Problema com Teclado, Bateria e Aquecimento
hcbravin
Henrique
E ai pessoal, sou novo no linux e gostei muito da interface do Cinnamon e resolvi instalar ele.
Meu notebook é um Itautec W7430, Core I3 380M.
[b]Bateria[/b]
Após algumas horas de uso a bateria descarregou um pouco pois deixei ele suspensoe para minha surpresa quando o religuei ele tinha parado de carrega-lá, mas caso eu tirasse o notebook do carregador ela funcionava, achei que era problema da bateria más logo vi que não. Quando reiniciei ele volto a carrega-lá mas depois de algumas horas de uso ele torna a apresentar esse problema.
[b]Teclado[/b]
Depois de 1 semana algumas teclas do teclado (normamente o botão de interrogação, a tecla função e o control) param de funcionar, após reinicializalçao voltam a funcionar normalmente e algumas horas depois elas apresentam defeito novamente.
[b]Superaquecimento:[/b]
Nesse mesmo tempo ele começou a mostrar superaquecimento por parte do processador, o sensor indicava 90 graus, e mesmo com coolers (aquele que você coloca embaixo do notebook alimentado por USB) ele nao diminuia menos que 80 graus. Novamente a reinicialização dava jeito nele. Esse problema ocorre com menos frequencia tendo ocorrido 5 vezes somente.
Vale esclarecer que antes mesmo do primeiro problema aparecer o sistema estava devidamente atualizado e sem nenhum software amais instalado.
Já tem umas 2 semanas que estou usando ele e começo a sentir saudade do Windows 7.
Alguem sabe como resolver, realmente não queria desistir do sistema, mas se os problemas persistirem não terei saida.
Meu notebook é um Itautec W7430, Core I3 380M.
[b]Bateria[/b]
Após algumas horas de uso a bateria descarregou um pouco pois deixei ele suspensoe para minha surpresa quando o religuei ele tinha parado de carrega-lá, mas caso eu tirasse o notebook do carregador ela funcionava, achei que era problema da bateria más logo vi que não. Quando reiniciei ele volto a carrega-lá mas depois de algumas horas de uso ele torna a apresentar esse problema.
[b]Teclado[/b]
Depois de 1 semana algumas teclas do teclado (normamente o botão de interrogação, a tecla função e o control) param de funcionar, após reinicializalçao voltam a funcionar normalmente e algumas horas depois elas apresentam defeito novamente.
[b]Superaquecimento:[/b]
Nesse mesmo tempo ele começou a mostrar superaquecimento por parte do processador, o sensor indicava 90 graus, e mesmo com coolers (aquele que você coloca embaixo do notebook alimentado por USB) ele nao diminuia menos que 80 graus. Novamente a reinicialização dava jeito nele. Esse problema ocorre com menos frequencia tendo ocorrido 5 vezes somente.
Vale esclarecer que antes mesmo do primeiro problema aparecer o sistema estava devidamente atualizado e sem nenhum software amais instalado.
Já tem umas 2 semanas que estou usando ele e começo a sentir saudade do Windows 7.
Alguem sabe como resolver, realmente não queria desistir do sistema, mas se os problemas persistirem não terei saida.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quanto às suas dúvidas, coloque informações adicionais para que o pessoal possa auxiliá-lo melhor. Por exemplo, qual a versão do Mint que você instalou (13, 14, 15, 16 ou 17RC)?
Abra um terminal, copie e cole os comandos abaixo e retorne a saída deles para o fórum:
[b]sudo lspci[/b]
[b]uname -r[/b]
Daqui a pouco chegará mais socorro.
Abração,
Tovarishch
Antes de tudo, seja muito bem-vindo ao Fórum. Aproveite e, quando possível, dê uma lida no link [b]Recomendações[/b] em minha assinatura, o qual possui muitas informações importantes para os novatos.
Em relação ao superaquecimento, acredito que seja sujeira nas saídas de ar do PC. Veja se tem como realizar ou limpeza ou então chame um técnico para fazê-la. Ainda assim, há alguns procedimentos que podemos realizar para baixar essa temperatura.
