Instalação do flightgear truncada. Synaptic não remove pacote quebrado. C corrigir as dependências?

tomaspolotomaspolo Tomás Guillermo
editado outubro 2013 em Aplicativos
Bom dia, bravíssimos colegas. Peço encarecidamente o auxílio dos senhores com um pequeno probleminha bastante irritante.

Tive dificuldades ao tentar instalar o pacote flightgear no Linux Mint 15 Olivia, com Cinnamom.

Usei o gerenciador de aplicativos para instalar o pacote, mas por algum motivo a instalação para nos 99% e foi preciso forçar a saída do programa. Ao tentar instalar novamente, o gerenciador de aplicativos trava quando o pacote flightgear é selecionado.

A seguir tentei instalar pelo terminal usando os comandos:

sudo add-apt-repository ppa:saiarcot895/flightgear-edge
sudo apt-get update
sudo apt-get install flightgear

Os 2 primeiros comandos correram perfeitamente, mas o terceiro apresentou erro, conforme transcrevo a seguir:

"~ $ sudo apt-get install flightgear
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
flightgear : Depende: flightgear-data-all (>= 2.99.0~) mas não será instalado
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados."

Não tendo tido resultado, entrei no gerenciador de pacotes Synaptic, e ao clicar nele com o botão direito no pacote flightgear e assinalar “marcar para instalar”, ao aplicar as alterações recebo a seguinte mensagem de erro:

"E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.
E: Erro, pkgProblemResolver::Resolve gerou falhas, isto pode ser causado por pacotes mantidos (hold).
E: Não foi possível corrigir as dependências
E: Não foi possível bloquear o diretório onde baixa"

Então compreendi que o problema poderia estar na instalação do pacote flightgear-data-all que o terminal negou-se a instalar, e tentei instalar o arquivo pelo Synaptic sem sucesso, porque o programa acusou que o pacote flightgear estava quebrado. Daí instalei o flightgear-data-all pelo terminal, recebendo nova mensagem de erro após o download dos arquivos, que afirmou não ser possível encontrar os repositórios, o que não fazia sentido, porque a rede está funcionando perfeitamente.

Por fim tentei desinstalar os pacotes pelo Synaptic, clicando com o botão direito, mas ao clicar no pacote flightgear não hé possibilidade de “marcar para remover”.

Voltei ao terminal e tentei os seguintes comandos para remover o pacote:

sudo apt-get –fix broken install
…..........................................
sudo rm /var/lib/apt/list/* - vf
sudo apt-get update
…..........................................
sudo apt-get-clean
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get autoremove
….......................................
sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get update

Entretanto, voltando ao Synaptic, mesmo após a atualização ser informado que há zero pacotes quebrados, ao tentar instalar o flightgear ele aparece como quebrado, e o gerenciador de aplicativos tampouco continua tr5avando ao se selecionar o pacote fligtgear.

Não estou muito preocupado com esse simulador de voô, que estava instalando a pedido de meus filhos, mas não jogo a toalha fácil, tenho espírito guerreiro, e sou zeloso com o sistema. Aqui no meu Pc não vou dar boi pra pacote quebrado, ainda que ele não me atrapalhe em nada. Quero apreender a remover pacotes quebrados, ainda que seja por algum trastorno obsessivo compulsivo :)
Afinal, é vencendo as dificuldades que se aprende a ser vitorioso. E viva o Linux!

Comentários

• editado outubro 2013
    Primeiramente companheiro seja bem vindo ai Linux Mint Brasil. Quando poder faça uma leitura das nossas [url=http://www.linuxmint.com.br/recomendacoes]Recomendações[/url] faça uma boa leitura.

Em relação ao seu problema tente esse comando aqui no terminal.

[quote]sudo rm -Rf /var/lib/apt/lists && sudo mkdir -p /var/lib/apt/lists/partial && sudo dpkg --configure -a && sudo apt-get -f install && sudo apt-get clean && sudo apt-get update[/quote]
    Si acusar algum erro copie tudo e cole aqui.

Outra coisa que você pode fazer e remover esse programa que você instalou.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.