É possível ter o Flash mais recente no Firefox? Siiiiiim :-D
eliseu
Eliseu
Eu andava num dilema recente: qual browser usar? Um tem suporte a JAVA (Firefox), mas não à versão mais recente do Flash; outro tem suporte ao Flash mais recente (Chromium/Chrome), mas não ao JAVA (a não ser que se use uma versão abaixo de 35 - mas não acho interessante usar um browser desatualizado). Nenhum tinha ambos. Aí, dando uma Googleada, descobri uma forma surpreendentemente simples de obter o Flash mais recente no Firefox.
Trata-se do "freshplayerplugin", um complemento que faz com que o Firefox reconheça o Pepperflash (Flash atualizado para Linux, disponível para Chrome e Chromium).
Bastam três comandos:
[code]sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get update
sudo apt-get install pepperflashplugin-nonfree freshplayerplugin[/code]
Pronto! Agora, se quiser testar, basta reiniciar o Firefox e abrir qualquer site que tenha conteúdo em Flash. Depois, clicar com o botão direito onde quer que esse conteúdo esteja (o vídeo do YouTube, por exemplo) e conferir a versão. Legal, né? :-D
----------------------------
OBS.: Não sei por qual motivo o pacote freshplayerplugin é considerado "órfão" pelo wajig e por outros programas para remover pacotes órfãos. Para contornar isso, basta acrescentar este comando após a instalação:
[code]sudo apt-mark hold freshplayerplugin[/code]
O ônus é que assim ele não pode ser atualizado, logo, se tiver que atualizar, será necessário desfazer isso:
[code]sudo apt-mark unhold freshplayerplugin[/code]
Trata-se do "freshplayerplugin", um complemento que faz com que o Firefox reconheça o Pepperflash (Flash atualizado para Linux, disponível para Chrome e Chromium).
Bastam três comandos:
[code]sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get update
sudo apt-get install pepperflashplugin-nonfree freshplayerplugin[/code]
Pronto! Agora, se quiser testar, basta reiniciar o Firefox e abrir qualquer site que tenha conteúdo em Flash. Depois, clicar com o botão direito onde quer que esse conteúdo esteja (o vídeo do YouTube, por exemplo) e conferir a versão. Legal, né? :-D
----------------------------
OBS.: Não sei por qual motivo o pacote freshplayerplugin é considerado "órfão" pelo wajig e por outros programas para remover pacotes órfãos. Para contornar isso, basta acrescentar este comando após a instalação:
[code]sudo apt-mark hold freshplayerplugin[/code]
O ônus é que assim ele não pode ser atualizado, logo, se tiver que atualizar, será necessário desfazer isso:
[code]sudo apt-mark unhold freshplayerplugin[/code]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://www.linuxmint.com.br/forum/p-34556/re-resolvido-adobe-flash-player-atualizado.html
Mas como eu não uso o Firefox diariamente para navegação eu nem me interesso em ter o flash atualizado.
Uso só para download.
Quanto ao Chrome, a Google e a Adobe têm uma parceria que viabiliza a continuidade de suporte a atualizações do plugin. Já em relação a este plugin via PPA da Webupdate, ele é mantido pelo pessoal de lá, não tendo nenhuma relação com a equipe da Adobe.
Em resumo, se você deseja utilizar a versão mais atual do flash [b]de forma oficial[/b], é necessário utilizar o Chrome.
PS: Como o Opera atualmente é baseado no Chrome/Chromium, acredito que a nova versão beta (25) deste navegador talvez venha também com a versão atual do plugin. Estou no trabalho e não tenho como verificar agora, mas se alguns dos demais colegas puder fazê-lo, basta baixar o arquivo .deb no link abaixo (versão 64-bit):
[url=http://pkgs.org/debian-ubuntu/opera-amd64/opera-beta_25.0.1614.31_amd64.deb.html]http://pkgs.org/debian-ubuntu/opera-amd64/opera-beta_25.0.1614.31_amd64.deb.html[/url]
As vezes aparece uma mensagem na parte superior da página:
"O plugin Adobe Flash travou. Saiba mais..."
Fiz essa instalação que voce indicou mas não resolveu.
O video roda alguns segundos depois trava e fica carregando eternamente....