Relato de compra de laptop com Linux pré-instalado
eliseu
Eliseu
Fazia muito tempo que eu vinha procurando um novo laptop para substituir meu PC de mesa e, assim, eu adotar de uma vez por todas a completa mobilidade, mas eu não estava disposto a pagar por uma licença embutida do Windows 8. Eu diria que 99,9999% dos computadores de hoje vem com isso, mas ontem descobri onde estava o 0,0001%: na filial canoense das Lojas taQi.
A máquina é um Evolute SFX-65B (o "Laptop 2" da minha assinatura), de fabricação nacional e com um belo acabamento metálico. A configuração é bem interessante (vide assinatura) e o preço foi muito chamativo: R$1.249,00. Mas como um portátil com essas características poderia custar tão barato? Desconfiei no começo, mas todas as dúvidas foram esclarecidas após a compra.
Já em casa, pus o dito cujo no carregador e liguei-o para ver o que estava lá. Me deparei com um tal de KeeP-OS, uma antiga distribuição nacional baseada no Debian 6. Isso não vem ao caso, pois em breve o Linux Mint 17 LTS tomará seu lugar. Mas já saí no lucro só por não precisar dar dinheiro para uma multinacional estadunidense.
Ainda tenho algumas coisas para testar, mas posso dizer que esse Evolute é uma boa máquina. E que achado... Só havia [b]uma[/b] (!!!) unidade lacrada disponível, além da existente no mostruário. Se eu chegasse no dia seguinte, provavelmente já teria perdido essa chance, ainda mais pelo apelo do preço.
O Linux Mint 17 LTS já tem moradia garantida :-)
Em breve colocarei fotos aqui. E fica como uma sugestão para quem procura um laptop bom, bonito, barato, nacional - e [b]sem[/b] Windows.
A máquina é um Evolute SFX-65B (o "Laptop 2" da minha assinatura), de fabricação nacional e com um belo acabamento metálico. A configuração é bem interessante (vide assinatura) e o preço foi muito chamativo: R$1.249,00. Mas como um portátil com essas características poderia custar tão barato? Desconfiei no começo, mas todas as dúvidas foram esclarecidas após a compra.
Já em casa, pus o dito cujo no carregador e liguei-o para ver o que estava lá. Me deparei com um tal de KeeP-OS, uma antiga distribuição nacional baseada no Debian 6. Isso não vem ao caso, pois em breve o Linux Mint 17 LTS tomará seu lugar. Mas já saí no lucro só por não precisar dar dinheiro para uma multinacional estadunidense.
Ainda tenho algumas coisas para testar, mas posso dizer que esse Evolute é uma boa máquina. E que achado... Só havia [b]uma[/b] (!!!) unidade lacrada disponível, além da existente no mostruário. Se eu chegasse no dia seguinte, provavelmente já teria perdido essa chance, ainda mais pelo apelo do preço.
O Linux Mint 17 LTS já tem moradia garantida :-)
Em breve colocarei fotos aqui. E fica como uma sugestão para quem procura um laptop bom, bonito, barato, nacional - e [b]sem[/b] Windows.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
[url=http://www.magazineluiza.com.br/notebook-evolute-sfx-65b-com-intel-core-i5-4gb-500gb-lcd-14-1-grava-dvd/p/2082956/in/note/]Notebook Evolute SFX-65B com Intel Core i5 - 4GB 500GB LCD 14,1 Grava DVD [/url]
Só não tem para venda.
Claro, não fica uma conexão tão rápida, mas para quebrar o galho quando precisar, já é uma mão na roda :-)
Meu outro laptop (o "1" da assinatura) não tem isso.
O tempo de duração de bateria é extremamente sensível a alterações. Desta forma, qualquer diferença de ajustes e/ou mudança seja nas configurações de energia do Mint, seja quanto aos aplicativos que estão rodando no momento, certamente modificarão bastante o tempo de duração exibido pelo sistema.
Minha sugestão é que utilizem uma ferramenta de testes em ambas as configurações (1- padrão, ou seja, sem otimizações ; 2 - Otimizada, ou seja, com mudanças para aumentar a autonomia da bateria ; 3 - performance, ou seja, otimizada para máximo desempenho).
Uma ferramenta interessante que realiza testes de autonomia de bateria (além de vários outros testes legais) é a disponibilizada pelo site Phoronix. Segue o link:
[url=http://www.phoronix-test-suite.com/?k=features]Phoronix Test Suite[/url]
Abraço.