[Resolvido] Aumentar Swap

editado fevereiro 2014 em Dúvidas Iniciais
Caros,
É possível aumentar a memória swap sem precisar reinstalar o linux mint? Meu sistema está rodando muito bem, porém, às vezes, percebo que a memória RAM não dá conta e precisa recorrer à swap. Tem vez que ambas ficam em 100% resultando no travamento do sistema.
Obrigado.
Lenovo G470, Core i3, 2.1Ghz, 2GB RAM, 2GB Swap. LM13-LTS.

Comentários

• editado fevereiro 2014
    Acredito que antes seria interessante saber que processos estão rodando no seu sistema para consumir tanta memória. Pois, a tua configuração é excelente para rodar qualquer distro Linux, desde que você não abuse de programas que requeiram aceleração gráfica 3D pesada.

Mas em relação a sua dúvida dá uma olhada [url=http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Redimencionando-SWAP-sem-reinstalar-o-Linux]neste artigo do Viva o Linux[/url]

Abraço!
    Alquintela
  • editado fevereiro 2014
    Acredito que redimendionar um HD em produção tem seus riscos e também tenho pouca experiência nesse tipo de operação.
    Por isso vou lhe recomendar a intalação do programa ZRAM, como alternativa para amenisar seu problema de pouca memória.

[u]Descrição do programa e instalação[/u]: http://www.diolinux.com.br/2013/06/como-instalar-o-zram-no-ubuntu-e-outras-dicas-para-melhorar-o-desempenho.html

Esse tópico também é uma boa oportunidade para compartilhar minha fórmula pra tamanho da Swap.

== editado ==
    [code]
    Quantidade de RAM no sistema Espaço de swap recomendada

2GB ou menos 1GB + a quantidade de RAM
    2GB - 8GB 2GB + 0,5 vezes a quantidade de RAM
    8GB - 32GB 4GB + 0,25 vezes a quantidade de RAM
    32GB - 128GB 8GB + 0,125 vezes a quantidade de RAM
    128GB - 512GB 16GB + 0,0625 vezes a quantidade de RAM
    [/code]
  • alexzaggoalexzaggo Alex Zaggo
    editado fevereiro 2014
    [quote]
    nasverg wrote:
    Caros,
    É possível aumentar a memória swap sem precisar reinstalar o linux mint? Meu sistema está rodando muito bem, porém, às vezes, percebo que a memória RAM não dá conta e precisa recorrer à swap. Tem vez que ambas ficam em 100% resultando no travamento do sistema.
    Obrigado.
    Lenovo G470, Core i3, 2.1Ghz, 2GB RAM, 2GB Swap. LM13-LTS.[/quote] O procedimento é usar um live cd, abrir o gparted desmontar a swap e redimensionar, mas nem sempre irá melhorar pois a swap é mais lenta que a ram.
  • editado fevereiro 2014
    Resolvido. Agradeço a ajuda de todos.
    Como eu faço para colocar resolvido no tópico mesmo? Também tenho de escolher a melhor resposta, certo?
    Obrg.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.