[ Resolvido ] Site do Banrisul não funciona mais
eliseu
Eliseu
Faz uns dias que venho enfrentando um problema com o site do Banrisul.
Até pouco tempo atrás era possível usar o Home Banking tanto com Oracle JAVA 7 quanto 8. Recentemente não consegui mais acessar com o 8 e a mensagem que dava era essa:
[quote]No momento, estamos com dificuldades para atendê-lo. Favor aguardar alguns minutos antes de tentar novamente. Caso o problema persista, contate nosso Atendimento.[/quote]
O problema era que o applet necessário para a leitura do cartão com chip não carregava mais no JAVA 8, mas carregava no 7. Fazendo downgrade para o JAVA 7, tudo foi resolvido.
Mas desde hoje não consigo mais acessar nem com JAVA 8, nem com 7. Em ambos os casos o applet não carrega e a mensagem acima aparece.
Desconfio que o módulo de segurança Trusteer Rapport (para Windows e Mac) agora seja obrigatório, mas no site também diz explicitamente isso:
[quote]Consulte no link disponível abaixo a Lista de plataformas suportadas. Observamos quanto a versão do sistema operacional ou do navegador utilizado no seu computador: [b]caso não for suportada, ou seja, não permite a instalação do Mecanismo de Segurança - Trusteer Rapport, o Banrisul dispensa esta instalação, momentaneamente, até que a mesma seja disponibilizada.[/b][/quote]
Alguém saberia me dizer o que está acontecendo? É problema com o JAVA ou com o próprio site do banco?
Até pouco tempo atrás era possível usar o Home Banking tanto com Oracle JAVA 7 quanto 8. Recentemente não consegui mais acessar com o 8 e a mensagem que dava era essa:
[quote]No momento, estamos com dificuldades para atendê-lo. Favor aguardar alguns minutos antes de tentar novamente. Caso o problema persista, contate nosso Atendimento.[/quote]
O problema era que o applet necessário para a leitura do cartão com chip não carregava mais no JAVA 8, mas carregava no 7. Fazendo downgrade para o JAVA 7, tudo foi resolvido.
Mas desde hoje não consigo mais acessar nem com JAVA 8, nem com 7. Em ambos os casos o applet não carrega e a mensagem acima aparece.
Desconfio que o módulo de segurança Trusteer Rapport (para Windows e Mac) agora seja obrigatório, mas no site também diz explicitamente isso:
[quote]Consulte no link disponível abaixo a Lista de plataformas suportadas. Observamos quanto a versão do sistema operacional ou do navegador utilizado no seu computador: [b]caso não for suportada, ou seja, não permite a instalação do Mecanismo de Segurança - Trusteer Rapport, o Banrisul dispensa esta instalação, momentaneamente, até que a mesma seja disponibilizada.[/b][/quote]
Alguém saberia me dizer o que está acontecendo? É problema com o JAVA ou com o próprio site do banco?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
[b]Quais navegadores e sistemas operacionais são suportados pelo Rapport?
Details
Para Sistemas Operacionais Windows (Windows XP (SP3), Vista, 7, 8, 8.1ou Server), O Rapport suporta os seguintes navegadores:
Internet Explorer 7, 8, 9 e 10
Internet Explorer 11 - no Windows 7, 8 e 8.1
Firefox 31, 32, 33
Google Chrome 36, 37, 38
Para Mac OS X (Snow Leopard 10.6 para o Mavericks 10.9), o Rapport suporta:
Firefox 31, 32, 33
Safari 5.1, 6.0, 6.1 e 6.2
Safari 7 e 7.1
Pretendemos aumentar a lista de navegadores suportados no futuro.Suporte para Google Chrome para Mac e Safari para Windows podem ser incorporados em uma comunicação futura, mas, infelizmente, não existem planos imediatos deste tipo.
Infelizmente, não existem planos atuais de dar suporte ao Ubuntu / Linux.
Para uma lista completa das exigências de sistema do Rapport e as plataformas suportadas, clique aqui.[/b]
Esta resposta foi até um complicada de encontrar, mas encontrei por meio do link [url=http://www.trusteer.com/pt-br/support/faq]Trusteer FAQ[/url] no site do Banrisul. Lá digitei o termo Linux e mandei pesquisar. Da pesquisa me retornou apenas um item e lá estava a resposta.
Cara, uso o Banco do Brasil e estou muito satisfeito com o internet banking. Até agora sem nenhum problema de acesso pelo Linux.
Abraço!
De fato, o tal módulo não é obrigatório.
Desconfio que isso seja um bug da atualização mais recente do JAVA para Linux, seja o 7 ou o 8. Acho que só na próxima atualização para o site voltar a funcionar.
Ainda devo testar uma distribuição RPM (Fedora, openSUSE) com o pacote disponibilizado no site da Oracle. Se funcionar, então vou temporariamente migrar para uma dessas distribuições até que o problema seja resolvido.
em um outro computador que estava com windows8 e essa ferramente extra de segurança Trusteer Rapport acho que deve bloquear algo, sei lá, é piada só falta agora obrigarem a usar o OS proprietário, estamos lascados.
[i]Sou usuário de sistema operacional Linux (Ubuntu/Debian/Mint) há mais de seis anos e sempre acessei tranquilamente o Home Banking para consultar extratos e fazer transações, usando o cartão com chip e tudo o mais. Também uso o navegador Firefox na última versão disponível (33), além do Oracle JAVA 8 (update 25).
Já faz praticamente uma semana que não consigo mais acessar o Home Banking do Banrisul usando o cartão com chip. Toda vez que tento fazer isso, ocorre a seguinte mensagem:
"No momento, estamos com dificuldades para atendê-lo. Favor aguardar alguns minutos antes de tentar novamente. Caso o problema persista, contate nosso Atendimento."
Na única vez em que entrei em contato com o atendimento, tudo o que o atendente fez foi sugerir migração para o Windows e mudança de navegador para o Internet Explorer. Não tratou de resolver o problema propriamente dito, apenas empurrou algo que não uso. Dependo do Linux e do Firefox no meu dia-a-dia e não vou mudar as coisas apenas para satisfazer o suporte.
O pior de tudo é que não sou apenas eu que enfrento esse problema, são [b]milhares[/b], talvez [b]milhões[/b] de clientes. E mais: meus pais há muitos anos possuem conta no Banrisul, desde o tempo em que a agência da rua XV de Janeiro (0871) era da Caixa Estadual. Eles dependem do acesso ao Home Banking para o pagamento de suas contas. São pessoas idosas e sem condições físicas para enfrentar as filas dos caixas eletrônicos.
Eu não sei se é intenção do setor de TI do Banrisul impor o uso do Windows ou do MacOS X para uso do Home Banking, ao que deve indicar a recomendação do módulo Trusteer Rapport (por enquanto não-obrigatório, mas pelo visto será), mas se assim for, isso fere o direito dos clientes ao livre acesso aos serviços online do banco. Vi relatos de usuários de Android e iOS que também não conseguem mais acessar o Home Banking. Não sei qual foi a mudança feita pelos desenvolvedores que causou essa limitação de acesso.
De qualquer forma, se esse problema não for resolvido [b]imediatamente[/b], temos todos os recursos para entrar na Justiça contra o banco. A Consitutição Federal e o Código de Defesa do Consumidor estão do nosso lado. [b]Nada[/b] pode deter o direito de todos os clientes aos usos e frutos do Home Banking, independentemente de plataforma e navegador usados.[/i]