Placa de video RADEON HD 8xxx series não funciona corretamente
leigolinux
Sérgio Santana
Pessoal eu estava utilizando o ubuntu, mas como não tava funcionando direito e dando muito erros eu resolvi mudar para o linux mint pela sua popularidade.
Enfim é o seguinte eu comprei um notebook da hp com placa de video dedicada e hibrido, radeon hd 8xxx series. Baixei o software proprietario da amd e instalei. O procedimento foi bem mais facil que no ubuntu. Instalou de primeira sem nenhum erro. Ao reiniciar o programinha da Catalyst Control estava la. Nem mexi nas configurações. Porém em menos de 24 horas eu vou jogar jogos que antes uiltilzava no meu notebook anterior bem fraquinho, o jogo fecha, ou o notebook trava do nada. Nâo sao jogos pesados. O mais pesado que tenho é witcher 2 que nem chega a abrir e na minha placa de video anterior no meu note anterior com intel hd graphics 3000 rodava com lag mas rodava. Alguem pode me ajudar?
Enfim é o seguinte eu comprei um notebook da hp com placa de video dedicada e hibrido, radeon hd 8xxx series. Baixei o software proprietario da amd e instalei. O procedimento foi bem mais facil que no ubuntu. Instalou de primeira sem nenhum erro. Ao reiniciar o programinha da Catalyst Control estava la. Nem mexi nas configurações. Porém em menos de 24 horas eu vou jogar jogos que antes uiltilzava no meu notebook anterior bem fraquinho, o jogo fecha, ou o notebook trava do nada. Nâo sao jogos pesados. O mais pesado que tenho é witcher 2 que nem chega a abrir e na minha placa de video anterior no meu note anterior com intel hd graphics 3000 rodava com lag mas rodava. Alguem pode me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Antes de tudo, seja muito bem-vindo ao Fórum. Peço-lhe, quando possível, dê uma lida nos links [b]Recomendações[/b] e [b]Como usar o Fórum[/b], localizados em minha assinatura.
Quanto ao seu problema, precisamos de mais informações para ajudá-lo. Por exemplo: qual a versão do seu Mint e o ambiente gráfico utilizado?
Também precisamos de mais informações sobre o seu hardware. Para isso, abra o terminal e tecle o comando abaixo. Em seguida, cole a resposta do sistema aqui no tópico.
[code]inxi -Fx[/code]
[code]sudo lspci[/code]
[code]sudo lshw -class display[/code]
Outra coisa, por que você baixou esses drivers gráficos se o Mint já vem com eles por padrão, bastando instalá-los ([b]fglrx[/b]) via ferramenta [b]Gerenciador de Drivers.[/b]
Minha sugestão é:
1) Atualize o kernel para a versão 3.16.1 com a [url=www.biglinux.com.br/ubuntu/big-repositorio-kernel-ubuntu_1.0.0-1kaiana1_all.deb]ferramenta de atualização do BigBruno[/url]. Versões mais recentes do Kernel sempre vêm com melhor suporte a gráficos híbridos. Reinicie o PC.
2) Desinstale esse driver gráfico que você baixou por completo. Pode fazê-lo via Synaptic ou via terminal com o comando abaixo:
[code]sudo apt-get remove --purge fglrx fglrx-amdcccle fglrx-updates fglrx-amdcccle-updates[/code]
3) Em seguida, instale o LightDM no lugar do MDM, conforme indicado [url=http://www.itworld.com/software/420636/install-lightdm-185-linux-mint-17]aqui[/url], e reinicie o PC. (segundo relatos de usuários, o MDM não lida muito bem com gráficos híbridos)
4) Para encerrar, instale os drivers gráficos da AMD com o comando abaixo:
[code]sudo apt-get install fglrx fglrx-pxpress[/code]
5) Agora é só reiniciar o PC mais uma vez e você poderá fazer a troca de placa gráfica através do [b]AMD Catalyst Control Center.[/b]
Teste isso aí e veja se o problema de fato é solucionado.
Uma outra dica que certamente irá ajudá-lo a resolver o problema é baixar um pouco o clock máximo dos cores da CPU. Para isso faça o seguinte:
Abra o terminal e digite o comando:
[code]sudo apt-get install gedit[/code]
Agora vamos verificar quais as frequências utilizadas pela sua CPU. Para isso, abra o terminal e digite o comando abaixo:
[code]cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_frequencies[/code]
De posse dos valores de clock utilizados pela sua CPU, vamos limittar o valor máximo dos cores. Para isso, digite o comando abaixo no terminal:
[code]sudo gedit /etc/rc.local[/code]
Antes da linha [b]exit 0[/b] coloque o comando com o clock desejado. Por exemplo, os comandos abaixo (os quais inclusive utilizo aqui) definem a frequência máxima dos cores como 2,0 Ghz:
[code]echo 2000000 > /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_max_freq [/code]
[code]echo 2000000 > /sys/devices/system/cpu/cpu1/cpufreq/scaling_max_freq [/code]
[code]echo 2000000 > /sys/devices/system/cpu/cpu2/cpufreq/scaling_max_freq [/code]
[code]echo 2000000 > /sys/devices/system/cpu/cpu3/cpufreq/scaling_max_freq [/code]
OBS: Se quiser outro valor, basta trocar o número 2000000 (que indica 2.0GHz) pelo número do clock desejado (por exemplo, 1800000 para 1,8 GHz, etc).
Agora, reinicie o PC para que as alterações tenham efeito.
Para verificar se a frequência configurada como máxima para sua CPU está correta, abra o terminal e digite o comando abaixo, o qual irá exibir a frequência máxima do sistema:
[code]cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_max_freq[/code]
Realizadas essas alterações, você notará de imediato que o cooler ficará bem mais silencioso e que a temperatura do PC baixará sensivelmente.
Se os travamentos ocorriam devido a alta temperatura do sistema (minha principal suspeita) então o problema estará resolvido.
Teste as dicas acima e nos dê o retorno quanto aos resultados.