China terá sistema operacional próprio para brigar com Windows.

editado agosto 2014 em Café com Menta
A China espera lançar seu próprio sistema operacional em outubro, como uma forma de liberar os usuários do país da dependência de sistemas operacionais estrangeiros, como o Windows da Microsoft. A notícia foi publicada neste domingo pela agência governamental de notícias Xinhua.

O sistema operacional chinês, que a Xinhua não divulgou o nome, será inicialmente oferecido em desktop PCs, com planos de mais tarde estender para smartphones.

A agência de notícias citou como fonte uma reportagem do jornal de negócios People's Post and Telecommunications News, ligado ao Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação (MIIT) da China. O MIIT é responsável, entre outras coisas, pela regulamentação e desenvolvimento da indústria de software chinesa.

A China já trabalhou em seu próprio sistema operacional no passado: em 2000 ela lançou o Red Flag Linux, que foi financiado em parte pelo governo. No final daquele ano, o Red Flag tornou-se obrigatório em todos os desktop PCs substituindo o Windows 2000. A tensão na época entre o governo chinês e a Microsoft tinha subido ao nível máximo com aquela decisão.

O Red Flag nunca decolou e a empresa que o produzia foi fechada no início deste ano. Ao que parece o Red Flag - o sistema operacional, não a empresa - será ressuscitado. Numa reportagem de 20 de agosto, pelo mesmo jornal People's Post and Telecommunications News, foi publicada a informação de que os bens da Red Flag Software teriam sido comprados pela Penta Wan Jing Information Technology Industry Group por US$ 6,3 milhões.

O fato foi citado por Ni, comentando que um Red Flag renovado poderia contribuir para os planos de criar um sistema operacional doméstico.

Maiores informações no link abaixo:
[url=http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2014/08/25/china-tera-sistema-operacional-proprio-para-brigar-com-windows/]http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2014/08/25/china-tera-sistema-operacional-proprio-para-brigar-com-windows/[/url]

Comentários

  • editado agosto 2014
    Olá Hugo, vamos ver no que vai dar, mas é bom ver Instituições e até governos enfrentando esse poder econômico da MS.

    Abração,
    Tovarishch
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.