3 partições: root, home e arquivos de mídia. Como faço?

editado junho 2014 em Sistema
Pessoal, bom dia.

Eu utilizo e Mint 17 e estou com a seguinte configuração:

sda1: / (root)
sda3: /home
sda4: vazia

Eu quero deixar os arquivos de mídia (música e vídeos) da pasta "home" na partição "sda4", mas não entendi como faço para montar isso junto com a inicialização do sistema e nem como retirar, ou criar um link, na pasta "home".

Comentários

• editado junho 2014
    Eu tenho uma opinião, mais é só uma opinião mesmo, porque não copia suas músicas e vídeos para essa partição vazia, e passa a salvar as novas músicas e novos vídeos que você disponibilizar nesta partição, se for o caso de formatar a mesma, o gparted faz isso tranquilo.
  • editado junho 2014
    [quote]
    limao wrote:
    Pessoal, bom dia.

Eu utilizo e Mint 17 e estou com a seguinte configuração:

sda1: / (root)
    sda3: /home
    sda4: vazia

Eu quero deixar os arquivos de mídia (música e vídeos) da pasta "home" na partição "sda4", mas não entendi como faço para montar isso junto com a inicialização do sistema e nem como retirar, ou criar um link, na pasta "home".[/quote]Monta essa sda4 em formato ext4 e ela vai ser montada na inicialização do sistema.

Mas o mais ideal é você criar trez partições

dev/sda1 / ( Rais)
    dev/sda2 ( /Home )
    dev/sda swap

A home fica separada e seus arquivos salvos caso venha formatar seu sistema.
  • editado junho 2014
    Boa noite!

Adryano, essa é exatamente a idéia!

Francis, eu não coloquei minha partição swap porque não é o foco, mas para esclarecer seguem as partições que estou usando atualmente:

sda1 / (root)
    sda4 ext4 (vazia)
    sda3 /home
    sda swap

Deixa eu explicar o que aconteceu para chegar nessa situação.

Eu instalei o Mint 16 apenas com as partições root e swap. Então tive um problema com o Skype e me sugeriram instalar o Mint 17.

Para isso eu não queria perder meus dados... então particionei o HD com máximo que deu.... então movi a pasta home para essa partição. Como a partição root e home ficaram do mesmo tamanho, resolvi reduzir a partição root para expandir a home.

Consegui reduzir a root, mas não consegui expandir a home... tentei 3 vezes e todas deram um erro que agora não me lembro qual foi. Então como a partição home está cheia.. quero dividir os arquivos que mais ocupam espaço (música e vídeos).

Eu quero saber se consigo deixar a pasta música e vídeo do meu direcionadas para essa partição e apagar as pastas dentro do home.
  • editado junho 2014
    Bom dia... pois é.. foi uma bagunça mesmo... rsrsrs

Então Francis... mas agora acho que vou mover as pastas de música de vídeos para a partição vazia e criar um link na pasta home.

Acho que será a melhor solução.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.