Mudando resolução do monitor para uma que não apareça nas opções

2

Comentários

  • editado janeiro 2018
    o meu da erro na terceira parte,

    xrandr --newmode "1368x768_60.00" 85.25 1368 1440 1576 1784 768 771 781 798 -hsync +vsync
    X Error of failed request: BadName (named color or font does not exist)
    Major opcode of failed request: 140 (RANDR)
    Minor opcode of failed request: 16 (RRCreateMode)
    Serial number of failed request: 28
    Current serial number in output stream: 28
    EDIT1: eu ignorei alguns passos, e criou a resolução que eu queria, mas ao reiniciar ele volta pra 1024x768, como faço pra ele manter padrão? essa é a resolução que eu quero, mais quando reinicia volta pro 1024x768
    EDIT2: vi o edit e as msg do creto e consegui resolver.
  • editado agosto 2019
    Olá!

    Meu monitor aceita no máximo a resolução de 1024x600 e eu precisava da 1024x768, então criei 3 arquivos texto (devidamente habilitados para executar - via terminal ou não).
    • - normal, para voltar à resolução normal do monitor.
    • - squashed, com resolução virtual maior, achatada para caber na resolução real do monitor
    • - panned com a resolução virtual maior sobrando na tela (quando o mouse chega na borda, a tela rola)
    Conteúdo de cada arquivo:
    nomal display:
    xrandr --output LVDS1 --mode 1024x600 --panning 1024x600 --scale 1.0x1.0

    squashed display:
    xrandr --output LVDS1 --mode 1024x600 --panning 1024x768 --scale 1.0x1.28

    panned display
    xrandr --output LVDS1 --mode 1024x600 --panning 1024x768 --scale 1.0x1.0

    Adaptem conforme a necessidade.

    Com informações das páginas:
  • Cartão SD não esta sendo reconhecido no Mint 19.
  • Sou usuário novato do Mint. Após testá-lo no pen-drive, instalei o sistema. Entretanto, embora meu notebook suporte resolução de vídeo de 1280x800, após instalação a única resolução exibida é 640x480. Interessante é que no pen-drive esse problema inexistia. Por favor, quem pode me ajudar a resolver o problema?
  • Olá Alquintela. Quando utilizo o comando "xrandr" para iniciar a correção do problema de resolução do monitor do meu notebook, que suporta resolução de 1280x600, mas está escravizado na resolução 640x480, aparece a seguinte mensagem de erro:

    "xrandr: Failed to get size of gamma for output default
    Screen 0: minimum 640 x 480, current 640 x 480, maximum 640 x 480
    default connected primary 640x480+0+0 0mm x 0mm
    640x480 73.0*"

    Logo, não consigo dar os próximos passos sugeridos. Como Resolver? Desde logo agradeço.
  • Olá a todos,

    Pedido para transportar a excelente contribuição do Alquintela para o Fórum do BigLinux onde há uma recorrente crise nesse sentido.

    Pessoal eu voltei das cinzas, tão logo resolva umas quizilas aqui estarei enchendo por aqui também, não podemos abandonar a sala de aula primária

    T+
  • kreto disse:

    Olá a todos,

    Pedido para transportar a excelente contribuição do Alquintela para o Fórum do BigLinux onde há uma recorrente crise nesse sentido.

    Pessoal eu voltei das cinzas, tão logo resolva umas quizilas aqui estarei enchendo por aqui também, não podemos abandonar a sala de aula primária

    T+

    Pode compartilhar a informação por lá sem problemas , Creto, afinal, esse é "ethos" da comunidade existente em torno do pinguim, o compartilhamento do conhecimento.

    E mande uma abraço para o pessoal do BigLinux.


  • Olá velho amigo!
    hugoleal85 disse:


    Pode compartilhar a informação por lá sem problemas , Creto, afinal, esse é "ethos" da comunidade existente em torno do pinguim, o compartilhamento do conhecimento.

    E mande uma abraço para o pessoal do BigLinux.


    Obrigado e por conta da recorrência do problema com monitores lá e sabe como é o pessoal pensa que tem que ser pelos aplicativos GUI de configurações, como nos Ws da vida.

    Passei quase 4 anos sem ter nenhum contato com todos os amigos e salas de aulas aqui deixadas, mas é curioso como muita gente ainda pensa que Linux é uma imitação do W, mas..., tem que ficar no mas.

    Valeu pessoal, lembrando o Creto ainda vive por ai, mesmo sem usar o Mint, mas por ai.

    T+
  • E como faz pra gravar a configuração?
    No xrandr toda vez que reinicio volta como a resolução que estava, não grava
  • Salve as 3 linhas de comandos em um arquivo texto
    Dê permissão de execução chmod +x arquivo
    Adicione o script no aplicativo de sessão, na parte comando é só navegar e escolher o arquivo

    Deixe marcado para iniciar com a sessão, assim na próxima inicialização já aplicará a resolução

    É bem provável que ele inicie muito antes do que deveria, então uso o comando sleep, indicando quantos segundos ele vai esperar para mudar a resolução, então vc vai mudando os segundos até a inicialização ficar boa, abaixo o exemplo do arquivo que citei.

    sleep 2
    xrandr --newmode 1600x900_60.00 118.25 1600 1696 1856 2112 900 903 908 934 -hsync +vsync
    xrandr --addmode VGA-1 1600x900_60.00
    xrandr --output VGA-1 --mode 1600x900_60.00
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.