PC novo a caminho...
Boa noite pessoal...
Comprei um novo computador, que deve chegar para mim lá pelo meio da semana que vem.
É um computador baratinho mas para o uso doméstico acredito que terei grandes avanços de performance, pelo menos comparado ao meu pc atual, abaixo as configurações:
PC Atual (Comprado em 06/2003)
SO: Linux Mint 9
Processador: AMD Athlon 2400+ (1,9Ghz)
Placa Mãe: Asus A7V8X-MX
Vídeo: GForce FX5500 AGP de 256MB
Memória: 2GB DDR1 333Mhz
HDs: Maxtor IDE de 40GB (em estado de pré-falha)
Samsung SATA2 de 500GB (um ano de uso)
PC Novo
SO: Windows 7 Home Basic
Processador: AMD Phenom X3 8450 (2,1Ghz)
Placa Mãe: SóDeussabe
Vídeo: onboard (provisoriamente)
Memória: 4GB DDR2
HD: 320GB SATA2
Perguntas:
1)Esse CPU é de 32 ou 64 bits?
2)Se for de 64 bits, tem Linux Mint para 64 bits? (esqueçam, já vi que só tem de 32)
3)Se não tiver Linux Mint 64 bits e eu instalar o de 32 bits, serão reconhecidos e usados os 4GB de memória?
Sei que são perguntas um pouco amadoras, mas já dei uma pesquisada sobre as informações técnicas deste processador só que acabei encontrando tanta coisa que acabei mais confuso (típico de um leigo)
Quem se dispuser a responder, considere-se agradecido desde já...
Valeu!!
Comprei um novo computador, que deve chegar para mim lá pelo meio da semana que vem.
É um computador baratinho mas para o uso doméstico acredito que terei grandes avanços de performance, pelo menos comparado ao meu pc atual, abaixo as configurações:
PC Atual (Comprado em 06/2003)
SO: Linux Mint 9
Processador: AMD Athlon 2400+ (1,9Ghz)
Placa Mãe: Asus A7V8X-MX
Vídeo: GForce FX5500 AGP de 256MB
Memória: 2GB DDR1 333Mhz
HDs: Maxtor IDE de 40GB (em estado de pré-falha)
Samsung SATA2 de 500GB (um ano de uso)
PC Novo
SO: Windows 7 Home Basic
Processador: AMD Phenom X3 8450 (2,1Ghz)
Placa Mãe: SóDeussabe
Vídeo: onboard (provisoriamente)
Memória: 4GB DDR2
HD: 320GB SATA2
Perguntas:
1)Esse CPU é de 32 ou 64 bits?
2)Se for de 64 bits, tem Linux Mint para 64 bits? (esqueçam, já vi que só tem de 32)
3)Se não tiver Linux Mint 64 bits e eu instalar o de 32 bits, serão reconhecidos e usados os 4GB de memória?
Sei que são perguntas um pouco amadoras, mas já dei uma pesquisada sobre as informações técnicas deste processador só que acabei encontrando tanta coisa que acabei mais confuso (típico de um leigo)
Quem se dispuser a responder, considere-se agradecido desde já...
Valeu!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Você pode saber os recursos do seu processador assim:
Abra o terminal como root e digita esse código:
[b]cat /proc/cpuinfo[/b]
Em flags, se aparecer um lm então a cpu é de 64 bits.
Caso você queira saber se seu processador suporta distros 64-bits, você vai procurar por "lm" na seção "flags" em /proc/cpuinfo
A flag "lm" significa "long mode", endereçamento 64-bits. Ela só vai estar presente em cpus que possam lidar com o modo 64-bits.
Tem esses comandos também:
[b]cat /proc/version [/b](para saber a se é x86 ou não)
[b]cat /etc/issue [/b] (para saber qual é o seu linux)
Abraços.
http://www.linuxmint.com/download.php
Bom saber que tem para 64bits vou testar as duas versões e compartilhar as experiências quando a máquina chegar.
Té mais!!
Olhe, na verdade não fiz nada de diferente, instalei tudo do meu Linux Mint 9 Isadora no hd de 320GB novo e deixei o de 500GB só para os arquivos .vdi das minhas máquinas virtuais.
Atualmente tenho usado nove máquinas virtuais com:
Windows XP Professional sp3
Windows 7 Ultimate
Debian Lenny
Linux Mint 9 KDE
Linux Mint 9 XFCE
Linux Mint LMDE
Famelix
Fedora 13
OpenSUSE
Mas isso não é nada de trabalho, é só hobby mesmo e na verdade esse meu HD de 500GB tá sobrando, ainda não tive paciência para aprender a vender no Mercado Livre, enquanto isso vou conhecendo algumas diferenças entre diversos SO.
Olá Sr. Jader Malaquias,
Acredito mesmo que possa ser percebida alguma diferença de performance mas não sei se isso pode acontecer no uso doméstico que faço do meu pc.
Penso que isso poderia ser melhor notado em algum uso profissinal...
Olá Sr. Pedro Arns Junior,
É mesmo esquisito isso que tu disseste sobre seu linux de 64bits usar somente 3GB dos 4GB do seu notebook.
Acredito que a existência de placas de vídeo com memória compartilhada maiores do que 512MB é pouco comum.
Aqui para mim, antes de instalar o kernel pae o sistema reconhecia 2,7GB, depois 3,7 pois 256MB vão para o vídeo, e com esse video onboard é possível rodar quase todos os recursos do compiz.
Mas, beleza, obrigado por suas impressões...
Valeu!!