Formatar pendrive Kingston de 2GB exatamente como no XP (Resolvido)
Boa noite, pessoal...
Estou tentando resolver um problema de formato com meu pendrive, pois ele não está sendo lido quando conecto na entrada usb do rádio do carro.
Já formatei ele diversas vezes (em fat32 e fat16) no linux e o rádio não reconhece o pendrive, fica uns 5 segundos lendo e, por fim, ignora.
Experimentei formatar no pc de um amigo que tem o WinXP e o rádio reconheceu o pendrive numa boa e reproduziu as músicas normalmente.
Como não tenho mais o windows instalado faz um bom tempo, estou tentando achar a solução sem ter que apelar para a reinstalação do XP só para isso.
Como faço para formatar o pendrive exatamente igual como seria no XP inclusive com o mesmo tamanho de cluster, sem usar o Windows?
Esse problema está difícil de resolver, tem uns 30 dias que não acho solução...
Se alguma boa alma tiver esta informação e quiser dividir, apresente-se por favor...
Obrigado
Estou tentando resolver um problema de formato com meu pendrive, pois ele não está sendo lido quando conecto na entrada usb do rádio do carro.
Já formatei ele diversas vezes (em fat32 e fat16) no linux e o rádio não reconhece o pendrive, fica uns 5 segundos lendo e, por fim, ignora.
Experimentei formatar no pc de um amigo que tem o WinXP e o rádio reconheceu o pendrive numa boa e reproduziu as músicas normalmente.
Como não tenho mais o windows instalado faz um bom tempo, estou tentando achar a solução sem ter que apelar para a reinstalação do XP só para isso.
Como faço para formatar o pendrive exatamente igual como seria no XP inclusive com o mesmo tamanho de cluster, sem usar o Windows?
Esse problema está difícil de resolver, tem uns 30 dias que não acho solução...
Se alguma boa alma tiver esta informação e quiser dividir, apresente-se por favor...
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Caro F-Galactus,
Faça o seguinte:
Pelo Terminal como root:
# mount
Depois
# mformat /dev/dispositivo
Ex: /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdc
Ou então:
# mkfs.vfat /dev/dispositivo
Ou no terminal como root digite: fdisk -l.
Pode também usar o gparted ou o parted magic (acho bem mais fácil para quem não está habituado com o terminal). Se for usar o terminal siga esse tutorial em http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-no-Pendrive/?pagina=2
[u][b]Para usar o gparted (ou parted magic):[/b][/u]
Plugue o Pendrive (desmontar o pendrive caso tenha sido montado automaticamente)
abra o GPARTED (Iniciar-Sistema-Partition Editor)
lado direito da tela, clique em /dev/sdb (que é o pendrive)
clique no pendrive no meio da tela
clique em Partition-format to-fast 32
para finalizar clique em APPLY (aplicar) e aguarde a formatação do pendrive
feche o GPARTED.
Obs.: Antes de começar a formatar, salve tudo o que tem no computador para primeiro testar e verificar se deu certo.
* FAT 16 ou apenas FAT, p/ pendrives de até 1 Gb
* FAT 32 p/ pendrives maior de 1 Gb
Pode também seguir esse tutorial em http://br-net.org/post/formatando-o-pendrive-no-linux
Esse post do ubuntu ensina de maneira bem fácil também em ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29444.0.html
Avise-nos se conseguiu e qual maneira usou.
Abraços.
8-)
[quote]Pelo Terminal como root: # mount[/quote]
usuario@usuario-desktop ~ $ sudo mount
...
/dev/sdc1 on /media/PENDRIVEFAB type vfat (rw,nosuid,nodev,uhelper=udisks,uid=1000,gid=0,shortname=mixed,dmask=0077,utf8=1,flush)
Apaguei as outras linhas da saída porque não interessam para a resolução deste problema.
[quote]Depois
# mformat /dev/dispositivo
Ex: /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdc[/quote]
usuario@usuario-desktop ~ $ sudo mformat /dev/sdc1
Mtools version 4.0.10, dated March 10th, 2009
Usage: mformat [-V] [-t tracks] [-h heads] [-n sectors] [-v label] [-1] [-4] [-8] [-f size] [-N serialnumber] [-k] [-B bootsector] [-r root_dir_len] [-L fat_len] [-F] [-I fsVersion] [-C] [-c cluster_size] [-H hidden_sectors] [-X] [-S hardsectorsize] [-M softsectorsize] [-3] [-2 track0sectors] [-0 rate0] [-A rateany] [-a]device
Veja se eu entendi direito, esta saída acima diz que eu devo escolher uma ou algumas destas opções entre colchetes para que o comando execute o que quero? Vou para a próxima alternativa
[quote]Ou então: # mkfs.vfat /dev/dispositivo[/quote]
usuario@usuario-desktop ~ $ sudo umount /dev/sdc1
usuario@usuario-desktop ~ $ sudo mkfs.vfat /dev/sdc1
mkfs.vfat 3.0.7 (24 Dec 2009)
Bom, como não deu deu nenhuma mensagem de erro, devo entender que deu tudo certo né? Se eu estiver certo, vou copiar umas músicas para dentro deste pendrive e vou lá espetar no rádio do carro para ver se funcionou. Daqui a pouco coloco o resultado aqui.
Por enquanto obrigado.
quando formatamos algo em linux ele pede para escolhermos um ponto de montagem, tipo '/' ou '/home' e etc...
acho que se vc formatar em '/' que é o padrão pode ser que o seu tocador procure em uma determinada pasta os arquivos, porém estão em uma localidade diferente...
entra no gestor de softwares ou central de softwares e escreve pendrive ou format e baixa algun da lista o que estiver falando que formata pendrives e unidades moveis, dai funciona normalmente e geralmente o prog é até melhor que do windows xp!!!!
bom espero ter dado serto, até mais.
tive um problema parecido com um Kingston de 4gb, a ponto de desistir de usar o pendrive e comprar outro. Ele funcionava normalmente para arquivos, porém não funcionava em dvd e som com entrada usb quando formatado em linux, e pior, não aceitava dar boot por ele.
Tentei criar pendrive bootável com ele com Unetbooting para linux e windows, e também com Wintoflash, e só nele, exclusivamente no Kingston, não funcionava.
Troquei o pendrive Kingston de 4gb por um de 8gb paraguaiano e nunca mais tive o problema.
Não sei se seu pendrive é Kingston, mas se for, vale a pena testar um de outra marca para ver se ocorre o mesmo.