Habilitando ZRam

editado agosto 2019 em Dicas e Truques
Aviso:
Particularmente prefiro e recomendo o uso de ZSwap em vez de ZRam (veja Habilitando Zswap + LZ4), mas sinta-se a vontade para usar aquele que é de sua preferência.

ZRam, anteriormente chamado de compcache , é um módulo do kernel (introduzido na versão 3.14) que fornece um dispositivo de swap na RAM para páginas de troca compactadas. As páginas de troca que de outra forma seriam trocadas para o disco são, em vez disso, compactadas e armazenadas dentro de um espaço de memória.

ZRam permite ao Linux fazer um uso mais eficiente da RAM, uma vez que aumenta virtualmente a capacidade de memória, em detrimento de um uso de CPU ligeiramente aumentado para compactar/descompactar as páginas de troca. Isso é particularmente eficaz em máquinas como pouca memória RAM.

A redução do uso do swap como resultado do uso de ZRam efetivamente reduz a quantidade de desgaste colocada sobre armazenamento baseado em flash, resultando no prolongamento de sua vida útil. Além disso, o uso de ZRam resulta em E/S significativamente reduzida para sistemas Linux que necessitam de swap.

A diferença em relação a ZSwap, é que ZRam é um dispositivo de swap na RAM que não requer um dispositivo de swap de apoio, enquanto ZSwap funciona em conjunto com um dispositivo do swap.

Importante

Nunca use ZRam e ZSwap juntos. A combinação deverá causar instabilidade e degradação na performance.

Habilitando no Linux Mint/Ubuntu

sudo apt install -y zram-config

Habilitando no LMDE/Debian

sudo -s
wget https://raw.github.com/gionn/etc/master/init.d/zram -O /etc/init.d/zram
chmod +x /etc/init.d/zram
update-rc.d zram defaults
/etc/init.d/zram start
Depois reinicialize o computador e rode o comando abaixo para ver se tudo deu certo:
cat /proc/swaps
Sele_o_008
............................................................................................................

Referências:
https://gionn.net/2012/03/11/zram-on-debian-ubuntu-for-memory-overcommitment/
http://www.diolinux.com.br/2013/06/como-instalar-o-zram-no-ubuntu-e-outras-dicas-para-melhorar-o-desempenho.html

Comentários

• CretoCreto Paulo Benedito
    editado janeiro 2014
    Ih, amigo, esse é um dos tópicos que você terá "[u][b]z[/b][/u]"lhões de opiniões...

[b]Jamais[/b] usei swap no fim do HD, mas sim, no mei dele sempre e [b]jamais[/b] tive problemas e/ou baixa performace em um GNU/Linux, portanto, espere mais um zilhão de opiniões.

T+
  • editado janeiro 2014
    Senhores,

O Linux Mint, por padrão, já vem com uma configuração bastante interessante, a qual certamente satisfaz a grande maioria dos usuários, principalmente os iniciantes no pinguim.

Entretanto, ajustes e melhorias sempre podem ser obtidos, sendo assim considero o tema deste tópico bastante pertinente e interessante. Lembro-lhes, apenas, que [b]esse tipo de mudança tem que ser realizada com bastante cuidado, pois uma ação incorreta pode danificar partes ou até mesmo o sistema por inteiro.[/b]

Peço-lhes, também, para que procurem se concentrar no tema, evitando discussões e críticas não construtivas, ok. ;-)

Abaixo segue um link com mais algumas dicas interessantes na obtenção de um sistema mais rápido e otimizado: [url=http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html]
    Acelerando o seu sistema Linux sem compilações[/url]

Abraço e fiquem com Deus.
  • leandrosrdleandrosrd Leandro Sampaio R. da Silva
    editado novembro 2014
    outra dica bacana pra adicionar ao tópico:

Limpando a mémoria swap depois que voltar da hibernação:
    sudo swapoff -a && swapon -a

Os comandos acima desativa e ativa o swap, limpando ele.

Eu tenho um notebook dell com 6gb de ram e deixo o swap desativado. Não acho necessário
  • klodsklods clodoaldops
    editado dezembro 2014
    Já usei swap no começo, no meio e no final do HD e não notei diferença.
    Já usei sem swap num desktop , e tbém não vi diferença no desempenho!
    LinuxMint-32-bits nas máquinas de minha assinatura!
  • Boa tarde, instalei o Linux Mint Tessa 19.1 em uma maquina virtual para teste. Meu programa de clientes e baseado em sql Anywhere 5.0, ele abre normalmente através do wine, mas preciso usar teclas de atalho para procurar clientes, incluir relatórios e outras funções que são acessadas através de teclas tal como Ctrl+C, Ctrl+L, Ctrl +N, assim por diante mas não consigo fazer funcionar estas teclas de atalho, seja no wine, no Q4wine e outros. alguém pode me ajudar
  • @JORGEHVARGAS
    Caro colega, notei que seu problema não tem relação com o assunto do tópico. Acho mais coreto você criar uma "nova discussão".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.