[Resolvido] - Mint... qual sabor usar?

neofitoneofito neofito
editado dezembro 2014 em Ambientes de Trabalho
Srs. tenho um notebook posiivo (Unique 60) , proc. atom 425D , 160 gb HD, memoria alterei de 1 para 4 gb, 1.8 ghtz que veio com S.O. Win. Vista instalado; Formatei e vinha usando o Mint Mate 32 bits , porém as novas versões não estam rodando legal.
Pergundo , qual mint usar que seja + leve e rode melhor nesse tipo de note , ou outro linux derivado do Ubuntu que com meu pouco conhecimento saio relativamente bem.
Grato por informação!!

Comentários

  • editado dezembro 2014
    Eu usaria o LM17 Xfce 32bits, o qual tem se mostrado bem interessante em netbooks como o que utilizo aqui. Outra opção é o [url=http://lubuntu.net/][b]Lubuntu[/b][/url], derivado do Ubuntu que utiliza o Lxde como ambiente gráfico padrão.

    Há pessoas que afirmam que o Lubuntu é meio complicado, mas eu não senti dificuldades em usá-lo, pois ele utiliza os mesmos ou semelhantes aplicativos de ajustes do sistema utilizado no Ubuntu. Outra questão é a necessidade de instalar posteriormente os codecs proprietários de mídia, algo que se resolve facilmente pelo Synaptic, pela Central de Aplicativos ou pelo terminal mesmo.

    Abraço e Feliz Natal!

    Abraço!
  • editado dezembro 2014
    Sinceramente não conheço nenhum caso de CPU Intel 64-bit razoavelmente recente cujo desempenho piorou ou se tornou instável após ser utilizada uma versão 64-bit do Linux no PC. Não à tôa, a própria [url=http://ubuntu-br.org/]Canonical[/url] passou a recomendar por padrão a versão 64-bit da distro.

    Em todos os casos que pude verificar "in loco" (além de todos os benchmarks de desempenho que tenho lido na web) a arquitetura 64-bit entrega um desempenho tão estável quanto a 32-bit, com a vantagem de possuir um desempenho superior em certas tarefas(como por exemplo, codificação de vídeo, renderização gráfica, etc.) e no mínimo igual nas demais.

    O único porém que vi relatado quanto a arquitetura 64-bit é um consumo um pouco maior de memória ram, daí o porquê de não recomendá-la em sistemas com 2 GB ou menos de ram. Essa é a recomendação padrão na grande maioria dos sites especializados (como o Phoronix e similares).

    Ainda assim, acredito que todas as observações e informações prestadas pelos demais colegas são válidas e devem ser levadas em conta. Desta forma, acredito que vale a recomendação de experimentar as duas versões (32-bit e 64-bit) e ver com qual delas o sistema se comporta melhor.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.