A Importância do Fórum

Olá [i]camaradas[/i]. Muito boa tarde a todos. Gostaria inicialmente de invocar os “[b]Objetivos Específicos[/b]” do Fórum Linux Mint Brasil (FLMB). Eles aparecem na aba “Sobre” na página inicial do Nosso Fórum. Vejam que falei Nosso Fórum. Quem ainda não leu, por favor, arrume um tempinho:

São elencados os objetivos e, o último deles diz:

“Promover a interação de usuários do Linux Mint em um ambiente de paz, amor e [i][u]camaradagem[/u][/i].” (itálicos e grifos meus).

Então [i]camaradas[/i], é com esse “espírito” que venho ao Fórum: para tentar ajudar e aprender. Como sei pouco sobre GNU/Linux, aprendo muito mais do que ajudo. Talvez nunca tenha, de fato, ajudado. Mas estou me beneficiando da existência desse ambiente fraterno, para aprender um pouco sobre GNU/Linux, justamente em cima das dúvidas levadas ao Fórum.

Cadastrei-me no FLMB há quase um ano. Já era para eu ter aprendido certas coisas básicas. Por exemplo, sempre atualizar antes de instalar programas. E não é que cometi o erro, mesmo tendo lido vários tópicos tratando do mesmo assunto? Imagina quem entrou ontem (recentemente). Já tive que reinstalar distribuições porque cometi erros que são evitáveis. Reinstalar, só em último caso.

Bom, o que quero dizer é que:

A participação de muitos na tentativa de resolução de um problema da cada indivíduo que solicita apoio, é que contribui para o aprendizado de todos, sem exceção. Sejam iniciantes ou avançados em GNU/Linux.

Então:
1)Se ficarmos mais atentos, poderemos escapar de situações que levem a erros evitáveis. Alguns, desastrosos. Às vezes com perda de arquivos importantes.

2)Se os membros desse Fórum não se sentirem com liberdade para expor suas dúvidas, perder-se-á a dinâmica do processo ensino/aprendizagem estabelecida espontaneamente pelos participantes. O resultado é que Fórum estaria fadado ao fracasso.

Então, temos que confiar no nosso próprio bom senso. Ele que deve nos proporcionar o ponto de equilíbrio.

Camaradas do FLMB, peço desculpas se em algum momento fui mal interpretado ao tentar estender alguma ajuda a alguém nesse espaço.

Nesse sentido, peço a todos que nos concentremos nos objetivos que nos mantém unidos na busca de soluções para os problemas que surgem quando, ao invés de sucumbirmos à tentação sedutora-enganadora de certas soluções proprietárias, lançamo-nos corajosamente, em busca de [i][b]liberdade para criar[/b][/i].

Abração,
Tovarishch

Administradores e moderadores, se o texto for inadequado, por favor, não hesitem em deletá-lo.

Comentários

• editado outubro 2013
    Meu caro [b]Tovarishch [/b]muito boas as sua palavras, temos que pensar assim que nesse mundo ninguém nasce sabendo, todos comentemos erros quanto estamos iniciando em algo.

Outra coisa de que sempre pedimos aqui no fórum e para ler as nossas [url=http://www.linuxmint.com.br/recomendacoes]Recomendações[/url] nelas estão basicamente tudo relacionado ao um bom funcionamento do nosso site.

Mo mais muito obrigado pelas suas palavras.

[center]Atenciosamente;
    Moderador Francis[/center]
  • editado outubro 2013
    Companheiros,

Divergências e debates são normais e até mesmo saudáveis, desde que não gerem brigas e/ou conflitos agressivos, o que é definitivamente proibido por aqui.

Tenho certeza que essa é a intenção dos nobres colegas. Tanto é assim, que a coisa se manteve em ordem, mesmo com algumas discordâncias existentes.

Cabeça fria e vamos em frente.

Abraço e fiquem com Deus.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.