Placas de vídeo da AMD vão ganhar driver de código aberto para Linux

editado dezembro 2014 em Café com Menta
[img width=300]http://benchmarkhardware.com/media/k2/items/cache/9c7b7c71a747fa9e84417fb5c183ea77_XL.jpg[/img]

AMD acaba de anunciar uma novidade que pode fazer com que os fãs do Linux olhem para ela com muito mais carinho. Depois de um bom tempo de expectativas e drivers independentes sendo utilizados para o controle das placas gráficas no sistema operacional aberto, a fabricante finalmente está colocando no mercado drivers de controle dos chips de vídeo especialmente produzidos para o Linux. Estamos falando do novo driver que está sendo chamado de AMDGPU.

Não se sabe se os drivers para Linux serão os mesmos disponibilizados para o Windows (Catalyst). Isso acontece porque estes novos arquivos possuem o código aberto para desenvolvedores modificarem como quiserem e o Catalyst de controle no Windows são totalmente fechados. Vale dizer que os testes estão sendo realizados com placas da próxima geração e isso pode significar que o AMDGPU não terá suporte aos chips mais antigos.

[url=http://www.tecmundo.com.br/amd/64231-placas-video-amd-ganhar-driver-codigo-aberto-linux.htm]Fonte[/url]

Comentários

  • editado dezembro 2014
    Fantástica notícia.

    Essa é uma questão que sempre defendi, haja vista ambos os lados, comunidade e empresa saírem ganhando. Os drivers abertos da AMD já são muito bons, perdendo em desempenho e confiabilidade apenas para os drivers abertos da Intel, mais agora tendem a ficar ainda melhores.

    A empresa ganhará obtendo ajuda com a utilização do conhecimento dos devs da comunidade, já a comunidade obterá drivers melhores e mais adaptados a plataforma livre.

    E sem falar na troca de conhecimentos que também enriquece ambos os lados. Show de bola!

    Espero que isso abra os olhos de outras grandes companhias, fazendo com que muito mais empresas (Nvidia, Realtek, Sis, Epson, e outras) sigam este exemplo.

    Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.