Dicas dev iniciante no mint

aymoneaymone Marcelo
editado abril 2014 em Dúvidas Iniciais
Bom dia pessoal,

Estou migrando para o mint, e gostaria de algumas dicas de usuários mais experientes.

O meu foco é dev back side PHP e JAVA, também front side Html5, Jquery e Css.

Eu gostaria de saber, se dentro das opções de distribuição do mint, existe alguma mais adequada para o meu foco.

Percebi que existem diversas versões, e estou com o download engatilhado na versão 16, (linuxmint-16-cinnamon-dvd-64bit.iso).

Outra questão é se sabem me informar se existem incompatibilidades nos programas mais comuns para desenvolvimento com esta versão 64 bits.

Meu hardware é um note dell vostro 5470, i5-4200U, 4gb ddr3 ram, e uma GeForce GT 740M.

O que vocês acham, vai rodar legal?

Sugerem um tamanho ideal de partição?

Meu HD é 500GB, penso em disponibilizar 150 pro ruindows e meus jogos, 50 pro mint, e o resto deixar de espaço para armazenamento compartilhado entre os dois s.o's

Já tive contato com ubunto e debian mas só agora estou migrando a nível profissional.

Se alguém tiver mais alguma dica, agradeço, pois estou vindo do win7/netbeans.

Abraços

Comentários

  • DonkeyKongDonkeyKong Bruno
    editado abril 2014
    Boa tarde, seja bem vindo.

    Bom vamos por tarde.

    Quanto a PHP e Java no Mint, tranquilo, inclusive o OpenJDK já vem nos repositórios, se quiser instalar o Java da Oracle, já tem até tópico no fórum ensinando a instalar a versão 8.

    Para instalar o LAMP ( Linux, Apache, MySQL e PHP)

    sudo apt-get install lamp-server^

    Nunca tive incompatibilidade, com Java e PHP até onde eu fui.
    Sobre a distro, toma cuidado que a versão 16, terá o suporte encerrado ainda esse ano, e depois que deixar tudo redondinho para programação, terá que fazer tudo novamente. Pode esperar sair a versão 17, provavelmente em maio. Por enquanto pode usar a Maya, que o suporte é até 2017.

    Seu Hardware é bom, creio que não terá nenhum problema com nenhum versão do Mint. Mas com certeza a MATE e XFCE são as mais leves.

    Instalação do Netbeans no Linux também é tranquila.

    Espero ter ajudado.
  • editado abril 2014
    A questão é que se você utiliza PPAs em seu sistema e atualizar o Mint de uma versão para outra há o risco de corromper um pacote ou mesmo o sistema inteiro de forma irreversível.

    Sendo assim, sempre recomendamos realizar o backup dos dados, de forma a se prevenir se algo der errado.

    Em geral, as atualizações entre versões ocorrem de forma tranquila (se feitas corretamente), mas prevenção nunca é demais (ainda mais se os dados em risco são realmente importantes).

    Quanto as diferenças entre as versões 13 e 16 do Mint, elas são poucas. Além do mais, você pode atualizar o ambiente gráfico (MATE, Cinnamon, etc.) do Mint 13 bastando ativar o repositórios backports, o que irá deixá-lo semelhante ao Mint 16.

    Entretanto, em cerca de um mês será liberada a nova versão da distro, o Mint 17. O grande destaque desta versão (além, obviamente, de vir com os pacotes, ferramentas e aplicativos mais atuais) é seu suporte extendido (de 5 anos), enquanto que o Mint 16 terá seu suporte encerrado em mais alguns poucos meses.

    Sendo assim, minha opinião é que utilize uma das versões do Mint (13 ou 16) durante este período (cerca de um mês) de forma a se familiarizar com a distro (apesar dela ser incrivelmente amigável, mesmo para os recém chegados do Windows). Assim que for liberado o Mint 17 LTS, realize o backup de seus dados (por precaução), atualize o sistema e seja feliz pelos próximos 5 anos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.