Do Ubuntu para o Mint vantagens

editado maio 2014 em Dúvidas Iniciais
Olá pessoas.

Eu estou interessado em mudar de distribuição. Hoje estou com o Ubuntu 14.04 mas não estou muito satisfeito. Estou tendo problemas na distro e por isso penso em deixa-la.

Eu pensei no Mint. mas compensa a troca uma vez que o Mint e o Ubuntu de roupa nova?

Outra coisa que eu vi na internet. Compensa trocar um sistema nato por uma derivação?

Valeu

:-)

Comentários

• editado maio 2014
    Boa noite a todos. Olá n33h11, não sei se é novo por aqui, mas de qualquer modo, seja bem-vindo ao Fórum Linux Mint Brasil.

Quanto às suas perguntas, em primeiro lugar, o Ubuntu é, ele próprio derivado do Debian. Em segundo lugar, o Mint não é apenas um Ubuntu de roupa nova. Em terceiro lugar, também há versão do Mint baseada diretamente no Debian.

O pessoal mis experiente aqui do Fórum vai indicar a você os melhores caminhos, mas a decisão final acabará sendo sua. Vai depender das suas necessidades.

O Mint tem agradado a muitos amigos aqui no fórum. Se quiser aguardar mias um pouco, sairá, em poucos dias, uma versão LTS (Mint 17) que terá suporte até 2019.

Dependendo da configuração de sua máquina, você poderá escolher a interface que melhor se ajuste ao seu equipamento em termos de performance.

Para adiantar, poste algumas informações (marca, modelo, processador, placa de vídeo, placa de rede, ...) sobre sua máquina.

Abração,
    Tovarishch
  • editado maio 2014
    [color=0000FF][b]Alexandre Quintela[/b][/color]

Entendi. mas uma coisa me chama a atenção. No site Distrowatch o Mint está em primeiro lugar. Não sei se o site tem credibilidade para mensurar posição mas de qualquer forma está lá em primeiro. Outra coisa é a grande variedade de elogios na internet com a distribuição. Porque então ficar com uma distro derivada? Porque o Mint não sai na frente e cria sua própria base sendo dela mesmo. Normalmente a independencia é sinal de amadurecimento e crescimento...ou não é assim que funciona em se tratando de sistemas livres??!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

[color=0000FF][b]clodoaldops[/b][/color]

Você conhce dos dois sistemas a bastante tempo. Mas não foi direto quanto a preferencia de uso.
    Mensionou algumas vantagens Mint em relação ao Ubuntu mas não disse qual a distro é melhor e porque...
    Esse é o ponto chave das minhas duvidas...

-----------------------------------------------------------------------------------------------

[color=0000FF][b]Francis[/b][/color]

Entendi. Por um lado é bom está na mão dos patrocinadores uma vez que eles podem ter voz ativa, contrário ao Ubuntu. Bem colocado. Mas por outro é tenso não? Tipo da parte financeira depende da ajuda das pessoas para se manter. Sem doações sem distro...
    se amanhã muita gente parar de doar...o sistema acaba? É isso que ainda não está encaixado...
    Os usuários do Ubuntu não tem essa preocupação pois nunca ofertaram nada e sempre terão a distro. Tipo falo em nível de garantias mesmo. De uma lado uma empresa que da $$$$$$$$ para o projeto e de outro lado pessoas dão $$$ para o projeto. Qual dois dois é mais fácil de falhar? Um tem rendimento(empresa) o outro não(pessoas). Entendeu?! Ou estou fora de contexto??!
  • editado maio 2014
    Só complementando a informação dos demais colegas,

O Linux Mint não possui uma empresa que seja totalmente responsável pelo desenvolvimento da distro, porém tem algumas parcerias importantes, como por exemplo as que foram fechadas com a [url=http://blog.linuxmint.com/?p=1913]Blue System [/url] e a [url=http://blog.linuxmint.com/?p=1884]Duck Duck Go[/url].

Ou seja, a verba que mantém o desenvolvimento da distro não vem apenas da comunidade (a qual, aliás, já contribui muito forte), mas também dessas parcerias.

Em resumo, não há qualquer risco da distro ser descontinuada (por problemas financeiros) no curto e médio prazos, assim como ocorre com o Ubuntu, Suse, RedHat, etc.

