Formatando Pendrives e cartões de memória pelo Terminal

WolnerWolner Wolner Bergamaschine
editado novembro 2010 em Dicas e Truques
Tenha em mente que para se formatar quaisquer dispositivos móveis, é preciso desmontá-los. Mas o que é isso? Simples: desmontar uma unidade nada mais é do que "cortar o acesso" entre a unidade e o Linux. Como assim? A unidade vai estar lá, reconhecida no "Meu Computador" mas o Linux não vai fazer nenhum contato com a unidade. É como se o Linux a ignorasse. Vamos começar:

[b]Coloque seu pendrive no usb e deixe que o Linux o reconheça.[/b]

Agora vamos desmontar a unidade. Para isso, abra o Terminal.

Depois, digite o comando

[b]$ mount[/b]

Aparecerá uma lista dos dispositivos conectados ao computador. No final dessa lista, veja onde o dispositivo foi montado (se foi na sdb1, sdc1 e etc...).

Agora vamos utilizar o comando para desmontar. Novamente no terminal, digite o comando

[b]$ umount /dev/dispositivo[/b]

(substitua a palavra "dispositivo" pelo respectivo nome, como por exemplo sdb1, sdc1 e etc...) e em seguida tecle enter. [b]Exemplo: $ umount /dev/sdb1[/b]

Repare que o ícone do pendrive sumiu do desktop.

Agora vamos formatar a unidade. Continuando no terminal, digite esse comando:

[b]# sudo mkfs.vfat /dev/dispositivo[/b]

Substitua a palavra "dispositivo" pelo respectivo nome. [b]Veja o exemplo: # sudo mkfs.vfat /dev/sdb1[/b]

Pronto. Agora, se quiser adiconar um nome ao Pendrive, adicione esse códgo ao comando:

# -n NOME

[b]Veja o exemplo: # sudo mkfs.vfat -n WOLNER /dev/sdb1[/b]
Pronto. Agora é só remover a unidade com segurança e recolocá-la no computador para poder usar. Espero que tenham gostado do tutorial.

Até!

Comentários

• editado novembro 2010
    Gostei. Só que fiquei com uma dúvida: na frente de cada comando, vc. digitou "[b]#[/b]". O sustenido (#) implica que o comando deve ser digitado como root... É isso mesmo? É tudo como root? Se for, nos casos em que vc. digitou "[b]# sudo...[/b]", o comando "sudo" é dispensável, uma vez que vc. já está como root. Fora que, se for como root, faltou explicar como se loga dessa forma. Caso o comando seja executado como usuário comum, sugiro a substituição do [b]"#"[/b] por [b]"$"[/b].

Desculpe a crítica (aceite, por favor, como construtiva), pois o tutorial ficou muito bom. Porém, se para mim, que uso o Linux há um tempo (e já conheço esse lance de #, $, root e sudo), ficou meio confuso, que dirá para um iniciante.

Valeu pela dica.

Fique com Deus.
  • editado novembro 2010
    Muito legal Wolner, parabens pelo tutorial, nunca tinha feito isso pelo terminal, vlw Marcelo pela dica.
  • WolnerWolner Wolner Bergamaschine
    editado novembro 2010
    Agradeço a todos que leram e gostaram. Todos nós podemos evoluir, e para se fazer isso, basta ajudarmos uns aos outros.

Até!!
  • LoKaToRLoKaToR Jefferson
    editado abril 2016
    Boa noite, meu nome é Jefferson, estou começando hoje no linux.

o tutorial não funcionou comigo, acredito que fiz algo errado.

Não sabia que era preciso desmontar o pendrive para formata-lo. Fiquem procurando algumas opção: "formatar pendrive", como não encontrei, apenas abri o pendrive, selecionei os arquivos e deletei, no entanto percebi que apesar dos arquivos não estarem mais listados no pendrive, continuam ocupando espaço.

Foi ai que vim no forum e localizei este tutorial.

Fiz o procedimento mais não é encontrado o pendrive quando digito: umout/dev/sdd1

mandei o print com o erro

podem me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.