Como se proteger do Marco Civil?
Bom pessoal, vim aqui pedir a ajuda de vocês em uma questão, que é: como não ter um reality show em casa?
Comecei o papo no VoL, e resolvi expandir a área de ajuda.
Aqui se tem o início: http://www.vivaolinux.com.br/topico/...do-Marco-Civil
A questão política foi abordada no VoL, e eu acho que não é necessário repetir o papo aqui. A situação que o Brasil vive hoje é uma só, e não é boa.
Então, eu queria pedir a vocês, se vocês podem me ajudar nisso, em não ter um reality show em casa. Seja com _informações criptografadas, VPN, Tor, Tails? etc._ ou com alguma outra medida de segurança, dentro da lei, que possa assegurar a privacidade de cada um.
Tem como pessoal? Tem como não ter um reality show em casa? Tem como se proteger do Marco Civil?
A questão mesmo é que esse Marco Civil é igual uma webcam transmitindo a tela das pessoas para um servidor. E o que um usuário quer, é ter sua privacidade em suas conversas no WhatsApp, por exemplo.
Vocês podem me ajudar e também ajudar a outros que possam querer o mesmo? E tem solução para o usuário comum?
Tem jeito dentro dos termos da lei, na legalidade, na liberdade e com as ferramentas legais disponíveis, de se assegurar a privacidade de cada um? Como em ter privacidade em conversas do WhatsApp, como já citado, ou do facebook, por exemplo?
Lembrando mais uma vez, que tudo deve ser feito dentro da lei, nas normas da constituição.
Obrigado!
Até.
Aqui se tem o início: http://www.vivaolinux.com.br/topico/...do-Marco-Civil
A questão política foi abordada no VoL, e eu acho que não é necessário repetir o papo aqui. A situação que o Brasil vive hoje é uma só, e não é boa.
Então, eu queria pedir a vocês, se vocês podem me ajudar nisso, em não ter um reality show em casa. Seja com _informações criptografadas, VPN, Tor, Tails? etc._ ou com alguma outra medida de segurança, dentro da lei, que possa assegurar a privacidade de cada um.
Tem como pessoal? Tem como não ter um reality show em casa? Tem como se proteger do Marco Civil?
A questão mesmo é que esse Marco Civil é igual uma webcam transmitindo a tela das pessoas para um servidor. E o que um usuário quer, é ter sua privacidade em suas conversas no WhatsApp, por exemplo.
Vocês podem me ajudar e também ajudar a outros que possam querer o mesmo? E tem solução para o usuário comum?
Tem jeito dentro dos termos da lei, na legalidade, na liberdade e com as ferramentas legais disponíveis, de se assegurar a privacidade de cada um? Como em ter privacidade em conversas do WhatsApp, como já citado, ou do facebook, por exemplo?
Lembrando mais uma vez, que tudo deve ser feito dentro da lei, nas normas da constituição.
Obrigado!
Até.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Aqui se tem o início: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Off-Code-Cafe/Como-se-proteger-do-Marco-Civil
Então, eu queria pedir a vocês, se vocês podem me ajudar nisso, em não ter um reality show em casa. Seja induzindo um registro de informações falsas, ou através de algum outro método que possa ser utilizado.
Vocês podem me ajudar e também ajudar a outros que possam querer o mesmo?
Obrigado!
Até.
Agora então, com a chegada ao mercado dos [url=http://info.abril.com.br/noticias/ti/2013/10/o-computador-quantico-d-wave-e-as-pretensoes-do-google.shtml]computadores quânticos[/url], os quais são virtualmente capazes de quebrar facilmente os padrões de criptografia utilizados atualmente, é que isso ficou ainda mais complicado.
Obviamente, este tipo de máquina só pode ser utilizado por grandes corporações (as quais são bastante fiscalizadas) e instituições governamentais (ao menos por enquanto). Sendo assim, apenas usuários que comentam ilícitos devem se preocupar com esse tipo de coisa. Nós, usuários "normais" que apenas utilizamos o PC para atividades legais, não temos com o que nos preocupar.
Aliás, o que lhe preocupa tanto nesta questão? Em que você acha que pode ser afetado e/ou prejudicado, dada a aprovação do Marco Civil?
Veja que o Marco Civil não deve (e nem pode) atingir os direitos e garantias contitucionais, ou seja, caso você tenha sua privacidade violada[b] sem autorização legal e isso resulte em algum tipo de dano pessoal[/b] você pode requerer seus direitos, quer seja a punição dos culpados, quer seja a exigência de indenizações pelo dano incorrido a sua pessoa.
Você pode expressar suas ideias livremente por aqui, desde que não transgrida as Regras do Fórum. Como isso não ocorreu, este tópico continua aberto e assim continuará até que o respeito as Regras se mantenha.
Caso não saiba, já há várias empresas (especialmente bancárias), corporações e instituições governamentais adquirindo os computadores quânticos, até porque o seu valor não é tão alto para elas (salvo engano ele custa cerca de $15 milhões de dólares). Você acha mesmo que a ABIN não tem $15 milhões disponíveis para comprar um desses?
Como foi dito antes, as leis e proteções aos cidadãos continuam válidas independentemente da criação de leis ordinárias como o Marco Civil, pois para mudar a Constituição Federal são necessárias Emendas, as quais possuem rito sumário e exigências muito mais rigorosas. Digo e repito, caso sinta que alguns de seus direitos foi violado basta recorrer e se utilizar das medidas cabíveis, nada disso muda com o Marco Civil.
Abraço.
O pilar do Sistema Linux é, de fato, a liberdade. Nosso Fórum tenta seguir à risca tal filosofia. Mas o gozo da liberdade implica em se ter responsabilidade. Afinal, a liberdade que eu tenho, também pertence ao outro e "nossas liberdades" não podem se opor ou contrapor. Por isso, inevitavelmente, regras precisam ser postas para impedir o choque entre "as liberdades".
Nosso Fórum tem regras e elas devem ser de conhecimento de todos. Elas existem para que possamos todos respeitar a liberdade do outro. Usar a liberdade, desobedecendo as regras que asseguram o direito de todos, não é uma maneira muito polida de se usar da liberdade. [b]Liberdade[/b], permitam-me ser repetitivo, deve caminhar com a [b]responsabilidade[/b].
A adesão ao Fórum, indica que todos concordam com as regras e termos de uso.
Sugiro a todos uma releitura atenta dos [url=http://www.linuxmint.com.br/c/termos_de_uso]Termos de Uso[/url] e das [url=http://www.linuxmint.com.br/c/regras_do_forum]Regras Gerais[/url].
Os ânimos se exaltaram... Vamos nos acalmar; já é hora!
[b]Fiquem com Deus.[/b]