Velocidade dos downloads em algumas instalações/atualizações
Olá a todos,
Muito embora não seja a minha primeira experiencia com o Mint, pois já tive o Gloria instalado em minha máquina, estou travando novo contato com o sistema, tendo instalado agora a versão Isadora.
Tudo nos conformes, exceto a lentidão que tenho tido em alguns downloads.
Na primeira tentativa de atualização, a mesma mostrou-se inviável, pois tinha um tempo estimado de mais de duas horas, com a velocidade de download variando entre 13/14 kBs e menos de 1 Kbs.
como já havia feito a instalação de alguns softwares, que foram baixados na velocidade normal da minha conexão (500/600 kBs), cancelava a atualização, dava um tempo e depois tentava novamente. Após muitas tentativas, em um determinado momento, consegui fazer a atualização em velocidade razoável (100/200 kBs).
Pensei ter sido algo episódico, pois que instalei o hplip-gui e dependências e mais o xsane, tendo os downloads ocorrido na faixa de 600 kBs. Contudo, agora mesmo, instalei o gscan2pdf, com suas dependências, o que não representa tantos megabytes assim, e novamente durou uma eternidade, a velocidades menores que de linha discada.
Até onde pude perceber, o gargalo está nos servidores da canonical.
Imaginei que se eu configurasse o sources.list para usar o mirror ubuntu da UFPR, que é muito bom e veloz, resolveria o problema mas não estou seguro sobre a forma de fazer isto.
Ou então, espero que alguém possa me propor outtra solução.
P.S.: O problema não é da minha conexão, já que não ocorre em outras distros que tenho instaladas.
Obrigado.
Muito embora não seja a minha primeira experiencia com o Mint, pois já tive o Gloria instalado em minha máquina, estou travando novo contato com o sistema, tendo instalado agora a versão Isadora.
Tudo nos conformes, exceto a lentidão que tenho tido em alguns downloads.
Na primeira tentativa de atualização, a mesma mostrou-se inviável, pois tinha um tempo estimado de mais de duas horas, com a velocidade de download variando entre 13/14 kBs e menos de 1 Kbs.
como já havia feito a instalação de alguns softwares, que foram baixados na velocidade normal da minha conexão (500/600 kBs), cancelava a atualização, dava um tempo e depois tentava novamente. Após muitas tentativas, em um determinado momento, consegui fazer a atualização em velocidade razoável (100/200 kBs).
Pensei ter sido algo episódico, pois que instalei o hplip-gui e dependências e mais o xsane, tendo os downloads ocorrido na faixa de 600 kBs. Contudo, agora mesmo, instalei o gscan2pdf, com suas dependências, o que não representa tantos megabytes assim, e novamente durou uma eternidade, a velocidades menores que de linha discada.
Até onde pude perceber, o gargalo está nos servidores da canonical.
Imaginei que se eu configurasse o sources.list para usar o mirror ubuntu da UFPR, que é muito bom e veloz, resolveria o problema mas não estou seguro sobre a forma de fazer isto.
Ou então, espero que alguém possa me propor outtra solução.
P.S.: O problema não é da minha conexão, já que não ocorre em outras distros que tenho instaladas.
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
bem vindo ao forum linux mint, e essas lentidões de atualização é normal já aconteceu comigo também, mas pode ser problemas nos repositorios da canonical mesmo, mas quando acontece isso eles resolvem logo, mas como sugestão, seria bom o senhor colocar uma internet mais veloz, quem sabe de 1, 2 ou 3 mega pois já ajuda também, se o senhor tiver condições de pagar por uma internet mais velox é claro, essa foi uma sugestão minha, se tiver duvidas é só postar aqui no forum.
tenha uma excelente semana
Pelo que entendi o problema na sua rede esta apenas em relação aos servidores dos repositórios. Experimente trocando os servidores, para isso acesse "canais de software" no menu administração e em "baixar de" escolha outra opção.
Como disse o Pedro, muitas vezes é comum algum servidor estar mais lento que outro, por isso você pode tentar fazer a mudança de servidor como dito acima.
T+
Arlei
Seja bem vindo...
Também deixo a dica de se o repositório da canonical estiver muito lento, você pode optar por baixar direto do site o mantedor do software que deseja instalar. Por exemplo, no caso do gscan2pdf você poderia ter tentado por esse site: http://gscan2pdf.sourceforge.net/
Lá explica formas de instalações e talvez use um repositório diferente da canonical.
Para encontrar os sites mantedores dos software eu uso o famoso Google, hehehe ^.^
Incluse no caso do gscan2pdf tem o arquivo em .deb, isso facilita na instalação...
É certo que eu poderia baixar os pacotes deb diretamente. Porém, no caso do gscan2pdf, por exemplo, existem uma ou duas dezenas de pequenos módulos perl como dependências, daí porque é muito mais cômodo usar os repositórios.
Até há poucos dias eu tinha instalado o kubuntu 10.10 e jamais tive esse problema de lentidão, pois o próprio gerenciador de pacotes, configurado para usar os mirrors brasileiros, alternava automaticamente entre a UFPR e o IC Unicamp, que tem bastante largura de banda.
Não encontrei nas configurações do mint essa opção, daí porque imaginei substituir no sources.list deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ lucid main restricted universe multiverse por algo como http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/archive/dists/ lucid main restricted universe multiverse, e assim por diante.
Talvez eu faça a experiência para ver se funciona.