Por que eu tenho que reinstalar os drivers de vídeo nas atualizações do kernel?

editado dezembro 2013 em Café com Menta
Então quem nunca realizou uma atualização de kernel só de brincadeira e viu seu sistema iniciar em modo texto (o mesmo que sem interface gráfica). Parece um problema comum daqueles que fazem uso de drivers de vídeo proprietários. Eu mesmo passei por essa situação recentemente mas superei com muita dificuldade.

Pois bem, encontrei uma resposta bem satisfatória, num site Ubunteiro, de por quê uma atualização de kernel pode quebrar tão facilmente sua interface gráfica e o motivo principal pelo qual as aplicações do usuário não precisam ser reinstalas.

[b]"Todos os drivers que não fazem parte da principal árvore do kernel (o que obviamente inclui drivers proprietários) deve ser reconstruído para novas versões do kernel como interfaces internas do kernel pode ter mudado. Drivers estão fortemente acoplados ao kernel porque funcionam no espaço do kernel e usar interfaces internas do kernel. As aplicações são um jogo totalmente diferente e usar a interface [i]syscall[/i], que é o espaço de usuário de interface para o kernel, e que a interface é extremamente estável."[/b]

[i]Fonte:[/i] http://askubuntu.com/questions/274341/why-do-i-have-to-reinstall-video-drivers-on-kernel-updates
[i]Tradução: Google Translate[/i]

Comentários

• CretoCreto Paulo Benedito
    editado dezembro 2013
    Bem nos ubuntus jamais tive esse problema :roll:

Tive sorte? Acho que não, pois ainda creio que para quebrar a interface gráfica não seja a atualização em si, mas os drivers que não fazem parte dessa tal arvore.

[u]Resumindo[/u]: se há drivers proprietários e a atualização exige uma atualização de kernel o melhor é desinstalar antes, óbvio.

T+
  • editado dezembro 2013
    [quote]
    dougpess wrote:
    Então quem nunca realizou uma atualização de kernel só de brincadeira e viu seu sistema iniciar em modo texto (o mesmo que sem interface gráfica). Parece um problema comum daqueles que fazem uso de drivers de vídeo proprietários. Eu mesmo passei por essa situação recentemente mas superei com muita dificuldade.

Pois bem, encontrei uma resposta bem satisfatória, num site Ubunteiro, de por quê uma atualização de kernel pode quebrar tão facilmente sua interface gráfica e o motivo principal pelo qual as aplicações do usuário não precisam ser reinstalas.

[b]"Todos os drivers que não fazem parte da principal árvore do kernel (o que obviamente inclui drivers proprietários) deve ser reconstruído para novas versões do kernel como interfaces internas do kernel pode ter mudado. Drivers estão fortemente acoplados ao kernel porque funcionam no espaço do kernel e usar interfaces internas do kernel. As aplicações são um jogo totalmente diferente e usar a interface [i]syscall[/i], que é o espaço de usuário de interface para o kernel, e que a interface é extremamente estável."[/b]

[i]Fonte:[/i] http://askubuntu.com/questions/274341/why-do-i-have-to-reinstall-video-drivers-on-kernel-updates
    [i]Tradução: Google Translate[/i]

[/quote]

Esse é um dos principais motivos pelo qual o Clem (líder da equipe do Mint) desabilitou atualizações do Kernel via Gerenciador de Atualizações (com a opção de poderem ser liberadas pelo usuários por lá, caso ele queira). Sempre utilizo placas Intel (e seu driver aberto Mesa) e nunca tive problemas, porém com placas de outros fabricantes é preciso um pouco de cuidado.

O ideal nestes casos é fazer como disse o Creto, desinstalar antes o driver proprietário e depois atualizar o Kernel, procedendo posteriormente com a reinstalação do driver.

Além disso, sempre indico deixar instalada ao menos duas versões do Kernel (a que estava utilizando antes da atualização do driver e a que acabou de ser instalada), pois nestes casos basta dar o boot pela versão anterior e corrigir o problema.

Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.