segurança no www ?
Ola !!
Muitos de nos sabemos que a WWW (internet) são monitoradas e acompanhadas por órgãos públicos ou empresas privadas seja elas no nosso território brasileiro ou em territórios estrangeiro... Isso é fato...
O que me intriga é acredito que muitas outras pessoas que tem habilidade com o seguimento de informática é:
• Desde 1992 quando o acesso ao WWW se difundiu por todos o brasil ninguém aprimorou ferramentas para que tenhamos mais privacidade? Ou que fosse possível amenizar isso?
• As soluções baseado em Linux como BFW, ipcop, e outros são eficientes para evitas esse monitoramento ou espionagem por meios de outras pessoas ou empresa?
• A divulgação da deepnet, livenet, dark net, como sendo rede segura ou uma forma mais simples de se ter anomimato no WWW é ou será o melhor caminho?! TOR, o The Onion Router é os melhores caminhos. ? Já que ao se tornar conhecida por todos isso traz a falta de privacidade?
• Os DNS livres e alternativos são as melhores formas?
Muitos de nos sabemos que a WWW (internet) são monitoradas e acompanhadas por órgãos públicos ou empresas privadas seja elas no nosso território brasileiro ou em territórios estrangeiro... Isso é fato...
O que me intriga é acredito que muitas outras pessoas que tem habilidade com o seguimento de informática é:
• Desde 1992 quando o acesso ao WWW se difundiu por todos o brasil ninguém aprimorou ferramentas para que tenhamos mais privacidade? Ou que fosse possível amenizar isso?
• As soluções baseado em Linux como BFW, ipcop, e outros são eficientes para evitas esse monitoramento ou espionagem por meios de outras pessoas ou empresa?
• A divulgação da deepnet, livenet, dark net, como sendo rede segura ou uma forma mais simples de se ter anomimato no WWW é ou será o melhor caminho?! TOR, o The Onion Router é os melhores caminhos. ? Já que ao se tornar conhecida por todos isso traz a falta de privacidade?
• Os DNS livres e alternativos são as melhores formas?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
entao a solução seria ter roteadores confiaveis que nao tenham "portas dos fundos" e que os outros governos melhorassem a segurança de suas redes, não a nivel de mudar a segurança de um SO aqui e outro ali, mas em toda a infra-estrutura de rede do pais.
eu acho que mudar DNS não traria nehuma melhora significativa, o que podemos fazer é usar algumas dicas daquele camarada que denunciou os EUA, como por exemplo usar senhas com frases grandes, assim fica bem dificil de quebrar.
a deepnet deve atrair mais espionagem do que a web normal, quanto ao tor nao faço ideia
eu nao estou preocupado com a espionagem de orgaos publicos, o alvo deles não são pessoas comuns e eu não faço nada de errado como por exemplo denegrir ou mexer com terrorismo
O tópico aborda a questão da segurança na web, não questões filosóficas e político-partidárias (quem está certo, esquerda ou direita?), até porque esse é um tema que não é abordado pelo nosso Fórum.
Sendo assim, vamos voltar a focar no tema, pois se o desvio de foco continuar seremos obrigados a bloquear o tópico.
Como tudo na vida, existe uma margem discricionária na aplicação desse critério. Além do mais, temos salas específicas para abordagem de temas amplos e distintos como essa aqui e principalmente a sala Café com Menta.
Entendo seu ponto de vista quanto ao tema ser bastante amplo e complexo e acabar por "chamar" outros temas com os quais se relaciona. Exatamente por isso, o tópico permanece aberto, tendo sido feito apenas uma advertência quanto aos termos utilizados nos posts e o desvio de foco.
Peço-lhe que releia os posts anteriores com calma e verá que algumas frases e expressões podem ser mal interpretadas por outros colegas, resultando em flames, o que de forma alguma é permitido por aqui.
Ressalto mais uma vez que também sou totalmente favorável ao conflito de ideias, desde que se dê num clima amigável e positivo, buscando o debate, o aprofundamento e o compartilhamento de conhecimentos, não discussões sem sentido ou agressões.
Palavras devem ser utilizadas com cuidado pois às vezes queremos passar uma determinada ideia, mas a depender das expressões utilizadas acabamos por transmitir uma sentimento totalmente distinto daquele pretendido inicialmente.
Em resumo, cabeça fria e foco no tema original do tópico.
Abraço e fiquem com Deus.