Qiana: de fato, o melhor Mint até hoje!

Já deixei bem claro aqui no Fórum, em vários tópicos, minha predileção por versões LTS. Por isso mesmo, estive agarrado ao Mint 13, ignorando 14, 14.1, 15 e seus avanços. A versão 16 foi a única que cheguei a usar de fato em minha partição de teste, pois gostei do que vi, mas me mantive fiel à 13. Então é de se presumir minha ansiedade pelo Mint 17... Por fim, ela chegou; a Qiana chegou!

Testando desde o dia 30 de maio, primeiramente em modo live – que já impressiona, depois instalado em uma partição de testes, fiquei bem contente com o que me deparei: as melhorias no sistema ficaram ótimas, a fluidez impressiona, o tempo de instalação está incrível. Ontem à noite, sem hesitação, fiz o backup dos dados e arranquei o Linux Mint 13 da máquina. "Querida Maya, você deixará saudades... Mas ficarei bem: sua irmã mais nova, Qiana, está me ajudando muito a superar isso!" :-D

Essa versão me quebrou um paradigma: larguei o Gnome-Shell. Sim, eu usava o Gnome-Shell e não largava por nada! Mas as melhorias no Cinnamon me convenceram. Agora, vou de “menta e canela”! ;-)

Por fim, a maior das “vitórias”... Minha esposa tem um [d]famigerado[/d] notebook Itautec com [d]uma placa medíocre da[/d] arquitetura AMD, que, [url=http://www.linuxmint.com.br/forum/t-4379/resolvido-problemas-de-compatibilidade-entre-itautec-e-linux-mint-13-141-e-15.html?start=0&&order=ASC&status=&mode=0]no Linux Mint 13, funciona “sofrivelmente” e ainda assim com “quase-gambiarras”[/url]. Pois bem, baixei a imagem da versão 32bits com MATE do Mint 17, instalei num pendrive e testei no bicho... Sucesso total! Rodou tudo muito, mas muito bem! A reprodução de vídeos, a parte antes mais sofrida, agora não trava e áudio e vídeo caminham juntos; nada de um na frente do outro. Testei vários formatos de vídeo diferentes e não houve problema com nenhum deles. Para o final, o maior dos testes: vídeos do Youtube. Passou com louvor. Nem parece o mesmo notebook! :lol: O sucesso foi tanto, que a pergunta de minha esposa foi a seguinte: “Demora muito para instalar?”. Instalei.

Vida longa à Qiana! Aliás, é longa mesmo: vai até 2019! :hammer:

Um abraço.

[b]Fiquem com Deus.[/b]

Comentários

• mattknobmattknob Mateus Knob
    editado junho 2014
    Concordo em grau, número e gênero. Ficou muito boa essa versão.
  • editado junho 2014
    Pois é, Marcelo, a Qiana está mesmo fantástica.

Em relação ao driver AMD do notebook dela, você estava usando a versão proprietária ou os drivers padrões que vêm na distro (abertos)?

Se foram os drivers abertos, realmente faz todo o sentido, pois as novas versões estão muito melhores e com desempenho muito superior (inclusive com desempenho já próximo ao da versão proprietária da AMD).

Outro ponto positivo é que o suporte a tecnologia Optimus da Nvidia (gráficos híbridos) ao que parece está perfeito, não havendo mais problemas em habilitá-lo, segundo os relatos de usuários que tenho visto recentemente. Fica a dica para quem tiver um PC com essa tecnologia.

Abraço.
  • editado junho 2014
    E sobre a nova estrategia LTS do Linux Mint que irá usar a mesma base Ubuntu 14.04 LTS para o Mint 18,19 e 20?Eu achei muito inteligente por parte do time do Mint fazer isto!E também do Ubuntu aumentar o suporte Lts pra 5 anos e diminuir o suporte para versões intermediarias pra 9 meses!

LTS strategy
    Linux Mint 17 will receive security updates until 2019.

Until 2016, future versions of Linux Mint will use the same package base as Linux Mint 17, making it trivial for people to upgrade.

Until 2016, the development team won't start working on a new base and will be fully focused on this one.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.