LinuxMint.9-kde final...minhas impressões

klodsklods clodoaldops
Conheci o linuxmint na versão 7. Porém sempre usei a versão gnome (live-cd).
Desta fez decidi testar a versão kde.
Baixei o live-dvd de 1.3gb tbem com codecs e plugins pre-instalados. Montei numa pen-drive, porém ficava em ingles ou apenas com tradução parcial apos instalar pacote kde-l10n-ptbr.
Decidi então instalar na partição de testes de 10gb do meu desktop um dualcore 2.0ghz + 2gb/ram+ placa mãe msi / chipset Intel + 120gb/HD.
Instalação sem problemas, porém um pouco mais lenta que na versão gnome, principalmente para configurar teclado brazil/brazil.
Após instalação ficou 100% PT-BR.
Pacotes de programas pré-instalados bastante interessante. Porém eu retiraria alguns p/ diminuir o tamanho da ISO como: miro internet TV, songbird,mplayer, dragom player.
Eu deixaria apenas o vlc e amarok.
Pacote sistema completo como na versão gnome.
Já vem com o startpup disk creator...montar iso no pendrive de maneira fácil e rápida.
Após instalação notei certa lentidão em relação ao gnome.
Muito bonito e fácil de se usar...só quem está “acostumado” com gnome apanha um pouco no começo...mas nada “traumatico”.
Pontos negativos, mas não tão negativos assim:
1-download gde... 1.3gb equivalem a 2 iso do live-cd gnome... ruim p/ quem não tem uma boa banda-larga.
2- não deu p/ instalar google –chrome pelo gerenciador de programas...o que é possivel na versão gnome
3- não consegui ativar multiplas áreas de trabalho... fato que tbem ocorreu com o biglinux5beta1..por motivos por mim ignorados...até o momento.
É uma boa opção p/ quem procura uma distro debian-kde pronta e fácil de usar.
Mas...eu prefiro ficar com o epidemic3.1 um live-dvd completíssimo com 1.7gb ou o biglinux5beta1 que é um live-cd completíssimo de 700mb.
Bem é isso!
Opinião de novato não tem nada muito técnico, mesmo!

Comentários

• pjuniorpjunior Pedro Arns Junior
    editado agosto 2010
    olá clodoalps

bem vindo ao forum, e também concordo que a iso do KDE linux mint de 1.3gb ficou grande demais, e esssa nova versão do KDE na minha opinião é pesado demais, o KDE 3.5 era mais leve, mas esse, é pesado demais, por isso prefiro ficar com o gnome mesmo, e com relação ao Big Linux na minha opinião ta muito demorado pra sair essa nova versão, deveria ter mais desenvolvedores trabalhando no Big Linux.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.