Como atualizar o kernel no Linux Mint

editado junho 2014 em Dicas e Truques
Como os colegas devem ter percebido, o Kernel Linux não mais é atualizado no Mint 17 via terminal através do bom e velho comando [b]sudo apt-get update ; sudo apt-get dist-upgrade[/b].

Desta forma, para atualizar a versão atual do Kernel (que no Linux Mint 17 é a [b]3.13[/b]) para a mais atual (a qual no momento desta postagem é a 3.13.0-27) é necessário fazer o seguinte:

Abra o [b]Gerenciador de Atualizações[/b].

Clique em [b]Ver -> Kernels Linux[/b].

Escolha a versão desejada e instale-a.

Para atualizar para uma série mais recente (3.14, 3.15 RC, etc.), indico a [url=www.biglinux.com.br/ubuntu/big-repositorio-kernel-ubuntu_1.0.0-1kaiana1_all.deb]ferramenta de atualização do BigBruno[/url].

OBS: Sempre deixe ao menos [b]duas versões do Kernel instaladas no sistema[/b], para o caso de haver algum problema após a instalação.

Por fim, devo lembrá-los que a atualização do Kernel é um procedimento sujeito a certos riscos, sendo este o principal motivo dos devs terem "dificultado" um pouco mais a sua realização.

Sempre realizo a atualização do Kernel e praticamente nunca tive problemas (em geral, caso algo dê errado, basta selecionar uma versão anterior do kernel no menu do GRUB, durante a inicialização do PC), mas como dito antes há riscos inerentes, logo se for adiante esteja ciente deste fato.

Abraço e fiquem com Deus.

Comentários

• editado junho 2014
    Boa noite Hugo. Não sabia disso. Aliás, ainda não instalei a Qiana. Estou recuperando um PC antigo para o Mate. E Cinnamon para um note intermediário (dual core).

Sua informação ajudará bastante quando alguém for atualizar o kernel.

Abração,
    Tovarishch
  • editado junho 2014
    Hugo, coincidência ou não, após a atualização, achei que o sistema ficou mais lento. E mais: agora ocorre um bug: quando faço a descompactação de arquivos, a janela de notificação fica em "branco" e trava na tela, mas não "fisicamente", pois acesso tudo através dela. Para resolver, somente reiniciado o Cinnamon. Para aumentar minha "certeza", na minha partição de testes ainda tenho o Mint 17 instalado e lá, onde não atualizei o kernel, isso não ocorre. Farei a atualização por lá, pra ver se ocorre o mesmo.

[b]Fiquem com Deus.[/b]
  • editado junho 2014
    Por aqui no meu PC com hardware Intel (Core i5 Sandy-Bridge 2430M) está tudo ok, mesmo após a atualização para o Kernel 3.13.0-27.

Entretanto, sempre há esse risco de alguma ferramenta ou aplicativo apresentar problemas, daí o jeito é experimentar outra versão (neste caso indico a 3.14.5, via ferramenta do BigBruno) ou voltar a versão anterior, desinstalando em seguida a versão problemática.

Testa aí e nos diz se o problema se repete por lá.

Abraço.
  • editado junho 2014
    Usei (pela primeira vez; que fique registrado) a ferramenta do BigBruno, como indicado, Hugo, e instalei o 3.14. Continuou do mesmo jeito. Retornei para o kernel inicial e, para minha surpresa, continuou com o problema. Conclui, então, que o problema não estava no kernel, afinal. Por fim, fuçando mais um pouco, descobri que o que ocorreu foi pura e simplesmente a habilitação de um efeito gráfico para as janelas, que ainda, parece, está "bugado". :oops: :-P :-? :-D ;-)

Esse ocorrido levou-me a entender que o Cinnamon, embora já muito estável e com excelente usabilidade, tem algumas "coisinhas" a corrigir. Por exemplo, no uso de extensões, ainda acontecem falhas e travamentos. Mas, com cinco anos pela frente para desenvolvimento, esses pormenores, certamente, serão corrigidos. ;-)

[b]Fique com Deus.[/b]
  • editado junho 2014
    Apesar da segurança e robustez do nosso pinguim, em minha opinião um pouquinho de cuidado a mais nunca é demais.

Abaixo segue um link com algumas informações que reforçam um pouco mais a necessidade de se avaliar bem se realmente vale a pena não atualizar o Kernel, No link é informado também que a Canonical acabou de liberar a versão 3.13.0-29, explicando as principais características e correções presentes nesta nova versão..
    [url=http://news.softpedia.com/news/Canonical-Closes-Linux-Kernel-Vulnerabilities-in-Ubuntu-14-04-LTS-445674.shtml]Kernel 3.13.0-29[/url]

Aos que desejarem seguir adiante, atualizando o Kernel para esta nova versão, basta seguir as dicas que postei no início do tópico.

Abraço e fique com Deus.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.