LMDE - Dúvidas Gerais

leigolinuxleigolinux Sérgio Santana
editado setembro 2014 em Dúvidas Iniciais
Pessoal, eu estava usando o Mint 17, mas como estava com varios problemas acabei baixando o lmde e instalei. Enfim estou rodando aqui apenas para uso e não para jogo, porque não consegui fazer funcionar o driver radeon ATI. Mas enfim, a minha duvida é que atualizei todo o sistema apt-get update e apt-get dist-upgrade e vi que o kernel esta na versão 3.11.2. Esta correto mesmo isto? Pelo que percebi a versão testing do debian esta na versão 3.13. Não entendi o que acontece. O LMDE é baseado no debian testing e o kernel do lmde não esta nesta versão. Outra coisa, existe algum procedimento a ser feito depois de instalar o LMDE? Não encontrei quase nenhum tuto sobre ele.

Comentários

• editado setembro 2014
    Olá Sérgio.

Quanto a atualização de Kernel, você pode verificar se há uma nova versão dele seguindo o caminho:
    [b]Gerenciador de Atualizações[/b] -> [b]Ver[/b] -> [b]Kernels Linux[/b].

O LMDE é mesmo baseado no Debian Testing (até novembro, quando passará a ser baseado no Debian Stable), mas suas atualizações e pacotes não seguem exatamente o cronograma da distro mãe. Antes de liberar as atualizações a equipe do Mint faz alguns testes e as filtra, de forma que atualizações críticas não sejam liberadas por padrão. Desta forma, evita-se que o sistema seja "quebrado", especialmente por novatos no pinguim.

Quanto a procedimentos pós-instalação, o Mint já vem com um pacote bastante completo de programas, codecs e plugins. Entretanto, se precisar de algo mais, uma boa sugestão é instalá-los via Synaptic, seguindo as dicas do site howtoforge (obviamente adaptando o tutorial às poucas diferenças entre o LMDE e o Mint 17. Segue o link:
    [url=http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-linux-mint-17-qiana-p3]Perfect Desktop[/url]
  • editado setembro 2014
    Ola Sérgio Santana vou ser se consigo responder suas perguntas.
    [quote]
    Sérgio Santana wrote:
    Pessoal, eu estava usando o Mint 17, mas como estava com varios problemas acabei baixando o lmde e instalei. Enfim estou rodando aqui apenas para uso e não para jogo, porque não consegui fazer funcionar o driver radeon ATI. Mas enfim, a minha duvida é que atualizei todo o sistema apt-get update e apt-get dist-upgrade e vi que o kernel esta na versão 3.11.2. Esta correto mesmo isto?[/quote] Isso mesmo o kernel esta certo.

[quote] Pelo que percebi a versão testing do debian esta na versão 3.13. Não entendi o que acontece. O LMDE é baseado no debian testing e o kernel do lmde não esta nesta versão. Outra coisa, existe algum procedimento a ser feito depois de instalar o LMDE?[/quote]O LMDE ele é baseado no Debian Testing mas não tem o nivel de atualização como o prorpio Debian Testing, os [b]deves[/b] do Linux Mint ele congelam as atualizações para mante-las estáveis e depois ser liberadas para os usuários finais.

[quote] Não encontrei quase nenhum tuto sobre ele.[/quote] Para atualizar o kernel para a versão mais novo você vai ter que baixar o kernel e instala-lo manualmente e isso não é muito recomendável fazer isso no LMDE pode trazer problemas mais graves.

Como o amigo Hugo diz no nês de novembro agora vai sair uma nova atualização do Mint Debian e que vai passar de Testing para Stable e o kernel 3.13 provavelmente vai ser utilizado.

Ate mais...
  • editado setembro 2014
    Vejam [url=http://www.webupd8.org/2014/09/recent-update-broke-ubuntu-desktop-on.html#more]aqui neste link[/url] um belo exemplo do porquê os devs do Mint não liberarem todas as atualizações disponíveis no Ubuntu e Debian por padrão. Elas ainda estão disponíveis no Gerenciador de Atualizações, porém só são instaladas com a autorização do usuário (e com avisos prévios dos riscos inerentes ao processo).
  • leigolinuxleigolinux Sérgio Santana
    editado setembro 2014
    Obrigado pela ajuda pessoal. Vocês são muito gente boa. Eu tentei usar o debian mesmo, mas os caras são ignorantes. E no ubuntu eles respondem rapido tambem, mas não leem com atenção e ja ficam falando coisas que nem citei, Parece que a preguiça de ler é muito grande, entao para responder uma questão gera um grande fluxo de respostas. Voces são muito objetivos. Eu instalei o LMDE com mate, e esta muito bonito e funcional.

Eu so tenho uma ultima duvida. Porque meu notebook sempre que inicia ja carrega sem iluminação na tela. Tenho que ir teclado para aumentar a iluminação da tela, pois ficava escura sempre que inicio o sistema, logo depois de passar pelo grub.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.