NVIDIA no Mint perdeu a configuração e não retorna correto mais

Oi pessoal , já sou um feliz usuario do mint há pelo menos ums 3 anos ... nos meus computadores migrei para o mint e fechei a "outra" janela há tempos ...

No meu note asus com placa NVIDIA geforce 8400M G tudo funcionava as mil maravilhas .. tudo cheio de efeitos etc etc .. lindo .. até que um dia na inicialização deu um mensagem que o video estava em baixa resolução .. tentei desistalar o drive da nvidia e depois de um boot .. o video voltou a 1200x800 ... o que acontece é que se eu tentar reinstalar o driver da nvdia de novo quando ele reinicia volta de novo a mensagem em baixa resolução ..

Tentei varias veses , mas , somente se eu deixar desistalado o driver ele volta a ficar em alta resolução de novo ..

fica bem , mas , não posso usar os efeitos da placa grafica ..

Alquem tem alguma dica ??

Obrigado antecipado ..

OBS , meu mint é o 9

Comentários

• editado agosto 2010
    Não pensem que é um problema de hardware da placa grafica pois nesse mesmo note tenho o grub com opção de boot pelo Mint KDE 9 e funciona perfeitamente a parte grafica ..

Desculpe a galera do KDE , mais o gnome é meu preferido ..

:-D :-D
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado agosto 2010
    antes de aparecer essa mensagem de baixa resolução você tinha instalado algum software ?
    algum update do próprio mint ?
    ou mexido em alguma configuração do compiz ?

e vc já tentou ver o xorg ?
  • SilasSilas Silas
    editado agosto 2010
    Tambem estou com esse mesmo problema no meu mint 9 KDE 64 bits,e o mais estranho é que estava antes com a versão RC 32 bits e tudo funcionava normal foi só colocar a versão final que o driver deu pau.Será que é por ser 64 bits?
    Tá funcionando com resolução normal (1280 x 1024) só que sem driver adeus cairo-dock,emerald e principalmente o compiz,não uso linux sem cubo!
    Tentei instalar os dois drivers disponíveis (173 e recente) e nada,só entra no sistema depois de desabilitar o driver.
    Meu comp. é esse da assinatura.
    Valeu galera!!!
  • SilasSilas Silas
    editado agosto 2010
    Foi mal galera,minha rêde deu pau esse fim de semana.
    Vou testar sua dica Jader,qualquer coisa retorno.
    Valeu!
  • arleiarlei Arlei
    editado agosto 2010
    Olá amigos.

Não acompanhei "muito de perto" essa thread, mas lendo agora observei a sugestão de gerar o xorg.conf - que sabemos não acompanhar o Ubuntu e derivados desde o 9.10 - manualmente criando o arquivo do "zero".

Bueno, não aconselho isso dessa forma visto que dependendo do conteúdo a ser colocado no mesmo, algumas configurações de vídeo podem não ser incluídas e ocorrerem outras falhas além daquela que se esta querendo corrigir.

A melhor alternativa é gerar o xorg.conf dinamicamente a partir das configurações atuais e depois editar o mesmo refinando e/ou ajustando seus parâmetros de configuração.

Para isso usamos o [b]Xorg -configure[/b] conforme abaixo segue:

1. Sair do gerenciador de janelas acessando o console ([b]Ctrl+Alt+F1[/b],...,6)

2. Parar o GDM: [b]sudo service gdm stop[/b]

3. Criar o xorg.conf: [b]sudo Xorg -configure[/b]

[b]Nota[/b]: O arquivo será criado no diretório atual onde executado o comando, e com o nome [b]xorg.conf.new[/b]

4. Mover ou copiar o arquivo renomeando-o para o local correto /etc/X11: [b]sudo mv xorg.conf.new /etc/X11/xorg.conf[/b]

[b]Nota[/b]: Essa operação de copiar/mover só é necessária se não foi criado direto dentro do /etc/X11, senão basta renomea-lo.

Pronto, agora edite-o como necessário ou desejado e reinicie o GDM: [b]sudo service gdm start[/b]

T+
    Arlei
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.