[Resolvido] Instalei o Windows 8 perdi o Linux Mint

Olá pessoas!

Eu suo o sistema com dual boot. Windows 8 e Linux Mint. Porém eu precisei formatar o windows e instalar novamente e perdi o sistema de dar o boot. Aquela tela onde mostra qual sistema você deseja entrar no inicio quando liga o computador.

Alguém sabe como mostrar aquela tela? Vou ter que instalar o linux de novo??

Valeu!

Comentários

• eliseueliseu Eliseu
    editado junho 2014
    Já era. Dual boot Windows/Linux exige [b]primeiro[/b] a instalação do Windows, [b]depois[/b] a do Linux.
  • editado junho 2014
    Calma aí, pessoal! Não tá perdido, não. De fato, instalar o Linux após o Rwindows torna o processo mais fácil, mas nada impede de ser feito o contrário. Já cansei de fazer isso. Basta recuperar o Grub depois. Siga a dica seguinte: [url=http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona]Como recuperar o GRUB em 3 comandos - Esse funciona![/url].

[b]Fique com Deus.[/b]
  • editado junho 2014
    [color=0000FF][b]Alexandre Quintela[/b][/color]

Pois é...espero que sim né. Acontece que a Microsoft mudou completamente as versões. Mesmo sendo do 8 para o 8.1 muitas coisas na engrenagem mudou...contudo isso me gerou uma outra dúvida que coloco abaixo para todos...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[color=0000FF][b]Marcelo Alves[/b][/color]

mas eu já tinha o Linux instalado...formatei NTFS a unidade do Windows e instalei de novo...
    Mas como executar no terminal se não tenho o linux??? :-? O linux sumiu da sua unidade. No gerenciador de discos do windows aparece normal a partição dele mas ao iniciar o pc a tela de inicialização de sistema dual boot pro pro espaço....

Agora no HD

c:\Windows
    d:\ext4

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[color=0000FF][b]Wellington[/b][/color]

Sendo pelo Windows :-D linux está lá mas nada de acessar...

[color=0000FF][b]Todos[/b][/color]

Pessoal, isso me gerou uma nova dúvida. Lá na instalação do linux existem dois modos de instalar...um a partição primaria formatada ext4 [b]no inicio do sistema com ponto de inicio "/"[/b]. O outro é o mesmo porém [b]no fim da partição com ponto "/home"[/b]

:idea: Se eu então colocar todos os meus arquivos em [b]/home no fim da partição[/b] mesmo assim corro o risco de perder tudo caso formato a unidade c:\windows e instalo ele de novo??????
  • editado junho 2014
    [quote]
    n33h11 wrote:
    mas eu já tinha o Linux instalado...formatei NTFS a unidade do Windows e instalei de novo...[/quote]

[quote]
    n33h11 wrote:
    No gerenciador de discos do windows aparece normal a partição dele mas ao iniciar o pc a tela de inicialização de sistema dual boot pro pro espaço....

Agora no HD
    c:\Windows
    d:\ext4
    [/quote]Pelo que entendi do seu discusso, o Linux está intacto. Então, é só seguir mesmo o tutorial que indiquei, que não tem erro. Agora, meu velho, se durante a formatação da partição NTFS, você formatou todo o HD... Desculpe, mas já era. Aí, vc parte para o início. E sendo assim, é melhor refazer todo o particionamento. Para fazer isso, eu indico dar boot pelo Mint em modo live pelo DVD ou pendrive (a mídia que usou para instalar o Mint) e usar o Gparted, criando uma partição EXT4 para o Linux, uma NTFS para o Windows, uma swap de uns 2 GB e uma bem grande em FAT32 para seus dados. Essa última em FAT32 é bastante útil, pois servirá para armazenar seus dados mais importantes. Por isso, ela deve ser imensa. Tendo seus dados principais armazenados nela, numa eventual necessidade de reinstalação dos sistemas, não haverá precisão de backups.

