Aprenda a configurar o protocolo magnet e associar um aplicativo torrent ao Firefox

editado dezembro 2013 em Dicas e Truques
Olá galera do Linux Mint Brasil!

Desde que instalei o LM13 KDE no meu netbook tenho tido um pequeno problema que me acompanha, mas que nunca foi alvo de maior interesse de minha parte até hoje.

Sempre que eu clicava em algum link magnet para baixar algum arquivo via torrent eu me deparava com uma mensagem do Firefox informando que não era possível associar o protocolo magnet a nenhum programa. Como solução, eu simplesmente copiava o link magnet da barra de endereços, abria o Transmission (no meu caso a versão qt) e colava em: Arquivo>Open Url e dava início à transmissão torrent.

Mas ficava sempre a questão, se eu posso automaticamente iniciar esta transmissão, então por que ficar neste trabalho desnecessário?

A partir deste [url=http://superuser.com/questions/44072/how-do-i-associate-magnet-links-with-ktorrent-in-firefox ]tutorial em inglês[/url] mais alguns insights consegui resolver este problema, portanto decidi compartilhar com todos a solução. Vamos lá! Mãos à obra!

1 Abra o Firefox e digite na barra de endereço: [b]about:config[/b] e logo em seguida no aviso: [b]serei cuidadoso, prometo![/b]

2 Digite no campo localizar: [b]handler.expose[/b] e verifique se o nome: [b]network.protocol-handler.expose-all[/b] está marcado como [b]true[/b]

3 Clique com o botão direito do mouse ou touchpad e na janela que abrir vá em: [b]Nova Preferência>Boolean[/b]
Com isto se abrirá uma nova janela pedindo para que você forneça o nome da nova preferência, então digite: [b]network.protocol-handler.expose.magnet[/b]
Dê Ok e informe na próxima janela o valor: [b]false[/b]

3 Clique novamente com o botão da direita e na janela aberta vá em: [b]Nova Preferência>String[/b]
Será aberta uma nova janela solicitando o nome da preferência, assim digite: [b]network.protocol-handler.app.magnet[/b]
Dê Ok e informe na próxima janela o valor: [b]transmission-qt[/b] Caso você esteja usando o Transmission versão qt como estou

4 Agora tente abrir algum link magnet, [b]não é necessário reiniciar o Firefox[/b]
Ao fazer isto, o Firefox abrirá uma caixa de diálogo perguntando qual aplicativo deverá ser associado a esta ação, assim:
Marque a opção: [b]Lembrar minha escolha para magnet links[/b] e clique em [b]Escolher um aplicativo[/b]
Na janela que se abrir navegue até a pasta: [b]/usr/bin[/b] e escolha o aplicativo: [b]transmission-qt[/b]

Pronto dê Ok e faça a festa!
Abraço a todos!
Alquintela

Lembrando que este procedimento foi usado no Firefox e que meu aplicativo torrent é o Transmission-qt.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.