Abraço.
  • editado maio 2014
    [color=0000FF][b]Francis[/b][/color]

Entendi. Quando se refere a comunidade em comparação com a do Mint...você acha melhor então a LM?
    Tipo que os caras se gabam de ter a maior comunidade de uma distro Linux. Veja por exemplo que o Facebook dos caras tem mais de um milhão de pessoas....

mas estamos no foco...isso daqui e uma sala para tirar duvidas...seja o que for estamos falado de sistemas, usabilidade dentre outras coisas. Com certeza está ajudando alguém também caso tenha duvidas parecidas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[color=0000FF][b]hugoleal85[/b][/color]

Boa! As parcerias são importantes mesmo. Eu já ouvi falar nessa blue system...
    Mas no final você disse que em resumo, não há qualquer risco da distro ser descontinuada (por problemas financeiros) no curto e médio prazos, assim como ocorre com o Ubuntu, Suse, RedHat, etc. . Mas eu não entendi a comparação com Ubuntu, Suse, RedHat, etc. Como assim? Por serem empresas e não terem as distros na mão das comunidades? Deu a entender que eles sim correm o risco que temia no Mint....de ser descontinuado caso acabe as contribuições...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[color=0000FF][b]Eliseu[/b][/color]

Porque até então em matéria de linux eu sempre usei o Ubuntu. Ao contrário de Windows por exemplo que comecei no Windows 95 em um 486 dx2 66 no ano 1995 ao qual conheço bem. então em matéria de windows não tenho duvida nenhuma, conheço todas as verões e usei todas. Agora o linux pra mim e terra desconhecida ainda....comecei em um linux no qual me venderam a ideia de que é seguro, confiável, tem a maior comunidade de suporte, tem uma empresa por trás que garante qualidade e desenvolvimento e por ai vai. Entende que eu comei com essas ideias e quebra-las está sendo difícil...pelo menos por enquanto?! E a mesma coisa ou sensação de um produto que c já usa e chega outro vendendo com produto diferente e te mostra as qualidades dele...o normal e você comparar o novo produto que ele está te oferecendo ao que você já usa, conhece...tem isso, tem aquilo, faz isso, faz aqui, vantagens e por ai vai. É basicamente isso...estou saindo de um sistema que conheço para um que ainda não conheço...então quero ver o que ele tem a me oferecer para não me arrepender. Eu gosto de sentir confiança nas coisas, saber como funciona desde o começo. Vou colocar um sistema na minha maquina pra rodar sites de redes sociais, trabalho, estudos e outros então quero saber tudo dele...seja o que for é ele que vai estar comigo boa parte do tempo e rodando coisas pessoas importantes.

Quando eu perguntei as vantagens eu queria saber das reais condições do sistema Mint em si. Do ubuntu eu já sei...mas do mint não tenho ideia de como é. Até mesmo aqui nas respostas de vocês eu avalio o sistema e a comunidade. Isso é bom. Por isso não concordo com nosso amigo Francis quando disse que temos que ter foco. Tudo aqui contribui para conhecimento. Até agora nota 10 pra vocês, para o fórum...vamos ver o sistema que já baixei e vou instalar(não aguentei esperar a versão 17, baixei a 16 petra). deu pra pegar mais ou menos meus pensamentos??!!!

[color=0000FF][b]Para Todos[/b][/color]

Amigos me ensinem uma coisa. Eu baixei a versão 16 Petra Cinnamon do Mint no site. Porém lá informa o MD5 que está diferente do meu que olhei via PC. A imagem está corrompida??? Vejam abaixo:

[b]MD5 site Linux Mint: 5ba48b32861c62aebd44c5f310966ea3
    MD5 no cmd windows: 2a11f184de1427cf40bab1934621a586[/b]

27/05/2014 18:32 1.142.658.481 linuxmint-16-cinnamon-dvd-32bit.iso
    27/05/2014 18:44 49.152 md5sum.exe
    2 arquivo(s) 1.142.707.633 bytes
    2 pasta(s) 53.326.557.184 bytes disponíveis

C:\Users\n33h11\Downloads>md5sum linuxmint-16-cinnamon-dvd-32bit.iso
    2a11f184de1427cf40bab1934621a586 *linuxmint-16-cinnamon-dvd-32bit.iso
  • editado maio 2014
    Um pouco atrasado, mas vamos lá... :-D

Instale o Ubuntu e o Mint. Depois execute aquele seu vídeo ou aquela sua música favorita... ;-)

Criar um produto realmente bom é difícil... Mas pegar o que é muito bom e deixá-lo melhor ainda, é para poucos!

[b]Fique com Deus.[/b]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.