[Resolvido] Dual boot com Mint já instalado
Companheiros,
estou com um problemão. Queria instalar o Windows em dual boot com o Mint 17 (Cinnamon) mas já tenho esta versão do Linux instalada e não queria perder tempo instalando tudo de novo.
O Mint está instalado em todo o HD, em partições primárias. Uma para o /boot, uma para a / e uma para a /home. Descobri que o Windows só pode ser instalado nesse tipo de partição. O que devo fazer?
estou com um problemão. Queria instalar o Windows em dual boot com o Mint 17 (Cinnamon) mas já tenho esta versão do Linux instalada e não queria perder tempo instalando tudo de novo.
O Mint está instalado em todo o HD, em partições primárias. Uma para o /boot, uma para a / e uma para a /home. Descobri que o Windows só pode ser instalado nesse tipo de partição. O que devo fazer?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Companheiro, o ideal, quando se fala em dual-boot, é, certamente, instalar o "Janelas" primeiro e depois o "Pinguim". Ideal também é já ter uma partição em NTFS já preparada, mas... Vamos lá...
Antes de qualquer coisa, faça o backup de seus dados. Isso é [b]fundamental[/b]. Como não há partição pronta para o Windows e nem há espaço livre no HD para criar uma, você terá de mexer na partição existente, onde já há um sistema instalado. Já previno que acho isso meio perigoso. Você terá de ter o [b]GParted[/b] instalado. Com ele, você conseguirá "fatiar" seu HD e criar a partição NTFS para o Windows. O pragrama é simples de usar, mas, se surgirem dúvidas, há na Web tutoriais para seu uso. Criada a partição, instale normalmente o "Janelas". Após a instalação, você terá de recuperer o gerenciador de boot (Grub), pois a instalação do Windows impede que ele funcione. Para recuperá-lo, use esta dica simples: [url=http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona]Como recuperar o GRUB em 3 comandos[/url].
Uma alternativa simples, porém demorada, para criar sua partição NTFS é usar o DVD ou pendrive de instalação do próprio Mint. Faça uma nova instalação do Mint, usando a opção "lado-a-lado", que o instalador já redimensionará e dividirá seu HD. Instale desconectado da Insternet mesmo, pois não precisaremos baixar todos os pacotes e assim será mais rápida a instalação. Após concluir, use o GParted e formate a nova partição (criada pela nova instalação) para NTFS. Instale o Windows e recupere o Grub pela dica já indicada.
É por sua conta e risco. Não posso garantir o resultado, infelizmente. Sucesso.
[b]Fique com Deus.[/b]
Alex, no meu caso só se for em HD externo, e infelizmente o Windows é atrasado também nessa questão.
Obrigado pelas respostas.
Analisei todas as sugestões e achei melhor tentar instalar o Windows com o Linux instalado. Se não desse certo eu partiria para a opção mais correta que seria instalar Windows e depois Linux.
Como eu havia falado, já tinha o Mint 17 na máquina utilizando 3 partições primárias. Simplesmente instalei o Windows na última partição primária restante. Meu medo era do Windows criar uma partição extendida ou bagunçar as partições do Mint pra criar aquela partição de 300mb de espaço reservado do sistema, mas ele não criou.
Por fim eu recuperei o grub usando o tutorial postando em uma das respostas.
Obrigado a todos que responderam. Usei todas as respostas para verificar o que era mais viável e, de quebra, aprendi mais sobre partições.
Até a próxima.