[Resolvido] Grub não inicia e vai direto pro Windows

zoroastrozoroastro Thiago
editado setembro 2013 em Instalação e Atualizações
Gente, muito prazer estar entre vocês

Acabei de instalar o Linux Mint, pela primeira vez, e foi o Mate. Simplesmente não iniciou o grub, foi direto pro Windows. Deve ser pq fiquei com dúvida se instalava o grub no "/dev/sda" ou no "dev/sda2" e eu, claro, um iniciante-intermediário de 6 anos de GNU/linux não soube para onde colocar e botei no sda2.

Acho que não deveria ter essas perguntinhas desnecessárias na instalação. É claro que o melhor possível é não precisar de baixar disco do grub para configurá-lo.

Como faço? Pesquisei por tudo sobre quanto poderia, e até agora não encontrei. [b]Oooops[/b], porque fui tirar do sda? Medo de perturbar o Windows? Desculpa a ignorância.

Cheguei a verificar no manual de vocês, mas parece que não é a mesma versão que tentei isntalar.
http://www.linuxmint.com/documentation/user-guide/portuguese_brazil_7.0.pdf

Saudações comunidade

Comentários

• rweurweu rweu
    editado setembro 2013
    Bom dia a todos,

Isso acontece, voce instalou o GRUB Mint na própria partição, por isso a MBR está intacta somente com o boot loader do RWindows !!
    O que voce deve fazer é instalar o Grub, vide aqui:...> http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=49&t=39447 obs: a parada tá em ingles!

Vou tentar minimizar essa questão do ingles

_Boot com o teu live CD / DVD

_Abra um terminal

_Uma vez no terminal, verifique onde está a sua instalação com o comando
    [b]sudo fdisk -l[/b]

_Depois...>
    [color=000CC][b]sudo mount /dev/sdXY /mnt[/b][/color]..onde o x e o y, voce descobriu com o comando anterior

_Reinstale o GRUB...com o comando
    [b]sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sdX[/b]

_Desmonte a partição com o comando
    [b]sudo umount /mnt[/b]

_ Reboot e voce terá o teu grub instalado.

Caso o RWindows agora não apareça no GRUB, a história é outra e caso aconteça, daremos a dica de como proceder. Por enquanto ficaremos por aqui.

Faça e post o result!!
  • editado setembro 2013
    Antes de mais nada, seja muito bem-vindo ao Linux Mint Brasil!

Recomendo uma (re)leitura das Regras Gerais, pois seu post foi editado por desobedecer a uma das regras. Não deixe de ler nossas Recomendações, cujo link está em minha assinatura. Dúvidas sobre o funcionamento do Fórum podem ser tiradas através do link "Como usar o fórum", localizado na página principal. Assim que puder, use a sala "Apresente-se" para se apresentar à Comunidade.

Vamos ao seu caso... Pergunta: Você tem dois HDs em sua máquina e escolheu o errado ou estava instalando via pendrive e, na hora de escolher o dispositvo onde instalar o Grub, esqueceu de escolher o HD e deixou o pendrive como local para a instalação? ;-) Tente esta dica: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

[b]Fique com Deus.[/b]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.