Dungeons & Dragons Online - usando Wine
ruizuikeda
Ikeda
Olá galera, achei um post muito legal que ensina a instalar o incrível jogo DDO emulando com o Wine.
Segue abaixo:
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Inicialmente é necessário ter o Wine instalado no micro, opte por instalar a versão mais atualizada e estável. Você pode baixar no site:
http://www.winehq.org/
ou, para os usuários do Ubuntu através do comando:
$ sudo apt-get install wine
Após instalado o wine, será preciso ter a ferramenta Winetricks, que auxiliará o wine na instalação de aplicativos Microsoft dentro do wine que serão necessários para o funcionamento do jogo. As versões mais novas do wine já possuem este aplicativo no pacote de instalação. Para os usuários que possuem uma versão do wine sem o Winetricks, baixe o software em:
http://wiki.winehq.org/winetricks
Instale também o cabextract:
$ sudo apt-get install cabextract
Após feita a instalação do Winetricks, iremos configurar o wine através dele para que o jogo possa ser executado. Na linha de comando digite:
$ winetricks corefonts vcrun6
Este comando instala os pacotes corefonts, que contém as fontes padrão do Windows e o pacote vcrun6, que é o MS Visual C++. Logo após, execute:
$ winetricks d3dx9
O comando instalará o suporte ao directx 9 no wine. Em seguida precisaremos executar o comando:
$ winetricks win2k
O comando definirá a emulação do wine baseada no sistema Windows 2000 que é o necessário para que o jogo rode. Logo após, é necessário criar um arquivo .reg contendo as informações abaixo:
REGEDIT 4
[HKEY_CURRENT_USER\Software\Wine\Direct3D]
"DirectDrawRenderer"="OpenGL"
"Multisampling"="enabled"
"OffscreenRenderingMode"="backbuffer"
"RenderTargetLockMode"="disabled"
"UseGLSL"="disabled"
"VertexShaderMode"="hardware"
"VideoMemorySize"="###"
Em "VideoMemorySize", onde tem "###" informe a quantidade de memória de vídeo, ex.: 128, 256, 512, ...
Após criado o arquivo, vá no terminal e acesse o diretório onde está o arquivo e execute o comando:
$ regedit nome_do_arquivo.reg
Existem duas formas de conseguir os arquivos do DDO: copiando de uma instalação preexistente no Windows ou instalando através do wine. No caso da cópia, somente é preciso copiar o diretório do jogo para a pasta: /home/seu_usuario/.wine/drive_c/.
No caso de instalar via wine, o processo só é possível através dos arquivos baixados pelo downloader do DDO. O downloader não funciona no wine.
Após feita a cópia ou instalação do DDO, precisaremos utilizar um software que substituirá a tela de login do jogo. O software é o PylotRO, que pode ser baixado neste site:
http://www.lotrolinux.com/download.php
Instalado o PylotRO, iremos configurá-lo para identificar o diretório do jogo e o arquivo de patch para poder realizar as atualizações do jogo.
Obs.: É preciso pesquisar na net o arquivo patchclient.dll, que é necessário para a realização da atualização do DDO. Após baixá-lo, coloque o arquivo na pasta do jogo. Lembre-se de fazer um backup do arquivo caso ele já exista no diretório.
Ao abrimos o PylotRO iremos no menu Tools e logo após em Options. Onde tem Game Directory iremos informar o diretório onde estão os arquivos do jogo. Salvamos as alterações e iremos no menu Tools e depois em Switch Game onde selecionaremos a opção: Dungeons & Dragons Online. O PylotRO já conseguirá identificar os servidores do DDO. É importante realizar o update antes de rodar o jogo para evitar problemas, basta ir no menu Tools na opção patch para que o jogo inicie o processo de atualização.
Observações:
Tive problemas ao tentar rodar o DDO, pois meu vídeo é onboard Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller. Então tive que fazer algumas configurações extras para que o jogo rodasse sem problemas. Meu sistema é o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx. Primeiramente foi preciso instalar o driconf através do central de programas no menu Aplicativos do Gnome.
Após instalado, aparecerá uma opção "3D Aceleration" em preferências do menu Sistema. Execute o programa e vá na aba "Image Quality" e habilite a opção: "Enable s3tc texture compression even if software support is not available", feche o software.
Depois precisaremos adicionar como nativo o arquivo OpenAL32.dll nas configurações do wine. Acesse as configurações do wine:
$ winecfg
Na aba Bibliotecas, na opção "Nova Substituição para a biblioteca", procure pelo arquivo OpenAL32.dll, adicione as substituições existentes e clique em OK.
