Cartão de crédito clonado

Olá a todos.
A pouco tempo recebi um cartão de crédito novo do meu banco.
Normalmente eu o utilizo para compras on-line (sempre em sites seguros) e sempre o fiz em meu notebook que roda apenas Linux Mint. Para minha surpresa recebi um telefonema da área de segurança do banco hoje, para confirmar algumas tentativas de compras internacionais feitas com meu cartão, uma delas de 1200,00 dólares.
Fiquei muito surpreso, haja visto a segurança já conhecida que o Linux nos proporciona, e até agora não entendo como isso pode ter acontecido. Alguém teria alguma idéia?

Gostaria de dicas de programas que eventualmente vocês considerariam interessantes ter instalado para prevenir tais fraudes.

Comentários

• editado julho 2014
    Mas ai não é culpa do sistema e sim dos sites que usa para compras que não são seguros.
  • editado julho 2014
    André, não dá pra associar o sistema operacional com este seu caso. Muita coisa pode ter acontecido, por exemplo um site inseguro, um site suspeito ou alguma falha em seu navegador, mas no Linux Mint acho pouco provável. O ideal não é ficar utilizando o cartão em qualquer site, procure utilizar os serviços do paypal ou do pagseguro uol, assim você faz a compra mais tranquilo, pois não precisa ficar digitando seu cartão de crédito em qualquer site. Outro ponto, é saber se você por acaso não utilizou o cartão em algum estabelecimento que possar ter a máquina de cartão com um chupa cabra. Nossa são tantas possibilidades, mas acredito que associar ao Linux Mint fica muito difícil.
  • editado julho 2014
    Pergunta: seu firewall está ativado? Veja com o comando:
    [code]sudo ufw status verbose[/code]
    Se não, para ativar:
    [code]sudo ufw enable[/code]

Por mais seguro que o Mint ou qualquer Linux seja, se não houver por parte do usuário do sistema uma atitude segura, que já vimos que há de sua parte, o risco de invasões é uma possibilidade, pois não existe sistema 100% seguro, infelizmente. A primeira atitude segura é ativar o firewall. Não sair clicando em todo link que vê, não baixar conteúdo de sites suspeitos, não realizar compras online em sites desconhecidos, não acessar o internet bank com o java desatualizado, manter o sistema atualizado, são algumas importantes atitudes seguras. Agindo assim, os riscos diminuem vertiginosamente.

[b]Fique com Deus.[/b]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.