Troca do Win8 por Linux Mint em Notebook Lenovo com UEFI e varias particoes

andremintandremint André
Ola pessoal. Comprei um notebook Lenovo que veio com o RWindows 8 e quero substituir pelo Mint, mas tenho algumas duvidas.
1 - Esse note possui um sistema recovery de seguranca. Existe um botao power do lado que quando ligado ele carrega este sistema, que permite restaurar todo o sistema em caso de falha atraves de um backup que fazemos no aplicativo existente no Win8. Esse backup vai para uma particao que fica oculta, segundo o manual, realmente no Win8 ela nao aparece, mas no Mint sim.

2 - Existe outra particao que eh de boot, pois o sistema possui sistema UEFI.

3 - Existe uma terceira particao com todos os drivers e aplicacoes para Windows (o note nao vem com CD)
;
4 - Existem mais duas particoes que nao sei para que serve.

Minhas duvidas sao as seguintes, pois tenho medo de detonar estas particoes e acabar com tudo.

1 - Eu gostaria de manter este sistema de recovery da lenovo ativo com um backup que farei antes de instalar o Mint, portanto penso em nao desfazer esta particao.

2 - Tem uma particao que esta escrito boot,hidden e outra hidden, mas entrando nela ve-se que trata-se de arquivos do boot do Win que nao sei se posso detonar, pois pode influenciar no sistema recovery?

3 - Ao inicializar o pen tive que desabilitar o Secure boot e o UEFI, senao nao ia. Se eu instalar o Mint criando a particao /Boot eu posso voltar no SETUP e reabilitar o UEFI e o Secure Boot? Ou soh o UEFI? Nesse caso se eu manter a particao de boot do Win vai dar pau ou serei obrigado a excluir esta particao?

4 - Caso nao possa usar o UEFI (considero uma subutilizao da maquina neste caso) terei que fazer tudo no legacy?

Desculpem o monte de perguntas, mas quero fazer todo o processo de forma segura e mantendo o sistema de recuperacao da lenovo.

Comentários

• editado outubro 2013
    Companheiro você quer deixar o Windows 8 ou remover ele e deixar somente o Linux Mint?
  • editado outubro 2013
    Olá camaradas, boa noite. Caro André, aí vão algumas informações para ajudá-lo a tomar decisões:

I) Veja que o W7, o Vista ou XP não suportam, nativamente, o UEFI. Se você tentar instalar aí no seu note sem seguir os passos da fonte abaixo, provavelmente não funcionará:

Fonte: http://www.eightforums.com/tutorials/17058-secure-boot-enable-disable-uefi.html

Título: How to Enable or Disable Secure Boot in UEFI
    O artigo dá algumas informações até chamar atenção para SO`s anteriores ao W8 (W7, Vista ou XP):

“(...)
    Warning
    Arm based Windows RT PCs and devices will have a locked boot loader, so you will not be able to disabled secure boot on them.

[u]Do not enable secure boot[/u] with Windows 7, Vista, or XP installed. [u][color=990000][b]If you do, these OSs will not boot until secure boot is disabled[/b][/color][/u]. “

Lição 1: Não comprar nada com ARM.
    Lição 2: Não basta dificultar instalação do Linux, mas se alguém [i]against the freedom[/i] quer um notebook novo e prefere o W7 ao W8, será obrigado a usar o W8.
    [quote]
    André wrote:
    2 - Existe outra particao que eh de boot, pois o sistema possui sistema UEFI.

3 - Existe uma terceira particao com todos os drivers e aplicacoes para Windows (o note nao vem com CD)
    ;
    4 - Existem mais duas particoes que nao sei para que serve.
    [/quote]
    II) Tentando responder parte de suas perguntas:

As três partições do W8 servem para:

The 3 partitions are:
    Partition 1 -[b] System[/b] - a partição do sistema EFI que contém o NTLDR, HAL, Boot.txt e outros arquivos que são necessários para inicializar o sistema, como os drivers.
    Partition 2 - [b]MSR[/b] - A partição reservada da Microsoft (MSR), que reserva espaço em cada unidade de disco para uso posterior pelo software do sistema operacional.
    Partition 3 - [b]Primary[/b] - Onde o Windows será instalado.

[b]É imperativo que as três partições apareçam na ordem mostrada aqui[/b].

Fonte: http://www.sevenforums.com/tutorials/186875-uefi-unified-extensible-firmware-interface-install-windows-7-a.html

III) É possível instalar o W7 (ou Vista/XP) sob UEFI. Como?
    A fonte acima mostra como instalar o W7 usando UEFI. O título do artigo é: “How to Install Windows 7 Using the 'Unified Extensible Firmware Interface' (UEFI)”

Então amigo, salvo engano, se funciona para o W7, também funciona para Linux.

Tem também essa aqui que está bem fácil de entender (é a mesma que o Francis indicou):

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-UEFI-Ubuntu-e-Windows-8 (autor: Marcelo Stadtlober)
    Obs: Se você usar o EasyBCD o W8 vai comandar o bootloader, mas se você usar o [b]bootRepair[/b], o comando ficará com o [b]grub2[/b] do Linux (como está no artigo do Marcelo).

http://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/ (referência da fonte anterior: autor Pedro Pinto).

Obs:
    “[1] Comentário enviado por izaias em 07/08/2013 - 02:17h: (VOL)
    Notei, pelo fórum do VOL, que esse UEFI costuma dar problemas apenas em notebooks.
    Instalei o Ubuntu 12.04 e 13.04, Mint 15, eOS, Slackware, CruchBang e o diabo, num PC com Win8, e esse UEFI nem deu as caras.”

Abração,
    Tovarishch
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.