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fonte: http://migre.me/10WrI
Segue abaixo:
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Inicialmente é necessário ter o Wine instalado no micro, opte por instalar a versão mais atualizada e estável. Você pode baixar no site:
http://www.winehq.org/
ou, para os usuários do Ubuntu através do comando:
$ sudo apt-get install wine
Após instalado o wine, será preciso ter a ferramenta Winetricks, que auxiliará o wine na instalação de aplicativos Microsoft dentro do wine que serão necessários para o funcionamento do jogo. As versões mais novas do wine já possuem este aplicativo no pacote de instalação. Para os usuários que possuem uma versão do wine sem o Winetricks, baixe o software em:
http://wiki.winehq.org/winetricks
Instale também o cabextract:
$ sudo apt-get install cabextract
Após feita a instalação do Winetricks, iremos configurar o wine através dele para que o jogo possa ser executado. Na linha de comando digite:
$ winetricks corefonts vcrun6
Este comando instala os pacotes corefonts, que contém as fontes padrão do Windows e o pacote vcrun6, que é o MS Visual C++. Logo após, execute:
$ winetricks d3dx9
O comando instalará o suporte ao directx 9 no wine. Em seguida precisaremos executar o comando:
$ winetricks win2k
O comando definirá a emulação do wine baseada no sistema Windows 2000 que é o necessário para que o jogo rode. Logo após, é necessário criar um arquivo .reg contendo as informações abaixo:
REGEDIT 4
[HKEY_CURRENT_USER\Software\Wine\Direct3D]
"DirectDrawRenderer"="OpenGL"
"Multisampling"="enabled"
"OffscreenRenderingMode"="backbuffer"
"RenderTargetLockMode"="disabled"
"UseGLSL"="disabled"
"VertexShaderMode"="hardware"
"VideoMemorySize"="###"
Em "VideoMemorySize", onde tem "###" informe a quantidade de memória de vídeo, ex.: 128, 256, 512, ...
Após criado o arquivo, vá no terminal e acesse o diretório onde está o arquivo e execute o comando:
$ regedit nome_do_arquivo.reg
Existem duas formas de conseguir os arquivos do DDO: copiando de uma instalação preexistente no Windows ou instalando através do wine. No caso da cópia, somente é preciso copiar o diretório do jogo para a pasta: /home/seu_usuario/.wine/drive_c/.
No caso de instalar via wine, o processo só é possível através dos arquivos baixados pelo downloader do DDO. O downloader não funciona no wine.
Após feita a cópia ou instalação do DDO, precisaremos utilizar um software que substituirá a tela de login do jogo. O software é o PylotRO, que pode ser baixado neste site:
http://www.lotrolinux.com/download.php
Instalado o PylotRO, iremos configurá-lo para identificar o diretório do jogo e o arquivo de patch para poder realizar as atualizações do jogo.
Obs.: É preciso pesquisar na net o arquivo patchclient.dll, que é necessário para a realização da atualização do DDO. Após baixá-lo, coloque o arquivo na pasta do jogo. Lembre-se de fazer um backup do arquivo caso ele já exista no diretório.
Ao abrimos o PylotRO iremos no menu Tools e logo após em Options. Onde tem Game Directory iremos informar o diretório onde estão os arquivos do jogo. Salvamos as alterações e iremos no menu Tools e depois em Switch Game onde selecionaremos a opção: Dungeons & Dragons Online. O PylotRO já conseguirá identificar os servidores do DDO. É importante realizar o update antes de rodar o jogo para evitar problemas, basta ir no menu Tools na opção patch para que o jogo inicie o processo de atualização.
Observações:
Tive problemas ao tentar rodar o DDO, pois meu vídeo é onboard Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller. Então tive que fazer algumas configurações extras para que o jogo rodasse sem problemas. Meu sistema é o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx. Primeiramente foi preciso instalar o driconf através do central de programas no menu Aplicativos do Gnome.
Após instalado, aparecerá uma opção "3D Aceleration" em preferências do menu Sistema. Execute o programa e vá na aba "Image Quality" e habilite a opção: "Enable s3tc texture compression even if software support is not available", feche o software.
Depois precisaremos adicionar como nativo o arquivo OpenAL32.dll nas configurações do wine. Acesse as configurações do wine:
$ winecfg
Na aba Bibliotecas, na opção "Nova Substituição para a biblioteca", procure pelo arquivo OpenAL32.dll, adicione as substituições existentes e clique em OK.
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fonte: http://migre.me/10WrI
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Comentários
Abraços.
Abraços
Sobre conseguir rodar o World of Warcraft no Linux utilizando o programa de emulação Wine funciona sim...
Para saber mais sobre como instalar e outras informações importantes, vejam em:
World of Warcraft
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=20549
Lineage 2
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=2273
Para facilitar as instalações de jogos/programas pelo Wine eu recomendo o PlayOnLinux, que faz algumas configurações automaticamente.
Para saber mais sobre o PlayOnLinux, acessem:
http://www.playonlinux.com/en/
Abraços
Vejam em:
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Is Wine an emulator? There seems to be disagreement.
There is a lot of confusion about this, particularly caused by people getting Wine's name wrong and calling it WINdows Emulator.
When users think of an emulator, they tend to think of things like game console emulators or virtualization software. However, Wine is a compatibility layer - it runs Windows applications in much the same way Windows does. There is no inherent loss of speed due to "emulation" when using Wine, nor is there a need to open Wine before running your application.
That said, Wine can be thought of as a Windows emulator in much the same way that Windows Vista can be thought of as a Windows XP emulator; both allow you to run the same applications by translating system calls in much the same way. Setting Wine to mimic Windows XP is not much different from setting Vista to launch an application in XP compatibility mode.
There are a few things that make Wine more than just an emulator.
Sections of Wine can be used on Windows. Some virtual machines use Wine's OpenGL-based implementation of Direct3D on Windows rather than truly emulate 3D hardware.
Winelib can be used for porting Windows application source code to other operating systems that Wine supports to run on any processor - even processors that Windows itself does not support.
"Wine is not just an emulator" is more accurate. Thinking of Wine as just an emulator is really forgetting about the other things it is. Wine's "emulator" is really just a binary loader that allows Windows applications to interface with the Wine API replacement.
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Palavras retiradas do site oficial...