é:

O sistema é bastante seguro 9porém não inviolável). Entretanto, todos os casos em que ocorreram problemas foi devido à falhas dos usuários e/ou falta de ferramentas de segurança (antivirus e firewall no Windows, pois nosso pinguim não precisa desse tipo de coisa).

Ainda assim, caso não comprovada a má-fé do cliente, o banco sempre restituía o valor devido (eu vi por várias vezes o gerente fazê⁻lo).

Em resumo: se você utiliza o PC com cuidado, só navegando por sites seguros, não baixando aplicativos suspeitos (sejam de sites desconhecidos ou via e-mail) e utilizando um sistema operacional atualizado e com ferramentas de segurança ativas, definitivamente não tem com o que se preocupar. Com as dicas acima, o seu sistema é praticamente inviolável, e mesmo que algum super hacker consiga algum êxito, certamente o banco irá restituir todo o valor desviado.

Utilizo Internet Banking e faço compras online há anos e nunca tive qualquer problema.

Obviamente, apesar de tudo o que disse anteriormente, a decisão final fica a cargo de cada um.

Abraço e fiquem com Deus.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.