Brand new member!
Bom dia pessoal!
Acabei de instalar o Linux Mint no meu note, e tenho de confessar uma coisa: NUNCA usei nenhum outro sistema operacional que não fosse o Windows.
Pois é... essa será minha primeira vez e como toda a mudança, estou com aquele "frio na barriga".hehehehe
Espero que, mesmo sendo um leigo em Linux, eu consiga me dar bem com esse novo sistema.
Umas das principais razões que me motivaram a mudança é a de que eu decidi acabar com qualquer tipo de pirataria no meu note! E nada melhor do que contar com a ajudar dos sftwares livres não é mesmo?rs
Eu particionei o disco, deixando 10M (dos 120 que tenho) para o linux. Será que é pouco?
E agora as dúvidas:
- Como rodar jogos e aplicativos do Windows no Linux?
- Como copiar or arquivos do Windows (Meus Documentos, Fotos, etc...) para o Linux de forma automática?
- Como fazer as atualizações (quais os comandos e se eu preciso configuarar algo antes).
Muito obrigado pela ajuda!!!
8-)
Acabei de instalar o Linux Mint no meu note, e tenho de confessar uma coisa: NUNCA usei nenhum outro sistema operacional que não fosse o Windows.
Pois é... essa será minha primeira vez e como toda a mudança, estou com aquele "frio na barriga".hehehehe
Espero que, mesmo sendo um leigo em Linux, eu consiga me dar bem com esse novo sistema.
Umas das principais razões que me motivaram a mudança é a de que eu decidi acabar com qualquer tipo de pirataria no meu note! E nada melhor do que contar com a ajudar dos sftwares livres não é mesmo?rs
Eu particionei o disco, deixando 10M (dos 120 que tenho) para o linux. Será que é pouco?
E agora as dúvidas:
- Como copiar or arquivos do Windows (Meus Documentos, Fotos, etc...) para o Linux de forma automática?
- Como fazer as atualizações (quais os comandos e se eu preciso configuarar algo antes).
Muito obrigado pela ajuda!!!
8-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Bom, vc reservou um espaço em hd para o Linux, creio que 10gb pelo que vc disse.
Para o sistema, é um tamanho médio, mas dependendo da quantidade de programas instalados, futuramente vc pode precisar de mais espaço.
Para os arquivos, vc vai precisar de mais espaço, mas até se adaptar, mantenha dessa forma, afinal, vc acessa normalmente suas partições NTFS pelo linux.
Acho bacana o corte da pirataria, e se vc se empenhar, logo não irá mais querer saber de software pago, a não ser que seja extremamente necessário.
Agora respondendo as suas dúvidas.
Pesquise sobre o playonlinux, é uma ótima ferramenta.
Na instalação do Mint, ele lhe pergunta sobre importação de perfil, aí é só selecionar o perfil, independente do sistema operacional, ele importa tudo e coloca nos seus devidos lugares, até mesmo seu wallpaper.
Não é nem necessário usar comandos no Mint, dá pra fazer tudo que é básico em modo gráfico, e assim que vc se conectar na internet, o sistema irá lhe avisar que há atualizações disponíveis, aí é só clicar no ícone do escudo e seguir as orientações do sistema.
Essa vc não perguntou, mas pode surgir a dúvida.
Para instalar novos programas, há o gerenciador de programas no menu, e ele faz a busca dos programas e te dá informações sobre oq vc está procurando.
Quase tudo que é atualização, instalação de programas e drivers, pode ser feito em modo gráfico no Mint, mas vez ou outra alguma coisa pode depender do terminal, que com um pouco de estudo acaba sendo a melhor ferramenta de administração do sistema.
Acredito que o companheiro Jader já tenha dado uma ótima explicação, porém se surgir dúvidas estaremos aqui para tentar auxiliá-lo.