[quote]
    n33h11 wrote:
    Mas como executar no terminal se não tenho o linux??? :-? O linux sumiu da sua unidade.
    [/quote]A resposta está no próprio tutorial. É como o Francis indicou: vc usa o Mint em modo live, com a mídia que usou para instalá-lo. Releia o tutorial, por favor.

[quote]
    n33h11 wrote:
    [color=0000FF][b]Todos[/b][/color]

Pessoal, isso me gerou uma nova dúvida. Lá na instalação do linux existem dois modos de instalar...um a partição primaria formatada ext4 [b]no inicio do sistema com ponto de inicio "/"[/b]. O outro é o mesmo porém [b]no fim da partição com ponto "/home"[/b]

:idea: Se eu então colocar todos os meus arquivos em [b]/home no fim da partição[/b] mesmo assim corro o risco de perder tudo caso formato a unidade c:\windows e instalo ele de novo??????[/quote]Realizando o processo correto de instalação, jamais perderá tudo!

Formate a partição do Mint em EXT4, com ponto de montagem em “/”. “/” é a pasta raíz, ou seja, a pasta da qual se originam todas as outras pastas no Linux.

Siga todas as orientações com calma e cuidado, que vc conseguirá e ainda verá que é mais fácil do que parece ;-)

[b]Fique com Deus.[/b]
  • editado junho 2014
    [quote]
    n33h11 wrote:
    [b]1- mas ae eu pergunto...o que e partição mnt?
    2- O que é sda6...[/b]
    [/quote]

O diretório /mnt é reservado de forma temporária para que o administrador do sistema possa montar partições.

Maiores informações [url=http://www.hardware.com.br/dicas/linux-entendendo-arvore-diretorios.html]aqui[/url] nos links abaixo (em inglês):
    [url=http://www.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.html#MNTMOUNTPOINTFORATEMPORARILYMOUNT]link1[/url]
    [url=http://askubuntu.com/questions/22215/why-have-both-mnt-and-media]link2[/url]

Já a SDA6, é a sexta partição existente em seu sistema. Para visualizar todas elas em modo gráfico, utilize o aplicativo [b]Gparted[/b].

Já nos links abaixo você obtém maiores informações sobre o tema [b]partições[/b] no Linux.
    [url=http://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-segredo-do-Linux-as-particoes?pagina=1]link1[/url]
    [url=http://www.guiafoca.org/cgs/guia/intermediario/ch-disc.html]link2[/url]
  • editado junho 2014
    Bem companheiro já que seu problemas já foram resolvidos e esclarecidos peço que volte no seu primeiro post e edite seu tópico, adicione um [ [b]Resolvido [/b]] no inicio dele.
  • editado julho 2014
    Instalei o Windows 7 e O Linux (Mint) o Linux não Aparece

Ola Pessoal, eu sou novo aqui e com o linux também, tenho pouco conhecimento mas estou tentando aprender
    Eu procurei o problema, e não achei ( algumas coisas parecidas, mas nada que solucionasse meu problema )

Bem, eu no momento estou com 2 HDD's um de 500GB e um de 250GB
    HDD de 500GB eu particionei em 4 pedaços pra guardar meus arquivos, e servir de Backup
    E no de 250GB instalei o Windows 7
    Recentemente me veio a ideia de instalar o Linux Mint no HD
    então eu Diminui o da partição do Windows, sobrando 25GB instalei o Linux
    Criando mais duas partições a partir dessa, 4GB para o Swap e 21GB para o Sistema, fazendo essas duas partições da forma correta, na instalação do linux com Swap e ext4
    Ao Instalar o Linux e pedir para reiniciar, o windows Sobe Direto
    Não aparece o Grub como apareceu em outros computadores que eu fiz o mesmo procedimento e apareciam o grub normalmente
    Gostaria de saber o que poderia ser e como resolver, para poder ter o dual boot

Estou usando a seguinte Iso para instalação
    linuxmint-17-cinnamon-64bit-v2

Aqui para mostrar as partições
    http://oi62.tinypic.com/nzq3h1.jpg
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.