Virtualização VMware

JaderJader Jader Malaquias
editado agosto 2010 em Dicas e Truques
Prezados colegas do fórum,

Temos curiosidades em testar novos sistemas, funções e programas, e às vezes as mudanças que fazemos são drásticas e difíceis de reverter a ponto de optarmos por uma formatação.

Temos ferramentas de backup, temos a opção de criar usuários à mais para teste, temos dual-boot e outros para "brincarmos" com os sistemas, mas nenhuma destas ferramentas se torna mais útil que a virtualização.

Virtualizar é criar um ambiente onde vc instala um SO independente do seu sistema e pode fuçar nele à vontade, sem medo de dar tudo errado, pois se der, basta ter um backup do sistema operacional inteiro e começar a brincar de novo.

Virtualizando, vc tem um sistema operacional funcional como se estivesse instalado diretamente no hardware*, porém ele roda em uma simples janela como se fosse só mais um "programa" em seu desktop.

Este recurso te dá liberdade, segurança, e estabilidade para diversos testes, inclusive quanto a redes, pois se cria redes virtuais.

A principal utilidade profissional da virtualização é ter maior poder administrativo, pois se tem versatilidade, se tem vários sistemas num único hardware, e com backup as VMs são rapidamente substituídas quando ocorrem problemas muito graves.

*Alguns recursos ficam limitados em versões gratuitas, como o VMware-player que utilizo, como aceleração 3D em maquinas virtuais.

Saiba mais em:

http://www.vmware.com/br/

Faça cadastro e Download do VMware-WorkStation (que contém o VWware-player que dispensa o uso de serial):

http://www.vmware.com/downloads/login.do

Instale o arquivo baixado:

# ./VMware-Workstation-Full-XXXXXX.bundle

O programa é rico em configurações, caso tenham dúvidas na utilização não se acanhem em perguntar.

Comentários

• pjuniorpjunior Pedro Arns Junior
    editado agosto 2010
    olá jader

eu rodo o linux mint na maqui vrtual chamada virtual box que é free e se encontra pra ser baixada no site:
    [url=www.virtualbox.org]www.virtualbox.org[/url]
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado agosto 2010
    Eu uso VirtualBox e para mim o fato dele ser opensource já faz uma enorme diferença comparado com o VMware. Não tive nenhum problema usando nenhum dos dois virtualizadores. Nem mesmo quanto a USB. Aliás acho que é até mais fácil compartilhar arquivos entre a máquina virtual e a hospedeira no VirtualBox do que no VMware. E o VirtualBox já conta com um virtualizador de drivers 3D, conseguindo em muitos casos até emular o directX e outros ambientes gráficos como o openGL.
    editado agosto 2010
    no VirtualBox você pode usar a internet que o sistema hospedeiro está usando ...
    Dá uma olhada na parte de redes, NAT e etc...
    Não tenho certeza qual é a que compartilha e no momento estou sem o VB instalado na minha máquina.
    Mas acho que com certeza dá pra usar...
  • editado setembro 2010
    eu uso maquina virtual a um tempo, e muito bom, porem bem limitado(nota uso para rodar meu office 2007 no linux).
    editado setembro 2010
    Para utilizar o office 2007 vc pode optar por usar o wine.
  • editado março 2012
    Consegui instalar a versão mais nova da vmplayer baixada do site oficial, fufou tudim!!!agora posso dar continuidade aos meus estudos...
    não precisei fazer nada alem de baixar a versão para meu sistema e rodala em modo root!
    Obrigado pela atenão!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.