Dúvidas de uma pessoa que entrar no mundo Mint

Rodrigo RodferRodrigo Rodfer Rodrigo
editado janeiro 2014 em Dúvidas Iniciais
Boa tarde amigos. Estou cansado de praticamente de dois em dois meses ter que passar por aquela rotina de backup para poder formatar meu notebook e reinstalar o Windows.

Olhando mais sobre o Mint achei uma distro bem interessante, e aqui no fórum (o qual vou ajudar a manter com certeza !!!), vi que a galera ajuda mesmo.

Tenho um notebook Dell Inspiron 14R, o qual é um Core I5 - 6Gb - Hd 1Tb - Nvidia GT730M.

Segue as minhas dúvidas:

1-) O Mint da suporte a esse tipo de placa de vídeo que tenho no meu notebook, que seria aquelas Nvidia Optimus, que utilizam a Intel HD4000 quando não estão fazendo nada, e para outras tarefas ativa a GT730 ?

2-) Achei mais interessante a versão com XFCE, existe diferença de estabilidade entre as versões ? É possível, fazer a instalação daquele menu padrão do xfce na parte superior, e o dock na parte inferior ?

3-) O que uso hoje em casa, é o notebook para serviços como trabalhos de faculdade,pesquisas e assistir filmes e animes, conectados a minha tv através de HDMI. No Mint consigo reproduzir vídeos em 3D para que eu possa ver na minha tv ? E filmes em alta definição perdem qualidade no Mint ?

4-) Acesso muito o banco do brasil através do notebook para fazer transações bancárias.....funciona bem no Mint ? Risco de segurança ?

5-) No caso vou deixar somente o linux no meu notebook...qual seria a melhor forma de particionar esse meu hd de 1TB ?

Aguardo a ajuda dos amigos.

Comentários

• editado janeiro 2014
    [quote]2-) ...É possível, fazer a instalação daquele menu padrão do xfce na parte superior, e o dock na parte inferior ?[/quote]Sim, é possível e também simples.

5-) Deixo aqui minha dica de particionamento: http://www.linuxmint.com.br/forum/t-5066/particionando-hd-para-melhor-performance.html
  • andramosandramos André
    editado janeiro 2014
    Tambem sou novo no mint, vou responder pelo pouco que aprendi no ultimo mês.

1) Acredito que sim, nvidia dá suporte pro linux. então creio que não terá problemas.

2) não sei.

3)Com relação ao 3D, não sei. Eu utilizo porta hdmi sem problemas. A qualidade continua igual a quando usava no windows.

4)Eu utilizo para transações na caixa sem problemas, tive impressão que firefox assimilou o programa da caixa mais fácil. Do que quando utilizava o firefox no windows. Linux é sempre mais seguro.

5)Tem que ver como você vai pretender instalar, mas mint ele tem uma opção de particionamento automático que é boa na minha opinião. A forma que ele lida com partições é um pouco diferente do que estava habituado do windows.O melhor seria dar uma pesquisada em tutoriais.
  • editado janeiro 2014
    [quote]
    Rodrigo wrote:
    Boa tarde amigos. Estou cansado de praticamente de dois em dois meses ter que passar por aquela rotina de backup para poder formatar meu notebook e reinstalar o Windows.

Olhando mais sobre o Mint achei uma distro bem interessante, e aqui no fórum (o qual vou ajudar a manter com certeza !!!), vi que a galera ajuda mesmo.

Tenho um notebook Dell Inspiron 14R, o qual é um Core I5 - 6Gb - Hd 1Tb - Nvidia GT730M.

Segue as minhas dúvidas:

1-) O Mint da suporte a esse tipo de placa de vídeo que tenho no meu notebook, que seria aquelas Nvidia Optimus, que utilizam a Intel HD4000 quando não estão fazendo nada, e para outras tarefas ativa a GT730 ?

2-) Achei mais interessante a versão com XFCE, existe diferença de estabilidade entre as versões ? É possível, fazer a instalação daquele menu padrão do xfce na parte superior, e o dock na parte inferior ?

3-) O que uso hoje em casa, é o notebook para serviços como trabalhos de faculdade,pesquisas e assistir filmes e animes, conectados a minha tv através de HDMI. No Mint consigo reproduzir vídeos em 3D para que eu possa ver na minha tv ? E filmes em alta definição perdem qualidade no Mint ?

4-) Acesso muito o banco do brasil através do notebook para fazer transações bancárias.....funciona bem no Mint ? Risco de segurança ?

5-) No caso vou deixar somente o linux no meu notebook...qual seria a melhor forma de particionar esse meu hd de 1TB ?

Aguardo a ajuda dos amigos.[/quote]

Caro Rodrigo,

Antes de tudo, seja muito bem-vindo ao Fórum. Peço-lhe que, assim que possível, dê uma lida nos links [url=http://www.linuxmint.com.br/recomendacoes]Recomendações[/url] e [url=http://www.linuxmint.com.br/c/usar_forum]Como Usar o Fórum[/url], os quais possuem informações importantes para os novatos.

Em relação as suas dúvidas, vamos as respostas:

1-) Quanto ao suporte do Mint a placa NVidia GT730M a resposta é sim. Quanto a tecnologia Optimus, é sim possível utilizá-lo no Mint, porém sua utilização e configuração exige um pouco de paciência e atenção. Faço a ressalva de que cada nova versão do kernel linux isso vem sendo melhorado e facilitado, especialmente para o novatos.

2-) Quanto a estabilidade, todas as versões do Mint são excelentes. Em relação ao painel superior e dock inferior, é sim possível utilizá-los dessa forma no Xfce.

3-) Reprodução de vídeos 3D no Mint pode ser executada sem problemas. Quanto ao vídeos em alta definição, caso seu sistema esteja corretamente configurado e com drivers atualizados, não há qualquer perda de qualidade.

4-) Funciona bem, inclusive utilizo o Internet Banking deles por aqui. O Mint já vem com o plugin Icedtea (versão open-source do java), que em geral funciona bem. No entanto, se estiver com algum problema devido a ele, basta desinstalá-lo e instalar a versão proprietária da Oracle. Aqui no Fórum há amplo material sobre isso.

5-) A resposta a essa pergunta vai depender de alguns fatores, como por exemplo:
    - Você guarda arquivos e/ou instala aplicativos e ferramentas pesadas (de tamanho grande) no sistema;
    - Irá utilizar apenas o Mint (uma única versão dele) ou irá utilizar o PC em multi-boot, com vários SOs instalados simultaneamente;
    - Você também pode utilizar uma partição em separado para a partição HOME, onde ficam guardados os dados de seu usuário, ou então criar uma partição de backup.

Isso é apenas um resumo rápido com respostas às suas perguntas. Você pode encontrar [url=http://www.linuxmint.com.br/forum/t-1653/material-para-estudo-e-informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-o-gnu-linux.html?start=0&&order=ASC&status=&mode=0]amplo material[/url] aqui no [url=http://www.linuxmint.com.br/forum/]Fórum[/url] e em nossa [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/]Wiki[/url], onde poderá aprofundar seus conhecimentos.

Abraço e mais uma vez seja bem-vindo ao Fórum Mint Brasil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.