LMDE - Dúvidas Gerais
leigolinux
Sérgio Santana
Pessoal, eu estava usando o Mint 17, mas como estava com varios problemas acabei baixando o lmde e instalei. Enfim estou rodando aqui apenas para uso e não para jogo, porque não consegui fazer funcionar o driver radeon ATI. Mas enfim, a minha duvida é que atualizei todo o sistema apt-get update e apt-get dist-upgrade e vi que o kernel esta na versão 3.11.2. Esta correto mesmo isto? Pelo que percebi a versão testing do debian esta na versão 3.13. Não entendi o que acontece. O LMDE é baseado no debian testing e o kernel do lmde não esta nesta versão. Outra coisa, existe algum procedimento a ser feito depois de instalar o LMDE? Não encontrei quase nenhum tuto sobre ele.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quanto a atualização de Kernel, você pode verificar se há uma nova versão dele seguindo o caminho:
[b]Gerenciador de Atualizações[/b] -> [b]Ver[/b] -> [b]Kernels Linux[/b].
O LMDE é mesmo baseado no Debian Testing (até novembro, quando passará a ser baseado no Debian Stable), mas suas atualizações e pacotes não seguem exatamente o cronograma da distro mãe. Antes de liberar as atualizações a equipe do Mint faz alguns testes e as filtra, de forma que atualizações críticas não sejam liberadas por padrão. Desta forma, evita-se que o sistema seja "quebrado", especialmente por novatos no pinguim.
Quanto a procedimentos pós-instalação, o Mint já vem com um pacote bastante completo de programas, codecs e plugins. Entretanto, se precisar de algo mais, uma boa sugestão é instalá-los via Synaptic, seguindo as dicas do site howtoforge (obviamente adaptando o tutorial às poucas diferenças entre o LMDE e o Mint 17. Segue o link:
[url=http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-linux-mint-17-qiana-p3]Perfect Desktop[/url]
[quote]
Sérgio Santana wrote:
Pessoal, eu estava usando o Mint 17, mas como estava com varios problemas acabei baixando o lmde e instalei. Enfim estou rodando aqui apenas para uso e não para jogo, porque não consegui fazer funcionar o driver radeon ATI. Mas enfim, a minha duvida é que atualizei todo o sistema apt-get update e apt-get dist-upgrade e vi que o kernel esta na versão 3.11.2. Esta correto mesmo isto?[/quote] Isso mesmo o kernel esta certo.
[quote] Pelo que percebi a versão testing do debian esta na versão 3.13. Não entendi o que acontece. O LMDE é baseado no debian testing e o kernel do lmde não esta nesta versão. Outra coisa, existe algum procedimento a ser feito depois de instalar o LMDE?[/quote]O LMDE ele é baseado no Debian Testing mas não tem o nivel de atualização como o prorpio Debian Testing, os [b]deves[/b] do Linux Mint ele congelam as atualizações para mante-las estáveis e depois ser liberadas para os usuários finais.
[quote] Não encontrei quase nenhum tuto sobre ele.[/quote] Para atualizar o kernel para a versão mais novo você vai ter que baixar o kernel e instala-lo manualmente e isso não é muito recomendável fazer isso no LMDE pode trazer problemas mais graves.
Como o amigo Hugo diz no nês de novembro agora vai sair uma nova atualização do Mint Debian e que vai passar de Testing para Stable e o kernel 3.13 provavelmente vai ser utilizado.
Ate mais...
Eu so tenho uma ultima duvida. Porque meu notebook sempre que inicia ja carrega sem iluminação na tela. Tenho que ir teclado para aumentar a iluminação da tela, pois ficava escura sempre que inicio o sistema, logo depois de passar pelo grub.