Gedit + Python Auto Complete Code

SoullessBRSoullessBR Angelo Merlo
editado janeiro 2010 em Dicas e Truques
Fala pessoal, tudo beleza?

Ando meio sumido por falta de tempo, arrumei uma folguinha e vim aqui postar uma dica. Alguém ai programa? E alguém gosta de programar no Gedit como eu?

Bom eu uso o Gedit para desenvolver em Python e olha lá a falta da santa tecla que abre a bendita janelinha com as sugestões de códigos, sabe? Aquela mais conhecida como Auto Complete ou algo perto disso. Pois é, tem como fazer isso no Gedit e vamos fazer já!!!

Primeiro você terá que baixar o plugin do site clicando [url=http://github.com/fenrrir/geditpycompletion/downloads]aqui[/url]. Depois disso basta extrair o arquivo compactado na pasta [b].gnome2/gedit/plugins[/b].

[b]Obs: talvez a pasta plugins não exista, basta criá-la e resolvido.[/b]

Bom ele ainda não está funcionando, agora para tivá-lo vá no menu [b]Editar / Preferências[/b], depois clique na aba Plugins e procure na lista o [b]Python Code Completion[/b], clique ao lado para ativar e em seguida [b]Configurar plug-in[/b].

Nessa janela ai você configura a tecla de atalho que ativa a janelinha milagrosa, o padrão é [b]Crtl + Alt + Space[/b]. Se quiser mudar fique a vontade, eu sou acostumado apenas com o Crtl + Space.

[b]Dica Bonus[/b]

Eu costumo utilizar as seguintes opções ativadas para facilitar a vida:

[i]Exibir números de linha[/i]
[i]Destacar linha atual[/i]
[i]Mostrar margem a direita[/i]
[i]Destacar parênteses correspondentes[/i]
[i]Largura da tabulação: 4[/i]
[i]Habilitar recuo automático[/i] <-- essa é ótima.

Todas pode ser encontradas no menu [b]Editar / Preferências[/b].

Espero que essas dicas ajudem igual me ajuda.
Abraços pessoal, tudo de bom.

Comentários

• ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado janeiro 2010
    Fala Angelo!!!

Demais essa sua dica...
    Eu uso o Emacs para programar, já cheguei a tentar programar no Gedit mas não me dei muito bem, mas com essa sua dica já ajuda bastante.

Será que tem algum script também para Emacs que auto complete os comandos ???
  • PhillipePhillipe Phillipe Coelho
    editado janeiro 2010
    Boa dica,valeu Angelo.
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado janeiro 2010
    Sobre o Emacs, ele já é considerado para muitos um sistema operacional completo. Nele, além de programar dá pra ler emails, tocar músicas e etc. É extremamente simples, porém muito poderoso.

Acho que em geral as pessoas aqui da minha facul programam ou em Emacs ou em VI, pelo menos é os dois editores que mais vejo a galera usando.

O Emacs é multiplataforma compatível com o Linux, Windows, MAC, Solaris e etc.

Para instalar:
    No terminal digite sudo apt-get install emacs

Sobre que linguagem eu programo, por enquanto estou investindo em C e python, ainda estou no começo da facul.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.