Utilizando o programa WINE, posso pegar virus do Windows?
Tristtok
Ricardo
Eu achei o programa WINE porém não baixei, mais vi que ele roda coisas do windows, baixando ele, tenho riscos de pegar virus, esse programa é bom?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Ricardo wrote:
Eu achei o programa WINE porém não baixei, mais vi que ele roda coisas do windows, baixando ele, tenho riscos de pegar virus, esse programa é bom?[/quote] De forma alguma, o wine é um programa que emula as dll's para os arquivos .exe possam funcionar no pinguim, mas não altera em nada seu sistema.
Ricardo wrote:
Eu achei o programa WINE porém não baixei, mais vi que ele roda coisas do windows, baixando ele, tenho riscos de pegar virus, esse programa é bom?[/quote]
Vou começar respondendo pelo final da sua pergunta: Esse programa é bom?
Sim, excelente! A camada de compatibilidade do Wine com Windows está muito estável e amadurecido, por isso, se "realmente" necessita ainda certos programas que só rodam no Windows, o Wine, sem dúvida, será uma mão-na-roda! Dica: verifique na própria página do Wine sobre os programas que tem melhor compatibilidade, estão separados em (Platinum, Gold, Silver, Bronze e Garbage). Dê preferências aos Platinum e Gold para não ter nenhuma surpresa quanto à travamentos, etc.
O Wine pega vírus? Teoricamente sim, mas na prática nunca vi. Existem relatos de usuários que conseguiram "a proeza" de instalar um programa que continha vírus, provavelmente de uma fonte muito duvidosa e os "crackeados" da vida. Nesse caso, o vírus, trojan, malware, vão afetar somente o Wine e não o sistema hospedeiro em si. Para isso ser consertado, fácil! Primeiro dê Ctrl+Alt+Del e mate o processo do Wine, depois delete a pasta .wine (oculta) que fica dentro do diretório do seu usuário (~/.wine), após, execute novamente winecfg e use-o novamente, dessa vez, tomando o cuidado de não instalar o programa malicioso. Na pior das hipóteses, desinstale o Wine e reinstale o mesmo!
Outra dica é instalar também o PlayOnLinux, que é um aplicativo que vai ajudar bastante na hora de instalar os programas desejados, e faça, quando tiver um tempinho, uma leitura sobre Instalação e configuração do Wine, PlayOnLinux e Winetricks, vai te auxiliar muito.
Seja bem vindo ao mundo Linux e sem paranóia com essa coisa de vírus! Tenha sempre o firewall habilitado e aproveite!
Um abraço a todos!
Edson