Partição BKP em NTFS
klods
clodoaldops
Notebook de minha esposa tinha dualboot de W7+Ubuntu + partição BKP.
Ela usava W7 e eu usava Ubuntu.
O W7 deu pau e instalei o lm17-mate p/ ela, que está gostando.
Agora temos lm17 + ubuntu em dual-boot.
A partição BKP era em NTFS por causa do W7 e resolvi mante-la pq nunca havia dado problemas desde 2011.
Agora que não temos W7, tenho que mudar p/ ext4 ou posso deixar em NTFS mesmo?
Ela usava W7 e eu usava Ubuntu.
O W7 deu pau e instalei o lm17-mate p/ ela, que está gostando.
Agora temos lm17 + ubuntu em dual-boot.
A partição BKP era em NTFS por causa do W7 e resolvi mante-la pq nunca havia dado problemas desde 2011.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Mas como você diz que não nunca teve problema eu deixaria como esta mesmo.
clodoaldops wrote:
(...)
[/quote]
Olá velho amigo,
Aprendi com você essas coisas lembra? Pois é, mas agora tentarei te dar meu singelo parecer sobre o assunto; fazer mal não vai, porém manter a partição em NTFS sem real necessidade pode apenas te dar um trabalho a mais.
Vou te dar um exemplo simples: com todas as partições em ext4 te dará mais espaço de uso para o Linux, mas como disse acima nada te impede de manter a antiga BKP em NTFS.
Outra coisa, com as partições te dando mais espaço para os Linuxs que você tem instalado te dá melhor mobilidade de executar criptografia, sem falar na segurança, mesmo que o Linux não dará possibilidade de passar qualquer praga para a NTFS.
Sou meio difícil de explicar as coisas, mas é mais ou menos assim e cito um trecho do GFL:
[quote][u]O Linux não é vulnerável a vírus[/u]! Devido a separação de privilégios entre pro-
cessos e respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas
privilegiadas (como a de root, como veremos adiante), programas como vírus tornam-se
inúteis pois tem sua ação limitada pelas restrições de acesso do sistema de arquivos e
execução. Qualquer programa (nocivo ou não) poderá alterar partes do sistema que pos-
sui permissões (será abordado como alterar permissões e tornar seu sistema mais restrito
no decorrer do guia). Frequentemente são criados exploits que tentam se aproveitar de
falhas existentes em sistemas desatualizados e usa-las para causar danos. Erroneamente
este tipo de ataque é classificado como vírus por pessoas mal informadas e são resolvi-
das com sistemas bem mantidos. Em geral, usando uma boa distribuição que tenha um
eficiente sistema de atualização e bem configurado, você terá 99.9% de sua tranquilidade.[/quote]
T+