Synaptic

Boa tarde!

Como fazer para que o synaptic possa voltar a funcionar, pois quando estava instalando alguns plugins, faltou energia, agora o mesmo não funciona abrir a tela de comando e coloquei ' sudo dpkg-- configure-a', mais não funcionou o que devo fazer?

Att

Jackson Silva
[email protected]

Comentários

• arleiarlei Arlei
    editado agosto 2010
    Olá Jackson, seja muito bem vindo amigo.

De uma olhada nessa documentação sobre o apt-get e tente as recomendações da seção "Resolvendo problemas" que deverá solucionar esse problema de corrupção dos pacotes.

http://wiki.ubuntu-br.org/AptGet

Caso não funcione, execute o Synaptic (sudo synaptic) diretamente do terminal e nos relate as mensagens de erro que são informadas.

T+
    Arlei
  • editado setembro 2010
    ola, sou iniciante e não sei como fazer p/ arrumar pacotes quebrados, segui as dicas que o próprio sistema da, mas não funcionou usei o filtro do synaptic e de nada adiantou, e qdo vou pelo terminal me da esse erro:

[code]lamartine-desktop lamartine # apt-get -f install
    Lendo listas de pacotes... Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado... Pronto
    Corrigindo dependências... Pronto
    Os pacotes extra a seguir serão instalados:
    python-debian ttf-dejavu-extra
    Os novos pacotes a seguir serão instalados:
    python-debian ttf-dejavu-extra
    0 pacotes atualizados, 2 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 225 não atualizados.
    2 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
    É preciso baixar 0B/3166kB de arquivos.
    Depois desta operação, 6226kB adicionais de espaço em disco serão usados.
    Você quer continuar [S/n]? s
    AVISO: Os pacotes a seguir não podem ser autenticados!
    ttf-dejavu-extra python-debian
    Aviso de autenticação sobreposto.
    dpkg: erro de interpretação, no arquivo '/var/lib/dpkg/status' próximo à linha 31487:
    nome de pacote inválido (
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)[/code]
  • editado setembro 2010
    ja usei :

dpkg --configure -a

# aptitude --safe-resolver

# apt-get -f install

e outros e nao consegui resolver, ja fui no synaptic resolver pacotes quebrado e nada, nao sei mais o que fazer,
    se alguem tiver alguma outra dica fico agradecido.
  • editado agosto 2011
    Sou iniciante no linux (portanto qualquer coisa me desculpem a ignorância) e esse sistema tem agradado bastante.

Estou com um problema parecido. Ao que parece o apt "travou" de alguma maneira e eu não consigo rodar nada pois um maldito pacote ainda esta em processo.

Se eu tento acessar o gerenciador synaptic ou instalar algum pacote pelo apt aparece:

"E: O dpkg foi interrompido, para corrigir o problema tem de correr manualmente 'sudo dpkg --configure -a'
    E: _cache->open() failed, please report."

Se rodo este comando aparece a mensagem:
    "dpkg: área de banco de dados de estados está bloqueada por outro processo"

Tentei rodar os seguintes comandos (como root):

"apt-get -f install"; "dpkg -i --force-all"; "dpkg --configure -a";  "apt-get -f install"; "apt-get -f remove";

Mas todos acabam no mesmo erro:

E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

Como faço pra eliminar o tal processo ou desbloquear o dpkg?

Grato desde já.
    Abraço
  • rweurweu rweu
    editado agosto 2011
    Boa tarde a todos,

Realmente muito de vez em quando acontece isso, já aconteceu comigo, e me virei assim, veja em blog:

...> http://rweu.blogspot.com/2011/07/liberando-o-apt-get-preso-no-debian.html

Resumo:
    $ sudo rm -rf /var/lib/dpkg/lock

Boa sorte e post o resultado!
  • editado agosto 2011
    Opa, que rapidez!

Bom, da primeira vez que tentei rodar o comando "sudo rm -rf /var/lib/dpkg/lock" no terminal simplesmente apareceu o nome do usuário logo abaixo (como se eu não tivesse escrito nada e apertado enter). Tentei rodar de novo o mesmo comando e nada. Fechei o terminal e tentei abrir o gerenciador de pacotes e apareceu o msm erro que aparecia antes (dpkg bloqueado).
    Então abri mais uma vez um terminal e executei o comando, só que dessa vez, como não tinha nada a perder, após usar o "rm -rf /var/lib/dpkg/lock" usei do "dpkg --configure -a" (fiz isso mais de uma vez só pra ter certeza) e abri o gerenciador de pacotes com o terminal ainda aberto e ele funcionou sem erro (pra minha felicidade).

Bom, é isso. Valeu a ajuda, cara, mesmo. Dá uma sensação boa quando as coisas dão certo, rsrs.

Abraço.
  • editado novembro 2011
    [quote]
    jackson escreveu:
    BOA TARDE!

Como fazer para que o synaptic possa voltar a funcionar, pois quando estava instalando alguns plugins, faltou energia, agora o mesmo não funciona abrir a tela de comando e coloquei ' sudo dpkg-- configure-a', mais não funcionou o que devo fazer?

ATT

JACKSON SILVA
    [email protected][/quote]Caro Jackson, não é permitido o uso de letras maiúsculas nos títulos e/ou nos corpos das postagens. Por isso, os posts deste tópico foram editados. Por favor, observe atentamente as regras do Fórum. Grato.
  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado novembro 2011
    E acresentando ao que o amigo Marcelo já relatou, caso queria novamente trocar endereços de email use as mensagens privadas para sua segurança.

[url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1071&forum=16]Regras Gerais do Fórum Linux Mint Brasil[/url]

T+
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.