Problema na instalação de pacotes .tar.gz e .tar.bz2
Olá galera do fórum Linux Mint. Eu tenho um problema com os pacotes descritos no título do tópico. Simplesmente não consigo instalar de forma alguma! Procurei tutoriais e vi um no [url=http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-pacotes-.tar.gz-e-.tar.bz2/]Viva o Linux[/url], muito promissor por sinal, mas não consegui fazer funcionar aqui. Quando eu executo o ./configure, até aí tudo bem, ele roda direitinho. Depois, quando executo o "make", ele acusa esse erro:
[quote]make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.[/quote]
Quando executo o "make install" ele acusa esse:
[quote]make: *** Sem regra para processar o alvo `install'. Pare.[/quote]
Alguém sabe como eu poderia resolver? E/ou falar o que eu estou fazendo de errado? Porque tá complicado...
Um outro pequeno problema é quanto aos temas: Instalo diversos temas e alguns deles acusam o seguinte:
[quote]Este tema não vai aparecer como pretendido porque o motor de tema GTK+ "clearlooks" não está instalado.[/quote]
O problema é o arquivo que eu baixei com o clearlooks está em tar.gz. Quando eu procurei pelo GNOME-Art, ele não instalou e eu penso que esse motor só pode ser usado quando você utiliza recursos gráficos do sistema, mas não sei ao certo.
Bom, esses são meus problemas. Espero que, se esses forem problemas de mais alguma pessoa, que possam ser respondidos. Boa noite e obrigado. :)
[quote]make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.[/quote]
Quando executo o "make install" ele acusa esse:
[quote]make: *** Sem regra para processar o alvo `install'. Pare.[/quote]
Alguém sabe como eu poderia resolver? E/ou falar o que eu estou fazendo de errado? Porque tá complicado...
Um outro pequeno problema é quanto aos temas: Instalo diversos temas e alguns deles acusam o seguinte:
[quote]Este tema não vai aparecer como pretendido porque o motor de tema GTK+ "clearlooks" não está instalado.[/quote]
O problema é o arquivo que eu baixei com o clearlooks está em tar.gz. Quando eu procurei pelo GNOME-Art, ele não instalou e eu penso que esse motor só pode ser usado quando você utiliza recursos gráficos do sistema, mas não sei ao certo.
Bom, esses são meus problemas. Espero que, se esses forem problemas de mais alguma pessoa, que possam ser respondidos. Boa noite e obrigado. :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Te deixo aqui um mini manual para trabalhar com esses pacotes que garimpei na net e utilizo sempre.
[b]Para descompactar esses arquivos existem alguns comandos:[/b]
zip:
gunzip nomedoarquivo.zip
rar:
unrar x nomedoarquivo.rar
tar:
tar -xvf nomedoarquivo.tar
tar.gz:
tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz
bz2:
bunzip nomedoarquivo.bz2
tar.bz2:
tar -jxvf nomedoarquivo.tar.bz2
[b]Despois de descompactados tu tens que converte-los para .deb, precisa instalar o Alien pelo gerenciador de pacotes Synaptic, é um conversor de pacotes.[/b]
[u]Detalhe: coloca os pacotes que tu queres trabalhar na pasta root.[/u], do contrário ele vai ficar te dizendo que não encontrou o pacote e trabalhe sempre logado como root.
Os formatos suportados pelo alien são: RPM (Red Hat), DEB (Debian), TGZ (Slackware), PKG (Solaris) e SLP (Stampede Linux).
Não é recomendável que você tente converter pacotes do sistema, como init, libc ou outros pacotes de tamanha importância.
Programas necessários:
Para se converter um pacote para RPM, o próprio rpm deve estar instalado, ou seja, se você usa a distro Red Hat ou outra baseada nela ou que use este formato de pacotes com certeza você o terá instalado!
[b]Para se converter um pacote para DEB, os seguintes pacotes devem estar instalados: gcc, make, debmake, dpkg-dev e dpkg, seguindo os moldes do exemplo acima. [/b]
Para se converter um pacote para SLP, o pacote lsb deve estar instalado.
Para se converter um pacote para PKG, os pacotes Solaris pkginfo e pkgtrans devem estar instalados.
E para se converter um pacote para tgz não é necessário nenhum pacote adicional instalado!
OBS: O alien somente converte pacotes binários, ele não converte pacotes source nem SRPMS.
Então vamos para as conversões.
Para que você possa converter os pacotes é necessário estar logado como root. A sintaxe utilizada no alien é a seguinte:
alien tipo_de_pacote opções arquivo
Onde:
tipo_de_pacote é para qual formato vamos converter;
Os tipos de pacotes são:
-d, --to-deb
Converte para o formato deb.
-r, --to-rpm
Converte para o formato rpm.
-t, --to-tgz
Converte para o formato tgz.
--to-slp
Converte para o formato slp.
-p, --to-pkg
Converte para o formato pkg.
As opções possíveis são:
-i, --install
Automaticamente instala o pacote convertido e remove o pacote usado para a conversão.
--description=desc
Especifica a descrição do pacote. Somente tem efeito se estiver convertendo de um pacote tgz.
--version=version
Especifica a versão do pacote. Somente tem efeito se estiver convertendo de um pacote tgz.
-k, --keep-version
Por padrão, o alien modifica a versão do pacote convertido. Se esta opção for colocada ele manterá a versão do pacote.
-v, --verbose
Mostrará cada comando que o alien está executando na conversão do pacote especificado
Aqui vai uma série de exemplos usados na conversão de pacotes:
# alien --to-deb pacote.rpm
Converte o pacote.rpm para pacote.deb.
# alien --to-rpm package.deb
Converte o pacote.deb para pacote.rpm.
# alien -i pacote.rpm
Converte o pacote.rpm para pacote.deb (se nenhum tipo de pacote for especificado, o alien converte por padrão, para o formate deb) e instala o pacote convertido.
# alien --to-deb --to-tgz --to-slp kopete.deb amsn.rpm licq.tgz
Criará 9 novos pacotes. Quando o processo terminar, nós teremos os pacotes kopete, amsn e licq nos formatos deb, tgz e slp.
Para maiores informações sobre o alien, consulte o manual dele com o comando:
$ man alien
>>>>>>>>é isso...espero que te ajude.
Abraços
normalmente isso já vai gerar o 'Makefile', aí é só usar o comando 'sudo make', e depois 'sudo make install'.
para ter certeza de qual é o comando pro 'make install' vale a pena dar uma olhada no código do Makefile com 'cat Makefile', provavelmente terá um lugar do tipo 'install: '
ou 'INSTALL: '.