Tenho várias perguntas!
i4govilela
iago
Já vou direto nas perguntas:
Quem financia o Linux Mint? O projeto sobrevive só de doação?
Porque algumas empresas investem tanto no linux para depois distribuir gratuitamente? Como elas lucram? Até onde eu sei não tem como trabalhar de graça em um mundo capitalista .-.
Assim como as steam machines, existe mais alguma coisa esperada para 2015 que vai aumentar a atenção para os sistemas baseados em linux?
É vantajoso ou não atrair usuários para o linux? Pois quanto maior o número de usuários mais desenvolvedores terão porém mais pragas também .-.
Desde já agradeço!
Quem financia o Linux Mint? O projeto sobrevive só de doação?
Porque algumas empresas investem tanto no linux para depois distribuir gratuitamente? Como elas lucram? Até onde eu sei não tem como trabalhar de graça em um mundo capitalista .-.
Assim como as steam machines, existe mais alguma coisa esperada para 2015 que vai aumentar a atenção para os sistemas baseados em linux?
É vantajoso ou não atrair usuários para o linux? Pois quanto maior o número de usuários mais desenvolvedores terão porém mais pragas também .-.
Desde já agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não me tome como sarcástico ou irônico, mas a sua pergunta me fez lembrar a música do Gabriel Contino "[b]Indecência Militar[/b]", pela pequena frase que ele diz nela:
[url=http://letras.mus.br/gabriel-pensador/96134/]Pergunta sem resposta[/url]!
Meu amigo, ganhar dinheiro com o Linux qualquer um pode ganhar, tente apenas focar nessa questão que as respostas vem ao longo do tempo, como você mesmo disse a pouco tempo atrás quem diria que a gigante dos games estaria investindo no GNU/Linux né mesmo.
Voluntariado ainda é o que mantém a grosso modo o SL, veja que mesmo tendo repositórios próprios o que seria da gigante Canonical se não fosse o "trabalho voluntario" de milhares espalhados pelo mundo.
E saiba que muitos desses também fazem sem fazer essa mesma pergunta.
Alguém mais oratório tentará lhe explicar os pormenores que eu compliquei.
T+
[b]¿Quién está detrás de Linux Mint? ¿Cuáles son las fuentes de financiación de Linux Mint?[/b]
Linux Mint está liderado por un pequeño equipo de desarrollo de alrededor de 20 personas, de las que yo
soy actualmente el único desarrollador a tiempo completo en el proyecto. Linux Mint se financia en gran
parte por su comunidad a través de donaciones, patrocinios, colaboraciones y publicidad.
[quote]Porque algumas empresas investem tanto no linux para depois distribuir gratuitamente? Como elas lucram? Até onde eu sei não tem como trabalhar de graça em um mundo capitalista .-. [/quote]
Empresas investem com doações para o desenvolvimento do Linux. Lucram usando o ao invés de usar um concorrente que na verdade seja menos seguro, ou seja seria um investimento de risco não optar pelo Linux na visão de algumas empresas além da questão de diminuir custos
A livre escolha, livre mercado fazem parte do capitalismo e é isso que impulsiona a disputa entre empresas propiciando assim o melhor para o consumidor e para o criador do que será consumido, vide os livros de Frederich von Hayek, Ludwig von Mises, Milton Friedman, Adam Smith entre outros economistas e entenderás o capital de forma empirica.
[quote]Assim como as steam machines, existe mais alguma coisa esperada para 2015 que vai aumentar a atenção para os sistemas baseados em linux? [/quote]
No mundo Linux é difícil prever algo, possa ser que até lá a Linux Foundation, ou a comunidade, ou alguma empresa desenvolva algo de extraordinário ou não.
[quote]É vantajoso ou não atrair usuários para o linux? Pois quanto maior o número de usuários mais desenvolvedores terão porém mais pragas também .-.[/quote]
Definitivamente pragas não terão até pq cada distribuição possui um repositório onde fica armazenados os pacotes para instalação, todos esses pacotes são avaliados e testados pelos desenvolvedores da distro antes que entrem oficialmente no repositório as chances de contrair uma praga é a instalando você mesmo em sua maquina, por exemplo baixar um programa desconhecido e de fonte não confiável de algum site e instalar, no entanto nenhuma praga se espalharia de Linux em Linux sem que o administrador do sistema a desse permissão para tal.
Espero ter tirado suas dúvidas. Até.
[quote]
iago wrote:
Já vou direto nas perguntas:
Quem financia o Linux Mint? O projeto sobrevive só de doação?[/quote]
Os demais colegas já indicaram sites com informações a esse respeito. Em resumo: o projeto é financiado por [b]doações de usuários[/b], [b]patrocínio de várias empresas[/b] e [b]parcerias[/b] com algumas outras em projetos que utilizam a distro.
[quote]
iago wrote:
[/quote]
Aqui você se refere aquelas empresas que distribuem distros Linux, tais como Canonical, SUSE, etc, confere? Se é esse o caso, a resposta é a mesma acima, com o acréscimo do dinheiro obtido via suporte técnico.
[quote]
iago wrote:
[/quote]
Se considerarmos Linux em sentido amplo (distros "tradicionais" + Android + FirefoxOS + ChromeOS, etc.) a cada dia aparecem mais e mais novidades relacionadas ao pinguim. Mesmo se focarmos essa análise apenas em relação às distros tradicionais, há muita coisa caminhando bem nesse sentido, porém com um pouco menos de intensidade (até porque o mercado de desktops vem sofrendo forte concorrência dos dispositivos móveis e portáteis), especialmente se focarmos apenas no mercado de usuários domésticos. Já no mercado empresarial, vejo o pinguim cada vez mais forte (basta ver os últimos balanços financeiros de empresas como SUSE e RedHat).
[quote]
iago wrote:
É vantajoso ou não atrair usuários para o linux? Pois quanto maior o número de usuários mais desenvolvedores terão porém mais pragas também .-.[/quote]
Diria que não só vantajoso como essencial, haja vista o crescimento do mercado de software-livre ser o principal fator a atrair mais e mais empresas para o pinguim, o que acaba por se transformar num círculo virtuoso que vai se retroalimentando de forma automática.
Muito provavelmente haverá também o incoveniente de vermos o aparecimento de um maior número de "pragas" sendo desenvolvidas para o pinguim, mas dado o seu sistema de desenvolvimento com foco em segurança, o impacto disto sobre a arquitetura livre será infinitamente menor do que o que verificamos sobre os equivalentes proprietários.
Abraço.