Para isso, abra o terminal e digite o comando abaixo, de forma a verificar as frequências de processamento utilizadas pela CPU de seu PC:
[code]cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_frequencies[/code]
Para configurar uma determinada frequência, você precisa editar o arquivo [b]/etc/rc.local[/b]. Desta forma, digite o comando abaixo no terminal para abri-lo:
[code]sudo gedit /etc/rc.local[/code]
Com ele aberto, adicione as linhas abaixo para setar a frequência desejada:
echo 2000000 > /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_max_freq
echo 2000000 > /sys/devices/system/cpu/cpu1/cpufreq/scaling_max_freq
No exemplo acima a frequência máxima está setada para 2,0 GHz. Se quiser alterá-la basta modificar os dois números 2000000 (mo começo de cada linha). Por exemplo, para trocar por 1,8 GHz, você coloca 1800000 em cada linha, ao invés de 2000000.
Salve o arquivo e feche-o.
Agora reinicie e PC, para que a mudança seja efetivada.
Para verificar se tudo correu bem, após o PC ser reinicializado, abra o terminal e digite o comando abaixo:
[code]cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_max_freq [/code]
Será, então, exibida a frequência máxima do sistema no momento.
Com essa pequena mudança, a temperatura deve cair bastante (só atente-se as frequências escolhidas, de forma a não utilizar uma que não estejam entre aquelas utilizadas pela CPU e visualizadas no primeiro comando que indiquei).
Quanto a bateria, indico que faça uma recalibragem dela. Para isso, carregue-a totalmente (deixe carregando por cerca de 6 horas) e depois utilize o PC sem parar até descarregá-la por completo (você tem que desativar as opções de economia de energia no Mint antes, senão o sistema irá desligar o PC antes da bateria estar totalmente descarregada).
Se mesmo assim o problema continuar, muito provavelmente sua bateria "foi pro espaço", ou seja, está precisando ser substituída. (a minha, aqui em casa, por exemplo já era).
Quanto a essa questão do teclado, está aparentando ser um problema mesmo de hardware. De qualquer forma, veja se atualizando o Kernel esse problema é solucionado. Para saber como fazê-lo é só realizar uma busca aqui no Fórum sobre a [b]ferramenta do BigBruno[/b].
Nos informe quanto aos resultados obtidos com as dicas acima.
Abraço.
Abri meu notebook e limpei ele (apesar de quase não estar sujo) e atualizei o kernel com a ultima versão estavel (http://kernel.org) e com um uptime de 3h21min até o momento não tive mais nenhum problema.
Testei nesse tempo descarregar parte da bateria e reconectar o conector e ela voltou a carregar normalmente. Não tive problema de o teclado parar (o interrogação continua funcionando >> ?? <<) e usando coisas pesadas para aumentar o processamento (como maquinas virtuais e programas pesados) o máximo de temperatura que atingiu foi 61 graus.
Espero que continue assim :)
Agradeço pela atenção e ajuda de vocês, realmente foram muitíssimas uteis. Obrigado.
tem alguma coisa que eu possa fazer para as luzinhas de indicação da bateria ascenderem ?
joao30k wrote:
[quote]
hugoleal85 wrote:
[quote]
joao30k wrote:
Instalei o Linux Mint 17.1 Rebecca interface cinnamom a poucos dias,notei que o notebook não ascende a luzinha que indica que o notebook está processado algum arquivo nem ascende a outra luzinha que indica que o notebook está conectado á tomada.
tem alguma coisa que eu possa fazer para as luzinhas de indicação da bateria ascenderem ?[/quote]
Sua dúvida não se refere ao tema tratado neste tópico (o que é contra às regras do Fórum). Desta forma, peço-lhe que abra um novo tópico no local adequado, solicitando suporte ao seu problema.[/quote]
amigo qual seria o local adequado ? achei que este era o local adequado pq tem a palavra bateria no descritivo dessa área do fórum e minha dúvida se refere a luz de indicação do nível de bateria que no meu caso não ascende [/quote]
Como se trata de um problema relacionado ao hardware da máquina, basta criar um novo tópico [url=http://www.linuxmint.com.br/forum/f-4/hardwares-e-perif%C3%A9ricos.html]nesta sala[/url], ok.