Instalando o Lazarus e FreePascal no Qiana

editado junho 2014 em Dicas e Truques
Hoje eu perdi muito tempo tentando instalar o Lazarus e o FreePascal no LinuxMint 17. Tentei tantas dicas encontradas pela internet, mas todas davam erradas, inclusive a do próprio site do Lazarus.
Finalmente, consegui instalar sem problemas, de forma limpa e tudo funciona bem.
Usei a dica existente neste link aqui:
http://lazplanet.blogspot.com.br/2013/03/how-to-install-lazarus.html

Depois, caso alguém se interesse de ter também uma IDE semelhante ao antigo Turbo Pascal, instale pelo terminal assim:
sudo apt-get install fp-ide-2.6.4

Depois, execute pelo terminal digitando fp, procurando abrir o terminal sempre no mesmo diretório que você escolher para colocar seus programas, pois três arquivos de configuração são criados na execução na pasta atual de uso.

P.S. Não ligo que digam que são programas pouco usados, mas pode ser que alguém se interesse.
Eu utilizo um note de testes e só depois de tudo OK é que eu faço a instalação no note de uso diário. Eu digo isso para justificar porque tantas tentativas não prejudicam o sistema instalado nem os demais aplicativos.

Comentários

• editado junho 2014
    Obrigado por compartilhar a solução com os demais colegas da comunidade. Esse é o espírito!

Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.